Práticas docentes de educação de jovens e adultos: as licenciaturas da Universidade Estadual do Maranhão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13350

Palabras clave:

Formação Docente, Cursos de Licenciatura. , Educação de Jovens e Adultos.

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar os conhecimentos sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a dimensão da formação inicial para lecionar nessa área de formação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, que tem como material de análise as estruturas curriculares, os programas e os planos de ensino de disciplinas dos cursos de licenciatura da UEMA. No processo de análise, com exceção ao curso de Pedagogia, observa-se que as demais licenciaturas não possuem componentes curriculares específicos voltados para a EJA. Esta modalidade exige da escola e do professor uma reconfiguração de suas práticas, portanto, a formação inicial docente é compreendida como fundamental para atender às especificidades escolares dos estudantes da EJA, apontando para a necessidade de reestruturação dos currículos dos cursos de licenciatura pesquisados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diego Rodrigo Pereira, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Educação pelo programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão. Professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual do Maranhão.

Alexandre Viana Verde, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Educação pelo programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão. Professor da Educação Básica. Membro do grupo de pesquisa: Políticas, Gestão Educacional e Formação Humana.

Francisca das Chagas Silva Lima, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Programa de Pós Graduação/Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Citas

ARROYO, Miguel González. Educação de Jovens Adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica Editora 2011.

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB n.º 1, de 5 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: Ministério da Educação, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=158811-rceb001-00&category_slug=setembro-2020-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 18 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB n.º 3, de 15 de junho de 2010. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, 2010a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5642-rceb003-10&category_slug=junho-2010-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 18 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB n.º 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2010b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5916-rceb004-10&category_slug=julho-2010-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 18 jun. 2023.

BRASIL. Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 26 jun. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n.º 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: Ministério da Educação, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=136731-rcp002-15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 20 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n.º 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 19 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n.º 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=164841-rcp001-20&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 19 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB n.º 1, de 28 de maio de 2021. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de Jovens e Adultos a Distância. Brasília: Ministério da Educação, 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=191091-rceb001-21&category_slug=junho-2021-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 18 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB n.º 7/2022, aprovado em 9 de novembro de 2022. Revisão e atualização das normas, tendo em vista a aprovação do Novo Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2022. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=245461-pceb007-22&category_slug=novembro-2022-pdf-1&Itemid=30192 Acesso em: 20 jun. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n.º 4/2024, aprovado em 29 de maio de 2024. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura). Brasília: Ministério da Educação, 2024. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-4-de-29-de-maio-de-2024-563084558 Acesso em: 9 jun. 2024.

BRUNEL, Carmen. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, 2008.

CARVALHO, Carolina Coimbra de. A juvenilização na EJA: significado e implicações do processo de escolarização de jovens. São Luís: Editora IFMA, 2019.

DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sociocultural. In: DAYRELL, Juarez (org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

DI PIERRO, Maria Clara. A Educação de Jovens e Adultos no Plano Nacional de Educação: avaliação, desafios e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 112, p. 939-959, jul./set. 2010.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

FREITAS, Joana Lúcia Alexandre de; MANCINI, Karina Carvalho. Breve história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil até os dias atuais. Vitória: EDUFES, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª Edição. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2008.

GIOVANETTI, Maria Amélia Gomes de Castro. A formação de professores de EJA: o legado da educação popular. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia Gomes de Castro; GOMES, Nilma Lino. Diálogos na educação de jovens e adultos. 4. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p. 108-130, jul. 2000. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200007&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 20 jun. 2023.

MARANHÃO. Universidade Estadual do Maranhão. Resolução n.º 1264/2017 – CEPE/UEMA. Cria e aprova as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão. Maranhão: Universidade Estadual do Maranhão, 2017. Disponível em: https://www.prog.uema.br/coordenacao-tecnico-pedagogica-ctp/#:~:text=Email%3A%20ctp%40prog.uema,cursos%20de%20gradua%C3%A7%C3%A3o%20da%20UEMA Acesso em: 25 fev. 2024.

PEREIRA, Diego Rodrigo; LIMA, Francisca das Chagas Silva. FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: aspectos legais e implementação de ações direcionadas aos professores da educação básica. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. 3, p. 113–126, 2017. DOI: 10.18764/2178-2229.v24n3p113-126. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8029 Acesso em: 20 jun. 2023.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1995.

RIOS, Clara Maria Almeida. A educação de jovens e adultos no contexto contemporâneo da formação continuada de professores e das tecnologias da informação e comunicação. Salvador: EDUNEB, 2011.

SILVA, Ideana da Mata; CRUZ, Angelina Costa. A importância da formação tecnológica do professor da educação de jovens, adultos e idosos (EJAI). In: Saberes, memórias e experiências em EJAI. São Luís: EDUEMA, 2022.

SILVA, Jadson Luís da. Abandono e evasão escolar no Ensino Médio da rede pública de Santa Catarina: uma proposta de Tecnologia Social de Acompanhamento. São Paulo: Editora Dialética, 2023.

SERRA, Deuzimar Costa. SANTOS, Heloísa Cardoso Varão. SILVA, Terezinha de Jesus Amaral da. Saberes, memórias e experiências em EJAI. São Luís: EDUEMA, 2022.

VENTURA, Jaqueline. A EJA E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NAS LICENCIATURAS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 21, n. 37, p. 71-82, 2012. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/458 Acesso em: 20 jun. 2023.

VIEIRA, Dalmon da Silva. A formação inicial e continuada de professores para a EJA no Brasil: uma revisão de literatura. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 35, 20 de setembro de 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/35/a-formacao-inicial-e-continuada-de-professores-para-a-eja-no-brasil-uma-revisao-de-literatura Acesso em: 20 jun. 2023.

Publicado

2024-08-08

Cómo citar

PEREIRA, D. R.; VERDE, A. V.; LIMA, F. das C. S. Práticas docentes de educação de jovens e adultos: as licenciaturas da Universidade Estadual do Maranhão. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e13350, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13350. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13350. Acesso em: 3 dic. 2024.