Práticas docentes de educação de jovens e adultos: as licenciaturas da Universidade Estadual do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13350Palabras clave:
Formação Docente, Cursos de Licenciatura. , Educação de Jovens e Adultos.Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar os conhecimentos sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a dimensão da formação inicial para lecionar nessa área de formação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, que tem como material de análise as estruturas curriculares, os programas e os planos de ensino de disciplinas dos cursos de licenciatura da UEMA. No processo de análise, com exceção ao curso de Pedagogia, observa-se que as demais licenciaturas não possuem componentes curriculares específicos voltados para a EJA. Esta modalidade exige da escola e do professor uma reconfiguração de suas práticas, portanto, a formação inicial docente é compreendida como fundamental para atender às especificidades escolares dos estudantes da EJA, apontando para a necessidade de reestruturação dos currículos dos cursos de licenciatura pesquisados.
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