A percepção de professoras experientes sobre o ensino de dança nas aulas de educação física
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13140Palabras clave:
Dança, Ensino, Formação Docente, Educação FísicaResumen
Objetivou-se identificar os aspectos pedagógicos sobre o ensino da dança nas escolas a partir da percepção de professoras experientes. Enquanto recurso metodológico, utilizou-se a aplicação de um questionário embasado na “escala Likert” com cinco pontos, visando especificar o nível de concordância de uma afirmação. Participaram deste estudo quatro professoras de educação física da rede municipal de Petrolina/PE, com experiência no ensino de dança. As participantes demonstraram que o ensino da dança não está estritamente relacionado a percepções unilaterais que envolvem a centralidade em uma abordagem ou teoria específica, mas possui uma multiplicidade de sentidos que considera a interlocução entre conhecimentos sobre o corpo, capacidades físicas, ludicidade, autoestima, valores, cultura e arte. A formação docente também se configura como um elemento precípuo para o desenvolvimento da dança na escola, em que os saberes experienciais propiciam dinâmicas metodológicas sensíveis ao gosto e interesse discente.
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