Práticas docentes de educação de jovens e adultos: as licenciaturas da Universidade Estadual do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13350Keywords:
Youth and Adult Education, Teacher Training, Degree Courses.Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar os conhecimentos sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a dimensão da formação inicial para lecionar nessa área de formação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, que tem como material de análise as estruturas curriculares, os programas e os planos de ensino de disciplinas dos cursos de licenciatura da UEMA. No processo de análise, com exceção ao curso de Pedagogia, observa-se que as demais licenciaturas não possuem componentes curriculares específicos voltados para a EJA. Esta modalidade exige da escola e do professor uma reconfiguração de suas práticas, portanto, a formação inicial docente é compreendida como fundamental para atender às especificidades escolares dos estudantes da EJA, apontando para a necessidade de reestruturação dos currículos dos cursos de licenciatura pesquisados.
Downloads
References
ARROYO, Miguel González. Educação de Jovens Adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica Editora 2011.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB n.º 1, de 5 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: Ministério da Educação, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=158811-rceb001-00&category_slug=setembro-2020-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 18 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB n.º 3, de 15 de junho de 2010. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, 2010a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5642-rceb003-10&category_slug=junho-2010-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 18 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB n.º 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2010b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5916-rceb004-10&category_slug=julho-2010-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 18 jun. 2023.
BRASIL. Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 26 jun. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n.º 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: Ministério da Educação, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=136731-rcp002-15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 20 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n.º 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 19 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n.º 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=164841-rcp001-20&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 19 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB n.º 1, de 28 de maio de 2021. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de Jovens e Adultos a Distância. Brasília: Ministério da Educação, 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=191091-rceb001-21&category_slug=junho-2021-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 18 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB n.º 7/2022, aprovado em 9 de novembro de 2022. Revisão e atualização das normas, tendo em vista a aprovação do Novo Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2022. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=245461-pceb007-22&category_slug=novembro-2022-pdf-1&Itemid=30192 Acesso em: 20 jun. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n.º 4/2024, aprovado em 29 de maio de 2024. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura). Brasília: Ministério da Educação, 2024. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-4-de-29-de-maio-de-2024-563084558 Acesso em: 9 jun. 2024.
BRUNEL, Carmen. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, 2008.
CARVALHO, Carolina Coimbra de. A juvenilização na EJA: significado e implicações do processo de escolarização de jovens. São Luís: Editora IFMA, 2019.
DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sociocultural. In: DAYRELL, Juarez (org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
DI PIERRO, Maria Clara. A Educação de Jovens e Adultos no Plano Nacional de Educação: avaliação, desafios e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 112, p. 939-959, jul./set. 2010.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
FREITAS, Joana Lúcia Alexandre de; MANCINI, Karina Carvalho. Breve história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil até os dias atuais. Vitória: EDUFES, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª Edição. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2008.
GIOVANETTI, Maria Amélia Gomes de Castro. A formação de professores de EJA: o legado da educação popular. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia Gomes de Castro; GOMES, Nilma Lino. Diálogos na educação de jovens e adultos. 4. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p. 108-130, jul. 2000. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200007&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 20 jun. 2023.
MARANHÃO. Universidade Estadual do Maranhão. Resolução n.º 1264/2017 – CEPE/UEMA. Cria e aprova as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão. Maranhão: Universidade Estadual do Maranhão, 2017. Disponível em: https://www.prog.uema.br/coordenacao-tecnico-pedagogica-ctp/#:~:text=Email%3A%20ctp%40prog.uema,cursos%20de%20gradua%C3%A7%C3%A3o%20da%20UEMA Acesso em: 25 fev. 2024.
PEREIRA, Diego Rodrigo; LIMA, Francisca das Chagas Silva. FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: aspectos legais e implementação de ações direcionadas aos professores da educação básica. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. 3, p. 113–126, 2017. DOI: 10.18764/2178-2229.v24n3p113-126. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8029 Acesso em: 20 jun. 2023.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1995.
RIOS, Clara Maria Almeida. A educação de jovens e adultos no contexto contemporâneo da formação continuada de professores e das tecnologias da informação e comunicação. Salvador: EDUNEB, 2011.
SILVA, Ideana da Mata; CRUZ, Angelina Costa. A importância da formação tecnológica do professor da educação de jovens, adultos e idosos (EJAI). In: Saberes, memórias e experiências em EJAI. São Luís: EDUEMA, 2022.
SILVA, Jadson Luís da. Abandono e evasão escolar no Ensino Médio da rede pública de Santa Catarina: uma proposta de Tecnologia Social de Acompanhamento. São Paulo: Editora Dialética, 2023.
SERRA, Deuzimar Costa. SANTOS, Heloísa Cardoso Varão. SILVA, Terezinha de Jesus Amaral da. Saberes, memórias e experiências em EJAI. São Luís: EDUEMA, 2022.
VENTURA, Jaqueline. A EJA E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NAS LICENCIATURAS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 21, n. 37, p. 71-82, 2012. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/458 Acesso em: 20 jun. 2023.
VIEIRA, Dalmon da Silva. A formação inicial e continuada de professores para a EJA no Brasil: uma revisão de literatura. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 35, 20 de setembro de 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/35/a-formacao-inicial-e-continuada-de-professores-para-a-eja-no-brasil-uma-revisao-de-literatura Acesso em: 20 jun. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Diego Rodrigo Pereira, Alexandre Viana Verde, Francisca das Chagas Silva Lima (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.