Indícios do Desenho Universal para Aprendizagem em uma Proposta Didática na Educação Matemática sobre Bullying
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12980Palabras clave:
Educação Matemática, Bullying, Sequência didática, Desenho Universal para AprendizagemResumen
Este artigo propõe uma sequência didática para abordar o tema do bullying nas aulas de Matemática. A sequência é composta por nove momentos, distribuídos em vinte aulas de cinquenta minutos cada. O objetivo é tornar as aulas críticas, dinâmicas e reflexivas, explorando conteúdos como números racionais, porcentagem, probabilidade, estatística e sua relação com o bullying no ambiente escolar. Além disso, o artigo destaca a importância de utilizar o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), buscando melhorar o processo de aprendizagem na Educação Matemática. Espera-se que esse trabalho auxilie e estimule professores a desenvolverem essa abordagem em suas aulas, proporcionando aos estudantes uma aprendizagem interessante, contextualizada e que lhes permita compreender o mundo ao seu redor.
Descargas
Citas
ALBERNAZ, Ana Cristina; SEIXAS, Sónia; MADEIRA, Maria Cristina. Memórias de bullying na trajetória escolar dos estudantes da licenciatura em biologia: caminhos investigativos para a educação social. Revista da UIIPS, v. 5, n. 3, p. 115-128, 2017. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/download/14529/10914/45070. Acesso em: 5 jul. 2023.
CAST, 2018. Center for Applied Special Technology. Until learning has no limits. Disponível em: http://www.cast.org/. Acesso em: 10 jun. 2023.
COTIA, Jainara dos Santos; MELO, Fábio Thomaz; CARVALHO, Sebastião Carlos dos Santos Carvalho. Bullying na educação física escolar: concepções, fatores, presença e estratégias de professores da educação básica. Revista Ciências & Ideias, v. 12, n. 1, p. 99–112, 2021. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/1424. Acesso em: 5 jul. 2023.
COELHO, José Ricardo Dolenga Coelho; GOÉS, Anderson Roges Teixeira. Geometria e Desenho Universal para Aprendizagem: uma revisão bibliográfica na Educação Matemática Inclusiva. Educação Matemática Debate, v. 5, n.11, p. 1-26, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.46551/emd.e202122. Acesso em: 10 jun. 2023.
GÓES, A. R. T.; COSTA, P. K. A. da. Do Desenho Universal ao Desenho Universal para Aprendizagem. In: GÓES, A. R. T.; COSTA, P. K. A. da. (org.). Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem: Fundamentos, Práticas e Propostas para Educação Inclusiva. 1. ed. Paraná: Curitiba, 2022. p. 25-33.
MARTINS, Maria José D. Envolver os estudantes na prevenção da indisciplina e do bullying na escola. Revista Aprender, n. 36, p. 39-47, 2015. Disponível em: http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/issue/view/39/39 . Acesso em: 5 jul. 2023.
SANTANA, Anderson Marcolino de; SANTOS, Márcia Walkirua da Silva. A educação estatística nas aulas de matemática como ferramenta de enfrentamento ao bullying. Revista Espaço Acadêmico, v. 22, n. 234, p. 124-132, 2022. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/62201/751375154086 . Acesso em: 5 jul. 2023.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 José Ricardo Dolenga Coelho, Diovana Bzunek, Anderson Roges Teixeira Góes, Tania Teresinha Bruns Zimer, Sérgio Camargo (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.