Bionarrativas e valores civilizatórios de matriz africana na educação em Joinville/SC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12889

Palabras clave:

Memória, Educação, Bionarrativas, Experiência de si.

Resumen

A oralidade é o meio pelo qual as comunidades de matriz africana transmitem conhecimentos, memórias, crenças e tradições de geração em geração. O registro de bionarrativas valoriza essas raízes e práticas milenares, muitas vezes ameaçadas de desaparecer. Incorporar essa prática na educação contribui com o diálogo e inclusão de diferentes matrizes no ensino formal e informal. Este estudo utiliza o referencial teórico da valorização da Bionas como instrumento de preservação cultural e inclusão social. A metodologia inclui estudo de caso e entrevistas semiestruturadas em uma comunidade de matriz africana em Joinville/SC, além da análise de documentos e políticas públicas locais. Os resultados mostram que a bionarrativa cultural retrata o diálogo entre a comunidade e a gestão pública, valorizando saberes, fazeres, celebrações e a importância do patrimônio florestal. Registrar e construir bionarrativas culturais pode promover diversidade e equidade nas políticas públicas, fortalecendo a identidade e autoestima da população negra em Joinville/SC.

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Biografía del autor/a

Denisia Martins Borba, Universidade da Região de Joinville

Doutora e Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE; Historiadora pela UFMG; Coordenadora do Comitê de Salvaguarda do Ilé Wopo Olojukan/BH/MG.

João Carlos Ferreira de Melo Júnior, Universidade da Região de Joinville/Univille

Prof. Dr. João Carlos Ferreira de Melo Jr. Laboratório de Morfologia e Ecologia Vegetal Laboratório de Anatomia da Madeira Departamento de Ciências Biológicas PPG Saúde e Meio Ambiente PPG Patrimônio Cultural e Sociedade Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE.

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Fonte Oral

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Publicado

2024-07-05

Cómo citar

BORBA, D. M.; MELO JÚNIOR, J. C. F. de. Bionarrativas e valores civilizatórios de matriz africana na educação em Joinville/SC. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e12889, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12889. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12889. Acesso em: 3 dic. 2024.