Cultura de paz: uma experiência na Educação Básica no nordeste paraense

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12625

Palabras clave:

Reeducação, Relações interpessoais, Cultura de paz.

Resumen

Com a finalidade da propagação de ideias e valores que sustentam as relações humanas, sob influência da realidade do contexto pós-pandêmico permeado de conflitos, indagou-se: que ações podem refletir positivamente nas relações interpessoais no ambiente escolar? A proposta objetivou promover uma aproximação mais harmônica entre professores, estudantes e direção escolar em um contexto escolar de violência e de conflitos pessoais presentes em instituições de ensino de alguns municípios do nordeste paraense. Trata-se de uma pesquisa explicativa, de natureza qualitativa, desenvolvida por meio de palestras e dinâmicas sobre temáticas reflexivas a respeito de divergências ocorridas no dia a dia escolar, tomando como base López (2007), Reeve (2019), Diskin e Roizman (2021), dentre outros, que conduzem a reflexão sobre o tema. Para a coleta de informações utilizou-se vídeos, slides, dinâmicas, músicas e relatos. Como reflexo das ações, destacaram-se o autorreconhecimento, mudança de atitude, aceitação das diferenças, diálogo e melhorias na convivência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aldilene Ferreira Simões Brito, Diretoria Regional de Ensino – DRE Castanha/PA

Especialista em Educação; Especialista em Formação Docente na Amazônia; Especialista em Políticas de Igualdade Racial da Escola (III Saberes Africanos e Afro-brasileiros na Amazônia – Implementação da Lei 10639-03); Docente no Instituto Teológico Quadrangular; Docente de Ensino Superior em regime privado.

Maria Eliana Soares Soares, Secretaria de Educação do Pará

Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas; Mestrado em Docência em Ciências e Matemáticas; Especialização em Educação Especial e Inclusiva; Especialização em Dependência Química; Especialização em Educação Para relações Étnico-Raciais; Especialização em Gestão Escolar; Licenciatura Plena em Pedagogia.

Niclécia Maria Neves Amorim Lopes, Diretoria Regional de Ensino – DRE Castanha/PA

Especialista em Gestão Educacional; Mentora de Mulheres; Coaching Integral Sistêmico; Especialista em Psicologia Educacional; Licenciatura em Pedagogia.

Citas

DELORS, Jacques [et al.]. Educação um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. UNESCO/MEC: CORTEZ, 1998.

DISKIN, Lia; ROIZMAN, Laura Gorresio. Paz, como se faz? Semeando a cultura de paz nas escolas. 4ª ed. São Paulo: Palas Athena; Brasília: UNESCO, 2021.

FAZENDA, Ivani (Org.). O Que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura)

GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil/Izabel Galvão. - Petrópolis, RJ; Vozes, 1995.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. Tradução Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

HILL, Napoleão. As regras de ouro: Os textos perdidos – 1ª Ed., Citadel, 2021.

LÓPES, Félix. Problemas afetivos e de conduta na sala de aula. In: COLL, César ... [et al.]. Desenvolvimento psicológico e educação [recurso eletrônico]. Tradução Fátima Murad. 2ª ed. – Dados eletrônicos – Porto Alegre: Artmed, 2007.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura; organização do documento Jeanete Beauchamp, San-dra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. Brasília: MEC/SAEB, 2007.

MOREIRA, Marco Antônio. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

REEVE, Johnmarshall. Motivação e Emoção: tradução Luís Antônio Fajairdo Pontes. Stella Machado: revisão técnica Maurício Canton Bastos. Nei Gonçalves Calvanno. [Reimpressão). Rio de Janeiro: LTC, 2019.

Publicado

2024-06-21

Cómo citar

BRITO, A. F. S.; SOARES, M. E. S.; LOPES, N. M. N. A. Cultura de paz: uma experiência na Educação Básica no nordeste paraense. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e12625, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12625. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12625. Acesso em: 21 nov. 2024.