Formação Omnilateral: contribuições das áreas de matemática e ciências da natureza no ensino médio integrado
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12783Palabras clave:
Formação omnilateral, Ensino médio integrado, Práticas pedagógicasResumen
Este texto busca identificar e discutir contribuições de práticas pedagógicas desenvolvidas nas disciplinas de matemática e ciências da natureza para uma possível formação omnilateral dos estudantes no ensino médio integrado. Trata-se de uma revisão da literatura realizada em 4 bases de dados (Science Direct (Elsevier), Scopus, Scielo e Google Scholar) tendo como corte temporal o período de 2013 a 2023. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 26 artigos científicos que contribuíram para responder a seguinte pergunta de pesquisa: "Como as disciplinas de exatas contribuem para a formação omnilateral dos estudantes no ensino médio integrado?". Os resultados encontrados apontaram que a integração entre teoria e a prática é essencial para que haja uma possibilidade de formação omnilateral dos estudantes. Contudo, foi identificada uma lacuna nesse campo pesquisado, destacando-se a escassez de estudos que relacionem os referenciais teóricos do ensino das disciplinas de exatas com o conceito de formação omnilateral dos estudantes.
Descargas
Citas
ANDRADE, R. S.; VIANA, K. S. L. Atividades experimentais no ensino da química: distanciamentos e aproximações da avaliação de quarta geração. Ciência & Educação, Bauru – SP, v. 23, n. 2, p. 507-522, 2017.
BESSA, C. R. L. et al. Interdisciplinaridade no ensino médio integrado: considerações para uma formação omnilateral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 19, p. e9496-e9496, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9496. Acesso em: 25 jul. 2023.
BRASIL. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Brasília 23 de julho de 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm#art39. Acesso em: 15 de agosto de 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 06, de 20 de dezembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: CNE/CEB, 2012.
CARDOSO, L. M. L. et al. Práticas pedagógicas integradoras: o elo entre ensino médio integrado e a formação integral. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 8, p. e185822-e185822, 2022.
CAVALCANTI, K. M. P. H; QUEIROZ, G. R. P. C. Laboratório didático de química e o ensino médio integrado à educação profissional. Educação Química en Punto de Vista, Campinas – SP, v. 2, n. 2, 2018.
CIAVATTA, M. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 187-205, 2014.
CIAVATTA, M. Trabalho-Educação–uma unidade epistemológica, histórica e educacional. Revista Trabalho Necessário, v. 17, n. 32, p. 132-149, 2019.
COSTA, M. A.; COUTINHO, E. H. L. Metodologias ativas e currículo integrado: a travessia para as práticas pedagógicas motivadoras na educação profissional técnica de nível médio. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 45, p. 7-20, n. 3, set./dez. 2019.
FONTE, S. S. D. Formação no e para o trabalho. Educação profissional e tecnológica em revista, v. 2, n. 2, p. 6-19, 2018.
FRIGOTTO, G. Dimensões teórico-metodológicas da produção do conhecimento na educação profissional. MOURA, D. H. Educação profissional: Desafios teóricos-metodológicos e políticas públicas. Natal: IFRN, p. 23-50, 2016.
LIMA, J. F.; AMORIM T. V.; LUZ. P. C. S. Aulas práticas para o ensino de Biologia: contribuições e limitações no ensino médio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio. [S. l.], v. 11, n. 1, p. 36–54, 2018. DOI: 10.46667/renbio.v11i1.107
MACHADO, S. C.; RAMOS, I. J.; ORTEGA, L. S. Incorporação das TDIC nas práticas pedagógicas de professores de Ciências e Matemática da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 5, n. 3, p. 85-104, 2022.
MORAIS, C. M.; GITIRANA, V. A Matemática no Ensino Técnico Integrado ao Médio: um levantamento de condições para integração de recursos. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 36, n 72, p.411-430, abr. 2022.
OLIVEIRA, A. M. S. As redes sociais e a popularização do conhecimento científico: metodologia para o ensino de física. e-Mosaicos, RJ. v. 9, n. 21, p. 156-172, maio –agosto de 2020.
PIMENTEL, D. S.; SOUZA, A. C. F.; SÁ, L. C. Um perfil dos professores que compartilham experiências de educação matemática com estudantes da educação profissional e tecnológica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Boletim Cearense de Educação e História da Matemática – Volume 08, Número 24, 19 – 31, 2021.
RAMOS, M. História e política da Educação Profissional. Curitiba, PR: Instituto Federal do Paraná, 2014.
ROBERTO, J. P.; MARQUES, W. O dualismo do ensino brasileiro no Ensino Médio integrado. Revista Triângulo, v. 11, n. 1, p. 20-32, 2018.
SÁ, L. C.; JORDANE, A.; GIRALDO, V. A. O Trabalho como Princípio Educativo em Atividades de Matemática na Educação Profissional e Tecnológica. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 36, n. 72, p. 193-213, Rio Claro (SP), abr. 2022.
SANTOS, F. A. A. et al. Práticas pedagógicas integradoras no ensino médio integrado. Holos, v. 6, p. 185-199, 2018. SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Belo Horizonte, v.12, n. 34, p. 152–166, 2007.
SANTOS, F. P.; NUNES, C. M. F.; VIANA, M. C. V. A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 31, p. 517-536, 2017.
SILVA, D. M; ARAÚJO, F. O.; FERREIRA, R. G. Interdisciplinaridade: reflexões sobre práticas pedagógicas no ensino médio integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal – Rio Grande do Norte, v. 1, n. 18, p. e8814-e8814, 2020.
SILVA, E. A. et al. Ensino médio integrado: avanços, desafios e perspectivas. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, v. 7, n. 2, p. 71-81, Guarulhos, agosto 2019.
SILVA, E. S.; OLIVEIRA, A. T. C. C. O Ensino Médio Integrado sob diferentes perspectivas para o Ensino de Matemática. Zetetike, Campinas, SP, v.26, n.2, mai./ago.2018, p.423-438.
SIMONINI, L.; CITOLIN, C. B. O ensinar e aprender matemática no contexto do ensino médio integrado: práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas. REMAT, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 5, n. 1, p. 58-72, janeiro de 2019.
SOUSA, J. R.; MACIEL, E. M. Planejamento de Práticas Pedagógicas Integradoras Para a Educação Profissional e Tecnológica. Educação em Revista | Belo Horizonte |v.39, 28 abr. 2023.
SOUZA, E. D.; BENITES, L. C. Ensino médio integrado: em busca da utopia da formação integrada. Revista Labor, V. 1, N. 25, Fortaleza – CE, 2021.
VIEIRA, A. M. D. P.; JÚNIOR, A. S. A educação profissional no Brasil. Revista Interacções, v. 12, n. 40, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Edmar Ferreira Gomes, Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso, Marcos de Moraes Sousa (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.