A condição da disciplina de Filosofia com a Implementação do Novo Ensino Médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13178

Palabras clave:

Filosofia, Novo Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular, Educação Crítica, Currículo Base do Território Catarinense

Resumen

O presente estudo buscou apresentar a condição da disciplina de Filosofia após a implementação do Novo Ensino Médio no Brasil. Com a efetivação da Lei 13.415/17, a educação brasileira passou por mudanças significativas. Neste cenário proposto pela nova legislação, a criação de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) complementou um ideal de educação que está presente em nosso país. Acreditamos que este ideal está dentro de uma lógica neoliberal que favorece os interesses do mercado e das instituições privadas que estão cada vez mais inseridas no contexto educacional. Nesse cenário de mudanças, algumas disciplinas, como a Filosofia, perderam espaço. Portanto, buscamos investigar a condição desta área do saber em meio as contradições e mudanças impostas por essa nova realidade. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. Acreditamos que as mudanças proporcionadas pela Lei 13.415/17 representam sérios retrocessos não somente para a Filosofia, mas para a educação em geral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gustavo Rodrigues Jordão, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Mestre em educação pelo ´PPGE da UNESC, na linha de educação e produção do conhecimento nos processos pedagógicos. Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Internacional Uninter e especialista em Educomunicação e Tecnologia por esta mesma universidade. Possui interesse nas áreas da educação, filosofia e ensino de filosofia e filosofia na idade média. 

Alex Sander da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1996) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande de Sul (2010). Pós-Doutorado PNPD/CAPES no PPGE/UNIMEP no núcleo de História e Filosofia da Educação (2014). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC.

Citas

ADORNO, Theodor. Educação após Auschwitz. In: ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. Trad. Wolfang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 119-138.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 24 jan. 2024.

CARMINATI, Celso João. O ensino de filosofia no segundo grau: do seu afastamento ao movimento pela sua reintrodução. (A Sociedade de Estudos e Atividades Filosóficos). Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina. 1997. Dissertação de Mestrado.

CECHINEL, André. MUELLER, Rafael Rodrigo. Formação espetacular!: educação em tempos de Base Nacional Comum Curricular / André Cechinel, Rafael Rodrigo Mueller. – Salvador: EDUFBA, 2022.

FERRETI, Celso João; SILVA, Monica Ribeiro da. Reforma do ensino médio no contexto da medida provisória Nº 746/2016: estado, currículo e disputas por hegemonia. In: Ensino médio: antigas e novas polêmicas. Campinas: CEDES, 2017. Educ. Soc. vol. 38 no. 139.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO Gaudêncio.; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (Org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 57-82.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Reforma do ensino médio representa uma regressão e uma traição aos jovens e ao país. [Entrevista concedida a] Instituto Humanitas UNISINOS, 2022. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/159-entrevistas/616742-reforma-do 116 ensino-medio-representa-uma-regressao-e-uma-traicao-aos-jovens-e-ao-pais-entrevista especial-com-gaudencio-frigotto. Acesso em: 24 jan. 2024.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação / Cipriano Carlos Luckesi. – São Paulo: Cortez, 1994. – (Coleção magistério 2º grau. Série formação do professor).

MOTTA, Vânia Cardoso da; FRIGOTTO, Gaudêncio. Por que a urgência da reforma do ensino médio? Medida provisória Nº 746/2016 (Lei 13.415/17). In: Ensino médio: antigas e novas polêmicas. Campinas: CEDES, 2017. Educ. Soc. vol. 38 no. 139.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo base do ensino médio do território catarinense. Florianópolis, 2020. Caderno 1 – Disposições gerais. Disponível em: https://www.cee.sc.gov.br/index.php/downloads/documentos-diversos/curriculo-base-do territorio-catarinense/2069-curriculo-base-do-territorio-catarinense-do-ensino-medio-caderno 1/file. Acesso em: 24 jan. 2024.

SAVIANI, Demerval. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Revista Movimento de Educação, ano 3, n. 4, 2016.

SILVA, Alex Sander da. Auto-Reflexão da Razão e o ensino de Filosofia: Diferentes Elementos. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina. 2005. Dissertação de Mestrado.

SILVA, Alex Sander da; SANTOS, Karoline Cipriano dos. Educação e resistência contra a ignorância e a barbárie: notas do pensamento crítico de Paulo Freire e Theodor Adorno. In: Biopolítica, barbárie e formação humana [recurso eletrônico] / Amarildo Luiz Trevisan, Elisete Medianeira Tomazetti, Noeli Dutra Rossatto (orgs.) – Santa Maria, RS: FACOS-UFSM, 2021. p. 91-98.

SILVA, Alex Sander da. Fetichismo, alienação e educação como mercadoria. In: Educação, trabalho e emancipação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul: EDUNISC, v. 19, n1, 2011. p. 123-139.

TORINO, Luciene Maria. Travessias filosóficas: um olhar interdisciplinar para a formação no Novo Ensino Médio: filosofia / Luciene Maria Torino. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2021.

ZANK, Debora Cristine Trindade; MALANCHEN, Julia. A Base Nacional Comum Currículo do ensino médio e o retorno da pedagogia das competências: uma análise baseada na pedagogia Histórico-crítica. IN: A pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular / Julia Malanchen, Neide da Silveira Duarte de Matos, Paulino José Orso, (org.). – Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2020. – (Coleção educação contemporânea).

Publicado

2024-11-21

Cómo citar

JORDÃO, G. R.; SILVA, A. S. da. A condição da disciplina de Filosofia com a Implementação do Novo Ensino Médio . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e13178, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13178. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13178. Acesso em: 24 nov. 2024.