Avaliação educacional: ressignificação e reconstrução da prática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12529

Palabras clave:

Avaliação da aprendizagem, Avaliação educacional, Formação de professores

Resumen

Apesar de a avaliação ser uma parte significativa do processo de ensino-aprendizagem, ainda são encontradas fragilidades em torno da sua prática. Historicamente, os exames se consolidaram, a partir de práticas classificatórias que permearam a vida escolar dos atuais professores e são reproduzidas por eles. Discutimos a história da avaliação, funções, objetivos, pressupostos e critérios, a partir dos estudos de Luckesi (2011), Fernandes (2006) e outros. Objetivamos contribuir para a compreensão do significado da avaliação no processo educacional. São apresentados também dados de um estudo realizado com 35 graduandos de uma IES mineira, coletados a partir de um questionário que buscou compreender o processo avaliativo na perspectiva destes estudantes. Os resultados mostram que a avaliação da aprendizagem é uma prática em construção, em razão disso a formação pedagógica docente é fundamental para a construção de uma nova perspectiva em torno da avaliação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Géssika Mendes Vieira, Universidade Federal de Uberlândia

Educadora. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU-CAPES), na linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas. Mestra em Educação pela Universidade de Uberaba, pela linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem. Os estudos de mestrado foram financiados pela CAPES. especializações em Docência (IFMG), Pedagogia Universitária (UFTM), Psicopedagogia (UNIUBE). Integro o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Representações Sociais e Práticas Educativas - GEPRESPE, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba - PPGE UNIUBE. Estudos e pesquisas inseridos na RIDEP - Rede Internacional de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores. Integra o GEPDEBS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Docência na Educação Básica e Superior, vinculado ao PPGE-UFU, e do GEPAE-UFU, Grupos de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional.

Vania Maria de Oliveira Vieira, Universidade de Uberaba

Possui graduação em Psicologia, Formação de Psicólogos e Licenciatura pela Universidade de Uberaba (1983), graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (1987), mestrado em Educação, Formação de Educadores pela Universidade de Uberaba (2003) e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba de 2008 a 2017. Atualmente é docente no curso Psicologia e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba. É pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade/Educação - CIERS-Ed. É coordenadora da RIDEP - Rede de Pesquisa Internacional sobre Desenvolvimento Profissional de Professores. Membro do PIBIC/UNIUBE - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade de Uberaba.

Citas

ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BLACK, Paul et al. Trabalhando por dentro da Caixa preta: avaliação para a aprendizagem na sala de aula. cadernoscenpec, [s.l.], São Paulo, v.8, n.2, p.153-183, jul./dez. 2018. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/download/445/429. Acesso em: 20 mar. 2024.

CRESWEL, John W. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods. Thousand Oaks: Sage Publications, 2003.

D’AGNOLUZZO, Elisa Amaral de Macedo Molli. Critérios e instrumentos avaliativos: reflexo de uma aprendizagem significativa. In: PARANÁ (Estado). Secretaria da Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. Curitiba: Secretaria de Educação/Paraná, 2007.

DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 1999.

DEPRESBITERIS, Léa. Instrumentos de Avaliação: as questões constantes da prática docente. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 4, p. 119-133, 1991. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/3405/3898. Acesso em: 31 jan. 2021.

DEPRESBITERIS, Léa. Avaliação da aprendizagem do ponto de vista técnico-científico e filosófico-político. Série Idéias, São Paulo, n. 8, p. 161-172, 1998. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/int_a.php?t=005. Acesso em: 30 jan. 2023.

FERNANDES, Domingos. Avaliação, aprendizagens e currículo: para uma articulação entre investigação, formação e práticas. In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 8., 2006. Anais [...]. [S.l.]: Organizador, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277030063_Avaliacao_aprendizagens_e_curriculo_Para_uma_articulacao_entre_investigacao_formacao_e_praticas. Acesso em: 10 jan. 2020.

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época; v. 23).

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 6. ed. São Paulo: Ática, 1997.

HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.

HATTIE, John; TIMPERLEY, Helen. The power of Feedback. Review of Educational Research, [s.l.], v. 77, n. 1, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.3102/003465430298487. Acesso em: 20 mar. 2024.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliar para promover: as setas do caminho. 9. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2006.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola a universidade. 32. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2018.

LOCH, Jussara M. de Paula. Avaliação: uma perspectiva emancipatória. Química na Escola, n. 12, p.31, nov. 2000. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc12/v12a07.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Considerações gerais sobre avaliação no cotidiano escolar. [Entrevista concedida a] Aprender a Fazer. IP – Impressão Pedagógica, Curitiba, n. 36, p. 4-6, 2004.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e criando a prática. 2 ed. Salvador: Malabares Comunicações e eventos, 2005.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MEURER, Mariluce; ALMEIDA, Renata de Souza Franca Bastos de. A avaliação e sua importância para o processo de ensino e aprendizagem. In: PARANÁ (Estado). Secretaria de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. Curitiba: Secretaria de Educação/Paraná, 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_ped_uel_marilucemeurer.pdf. Acesso em: 11 mar. 2020

PERRENOUD, Philippe. Não mexam na minha avaliação! Para uma aprendizagem sistêmica da mudança pedagógica. In: ESTRELA, A.; NÓVOA, A. Avaliações em educação: novas perspectivas. Porto: Porto Editora, 1993.

RAMPAZZO, Sandra Regina dos Reis. Instrumentos de avaliação: reflexões e possibilidades de uso no processo de ensino e aprendizagem. In: PARANÁ (Estado). Secretaria da Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: Produção Didático-Pedagógica. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2011. (Cadernos PDE, v. 2).

RICHARDSON, Roberto Jarry et al. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar? critérios e instrumentos. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

SANTOS, Monalize Rigon da; VARELA, Simone. A avaliação como um instrumento diagnóstico da construção do conhecimento nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Eletrônica de Educação, [S.l.], ano 1, n. 1, ago./dez., 2007.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Virando a escola do avesso por meio da avaliação. Campinas: Papirus, 2008.

Publicado

2024-05-27

Cómo citar

VIEIRA, G. M.; VIEIRA, V. M. de O. Avaliação educacional: ressignificação e reconstrução da prática. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e12529, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12529. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12529. Acesso em: 23 nov. 2024.