Cultura de paz: uma experiência na Educação Básica no nordeste paraense
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12625Palabras clave:
Reeducação, Relações interpessoais, Cultura de paz.Resumen
Com a finalidade da propagação de ideias e valores que sustentam as relações humanas, sob influência da realidade do contexto pós-pandêmico permeado de conflitos, indagou-se: que ações podem refletir positivamente nas relações interpessoais no ambiente escolar? A proposta objetivou promover uma aproximação mais harmônica entre professores, estudantes e direção escolar em um contexto escolar de violência e de conflitos pessoais presentes em instituições de ensino de alguns municípios do nordeste paraense. Trata-se de uma pesquisa explicativa, de natureza qualitativa, desenvolvida por meio de palestras e dinâmicas sobre temáticas reflexivas a respeito de divergências ocorridas no dia a dia escolar, tomando como base López (2007), Reeve (2019), Diskin e Roizman (2021), dentre outros, que conduzem a reflexão sobre o tema. Para a coleta de informações utilizou-se vídeos, slides, dinâmicas, músicas e relatos. Como reflexo das ações, destacaram-se o autorreconhecimento, mudança de atitude, aceitação das diferenças, diálogo e melhorias na convivência.
Descargas
Citas
DELORS, Jacques [et al.]. Educação um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. UNESCO/MEC: CORTEZ, 1998.
DISKIN, Lia; ROIZMAN, Laura Gorresio. Paz, como se faz? Semeando a cultura de paz nas escolas. 4ª ed. São Paulo: Palas Athena; Brasília: UNESCO, 2021.
FAZENDA, Ivani (Org.). O Que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura)
GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil/Izabel Galvão. - Petrópolis, RJ; Vozes, 1995.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. Tradução Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
HILL, Napoleão. As regras de ouro: Os textos perdidos – 1ª Ed., Citadel, 2021.
LÓPES, Félix. Problemas afetivos e de conduta na sala de aula. In: COLL, César ... [et al.]. Desenvolvimento psicológico e educação [recurso eletrônico]. Tradução Fátima Murad. 2ª ed. – Dados eletrônicos – Porto Alegre: Artmed, 2007.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura; organização do documento Jeanete Beauchamp, San-dra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. Brasília: MEC/SAEB, 2007.
MOREIRA, Marco Antônio. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.
REEVE, Johnmarshall. Motivação e Emoção: tradução Luís Antônio Fajairdo Pontes. Stella Machado: revisão técnica Maurício Canton Bastos. Nei Gonçalves Calvanno. [Reimpressão). Rio de Janeiro: LTC, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Aldilene Ferreira Simões Brito, Maria Eliana Soares Soares, Niclécia Maria Neves Amorim Lopes (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.