NAO SOLICITADO
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12554Palabras clave:
Saberes docentes, Mídias e Educação, Cultura Pop, EducomunicaçãoResumen
NAO SOLICITADO
Descargas
Citas
ABREU, Martha. Cultura popular, um conceito e várias histórias. In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel. (Orgs.). Ensino de história, conceitos, temáticas e metodologias. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. p. 83-102.
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez Editora, 2022.
BOOTH, Paul. Digital fandom: new media studies. Nova Iorque: Peter Lang, 2010.
BORGES, Cecília; TARDIF, Maurice. Apresentação do Dossiê: Os saberes dos docentes e sua formação. Educação & Sociedade, São Paulo, v. 22, n. 74, p. 11-26, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000100002. Acesso em: Dez 2023.
CARDOSO, Aliana. Professores? Sim! Os saberes docentes e os professores da Educação Profissional [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal de Pelotas, 2012. Disponível em: https://bit.ly/3S1GrHK. Acesso em: 12 jan. 2024.
CASTILHO, Fernanda. Teletube: TV transmídia, ficção e fãs online. Curitiba: Appris, 2019.
CITELLI, Adilson. Comunicação e educação: Implicações contemporâneas. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 13-27, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i2p13-27. Acesso em: 20 dez. 2023.
CORDÃO, Francisco; MORAES, Francisco. Educação profissional no Brasil: Síntese histórica e perspectivas. São Paulo: Senac, 2020.
DIAL-DRIVER, Emily.; EMMONS, Sally.; FORD, Jim. (Orgs.). Fantasy media in the classroom: Essays on teaching with film, television, literature, graphic novels, and video games. Jefferson: McFarland, 2014.
FISKE, John. The Cultural Economy of Fandom. In: LEWIS, Lisa A. The Adoring Audience: Fan Culture and Popular Media. Londres: Routledge, 1992.
GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. São Paulo: Líber, 2005.
GRECO, Clarice. Qualidade na TV: telenovela, crítica e público. São Paulo: Atlas, 2019.
HILLS, Matt. Fan cultures. Londres: Routledge, 2002.
JANAK, Edward; BLUM, Denise. (Orgs.). The pedagogy of pop: Theoretical and practical strategies for success. Lanham: Lexington Books, 2023.
JANOTTI, Jeder Jr. Cultura pop: entre o popular e a distinção. In: SÁ, Simone de; CARREIRO, Rodrigo; FERRARAZ, Rogério (Orgs.). Cultura pop. Salvador: Edufba; Compós, 2015. p. 45-56.
JENKINS, Henry. Fans, bloggers, and gamers: Exploring participatory culture. Nova Iorque: New York University Press, 2006.
JUBAS, Kaela; TABER, Nancy; BROWN, Tony (Eds.). Popular culture as pedagogy: Research in the field of adult education. Nova Iorque: Springer, 2015.
LIVINGSTONE, Sonia. What is media literacy?. Intermedia, 2004, v.32,n.3, p. 18-20.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo; GRECO, Clarice; CASTILHO, Fernanda; LEMOS, Lemos; PEREIRA, Tissiana; LIMA, Mariana; ORTEGA, Daniela. Sujeito acadêmico e seu objeto de afeto: aca-fãs de ficção televisiva no Brasil. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo (org.). Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira II: práticas de fãs no ambiente da cultura participativa. Porto Alegre: Sulina, 2017. p.367-404.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo. Telenovela como recurso comunicativo. MATRIZes, 2009, v.3,n.1, p.21-47.
MAHIRI, Jabari. Pop culture pedagogy and the end(s) of school. Journal of Adolescent & Adult Literacy, v. 44, n. 4, p. 382, 2000. Disponível em: link.gale.com/apps/doc/A68546715/AONE?u=anon~9655a812&sid=googleScholar&xid=77095212. Acesso em: 22.03.2024.
MANFREDI, Silvia Maria. Educação profissional no Brasil: atores e cenários ao longo da história. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
MAUDLIN, Jennifer; SANDLIN, Jullie. Pop culture pedagogies: Process and praxis. Educational Studies, v. 51, n. 5, p. 368-384, 2015.
MORÁN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, v.2, p. 27-35, 1995. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i2p27-35. Acesso em: 30 de dez de 2023.
NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, São Paulo, v. 22, n. 74, p. 27-42, abr. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v22n74/a03v2274.pdf. Acesso em: Out 2023.
OROZCO-GÓMEZ, Guillermo. Professores e meios de comunicação: Desafios, estereótipos. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 10, p. 57-68, 1997. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i10p57-68. Acesso em: Jan 2024.
PETEROSSI, Helena; MENINO, Sérgio. A formação do formador. São Paulo: Ed. Centro Paula Souza, 2017.
PIMENTA, Selma. Saberes pedagógicos e atividade docente. In: CAMPOS, E. N. (Ed.). Saberes da docência. São Paulo: Cortez, 2008.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006
PUENTES, Roberto Valdés; AQUINO, Orlando Fernández; QUILLICI NETO, Armindo. Profissionalização dos professores: conhecimentos, saberes e competências necessários à docência. Educar em Revista, v. 34, p. 169-184, 2009.
SANDVOSS, Cornel. Quando Estrutura e Agência se Encontram: os fãs e o poder. Ciberlegenda, n. 28, 2013.
SILVA, Heraldo Aparecido (Ed.). Cultura pop e filosofia: Quadrinhos, cinema, seriados, animações, internet e afins. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2021.
SMITH, Alisson; SMITH, Trixie; BOBBITT, Rebecca. Teaching in the pop culture zone: Using popular culture in the composition classroom. Cengage Learning, 2008.
SOARES, Ismar. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação & Educação, n. 19, p. 12-24, 2000.
STALLINGS, Jesse. Pop pedagogy. In: DIAL-DRIVER, Emily; EMMONS, Sally; FORD, Jim (Orgs.). Fantasy media in the classroom: Essays on teaching with film, television, literature, graphic novels, and video games. Jefferson: McFarland, 2014. pp. 11-23.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. São Paulo: Vozes, 2014.
WOLTON, Dominique. Pensar a comunicação. Algés: Difel, 1999.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.
ZABALZA, Miguel. Competencias docentes del profesorado universitario: Calidad y desarrollo profesional. Madri: Narcea Ediciones, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Fernanda Castilho Santana, Clarice Greco Alves (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.