O ensino inclusivo na escola pública: estratégias pedagógico-curriculares em narrativas (auto)biográficas de professores
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13357Keywords:
Ensino Inclusivo, Educação Especial, Escola PúblicaAbstract
Este estudo aborda o ensino inclusivo na escola pública e tem como objetivo central identificar quais estratégias pedagógico-curriculares a escola pública promove para o ensino inclusivo de alunos com deficiência. A pesquisa utiliza como referência narrativas (auto)biográficas de quatro docentes de duas escolas (uma municipal e outra estadual) no município de Caraúbas – RN. Em termos metodológicos, o estudo fez uso da abordagem qualitativa e do método (auto)biográfico em educação. Como técnica de produção de dados, recorreu-se a entrevista reflexiva. Como conclusão, demarca-se que como estratégia pedagógico-curricular principal promovida nas escolas que visa a inclusão está o trabalho conjunto entre o profissional do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o professor da sala de aula regular. A partir disso, são construídos materiais didáticos e metodologias específicas para os conteúdos curriculares que exigem maior esforço de compreensão.
Downloads
References
BRASIL. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 2, de 11 de setembro de 2001. Instituiu Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, 2001.
BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 4, de 02 de outubro de 2009. Instituiu Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, 2009.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015.
COSTA, K. R. S. A Entrevista Reflexiva a partir do Registro de Observação: possibilidades na formação continuada de professores. 165f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia – MG, 2007.
FERREIRA, J. R.; BUENO, J. G. S. Os 20 anos do GT Educação Especial – Gênese, trajetória e consolidação. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.17, p.143-170, maio-ago., 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1996.
GOMES, N. L. Diversidade e Currículo. In: JANETE, B.; SANDRA, D. P.; ARICÉLIA, R. N. (Org.). Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. p.17- 47.
LAPLANE, A. L. F. de. Condições para o ingresso e permanência de alunos com deficiência na escola. Cadernos Cedes, v. 34, p. 191-205, 2014.
LEITE, L. P.; MARTINS, S. E. S. O. Fundamentos e estratégias pedagógicas inclusivas: respostas às diferenças na escola. São Paulo: Cultura Acadêmica, Marília: Oficina Universitária, 2012.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar – O que é? Por quê? Como fazer? 6. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2015.
MARIUSSI, M. I.; GISI, M. L.; EYNG, A. M. A Escola como Espaço para Efetivação dos Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 22, p. 443-454, 2016.
MEDEIROS, E. A. de. Formação Interdisciplinar de Professores: estudo pedagógico-curricular sobre a Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 661f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019.
MEDEIROS, E. A. de; AGUIAR, A. L. O. O método (auto) biográfico e de histórias de vida: reflexões teórico-metodológicas a partir da pesquisa em educação. Revista Tempos e Espaços em Educação, Sergipe, v. 11, n. 27, p. 149-166, out./dez. 2018.
MEDEIROS, E. A. de; FORTUNATO, I.; ARAÚJO, O. H. A. A escola na atualidade – ensaio a partir de Paulo Freire e Alexander Neill. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 29, n. Contínua, p. e052, 2022.
MOUTINHO, K.; CONTI, L. Análise narrativa, construção de sentidos e identidade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 32, n. 2, p. 1 – 8, abr./jun., 2016.
SACRISTÁN, J. G. O que significa o currículo? In: SACRISTÁN, J. G. (Org.). Saberes e Incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 16 - 35.
SERTORIO, S. M.; SOFIATO, C. G. Espaços de memória e pessoas com deficiência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e11417, 2023.
SOUZA, S. T. B. de; PEREIRA, A. S. M.; VENÂNCIO, L. Alunos(as) com necessidades educacionais especiais na Educação Física Escolar: relatos de experiências de um professor-pesquisador. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48178, 2022.
THESING, M. L. C.; COSTAS, F. A. T. As proposições de uma escola inclusiva na concepção de professores de educação especial: algumas problematizações. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, p. 277-293, 2018.
VAZ, K.; GARCIA, R. M. C. O Professor de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: reflexões acerca da articulação entre o modelo de professor e o projeto de escola. Anais... Reunião Cientifica Regional da ANEPD, UFPR, Curitiba - Paraná, p. 1-15, 24 jul. 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Larissa Mirelle de Souza Paiva, Emerson Augusto de Medeiros, Simone Maria da Rocha (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.