A condição da disciplina de Filosofia com a Implementação do Novo Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13178Palabras clave:
Filosofia, Novo Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular, Educação Crítica, Currículo Base do Território CatarinenseResumen
O presente estudo buscou apresentar a condição da disciplina de Filosofia após a implementação do Novo Ensino Médio no Brasil. Com a efetivação da Lei 13.415/17, a educação brasileira passou por mudanças significativas. Neste cenário proposto pela nova legislação, a criação de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) complementou um ideal de educação que está presente em nosso país. Acreditamos que este ideal está dentro de uma lógica neoliberal que favorece os interesses do mercado e das instituições privadas que estão cada vez mais inseridas no contexto educacional. Nesse cenário de mudanças, algumas disciplinas, como a Filosofia, perderam espaço. Portanto, buscamos investigar a condição desta área do saber em meio as contradições e mudanças impostas por essa nova realidade. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. Acreditamos que as mudanças proporcionadas pela Lei 13.415/17 representam sérios retrocessos não somente para a Filosofia, mas para a educação em geral.
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