Avaliação educacional: ressignificação e reconstrução da prática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12529

Palabras clave:

Avaliação da aprendizagem, Avaliação educacional, Formação de professores

Resumen

Apesar de a avaliação ser uma parte significativa do processo de ensino-aprendizagem, ainda são encontradas fragilidades em torno da sua prática. Historicamente, os exames se consolidaram, a partir de práticas classificatórias que permearam a vida escolar dos atuais professores e são reproduzidas por eles. Discutimos a história da avaliação, funções, objetivos, pressupostos e critérios, a partir dos estudos de Luckesi (2011), Fernandes (2006) e outros. Objetivamos contribuir para a compreensão do significado da avaliação no processo educacional. São apresentados também dados de um estudo realizado com 35 graduandos de uma IES mineira, coletados a partir de um questionário que buscou compreender o processo avaliativo na perspectiva destes estudantes. Os resultados mostram que a avaliação da aprendizagem é uma prática em construção, em razão disso a formação pedagógica docente é fundamental para a construção de uma nova perspectiva em torno da avaliação.

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Biografía del autor/a

Géssika Mendes Vieira, Universidade Federal de Uberlândia

Educadora. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU-CAPES), na linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas. Mestra em Educação pela Universidade de Uberaba, pela linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem. Os estudos de mestrado foram financiados pela CAPES. especializações em Docência (IFMG), Pedagogia Universitária (UFTM), Psicopedagogia (UNIUBE). Integro o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Representações Sociais e Práticas Educativas - GEPRESPE, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba - PPGE UNIUBE. Estudos e pesquisas inseridos na RIDEP - Rede Internacional de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores. Integra o GEPDEBS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Docência na Educação Básica e Superior, vinculado ao PPGE-UFU, e do GEPAE-UFU, Grupos de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional.

Vania Maria de Oliveira Vieira, Universidade de Uberaba

Possui graduação em Psicologia, Formação de Psicólogos e Licenciatura pela Universidade de Uberaba (1983), graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (1987), mestrado em Educação, Formação de Educadores pela Universidade de Uberaba (2003) e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba de 2008 a 2017. Atualmente é docente no curso Psicologia e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba. É pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade/Educação - CIERS-Ed. É coordenadora da RIDEP - Rede de Pesquisa Internacional sobre Desenvolvimento Profissional de Professores. Membro do PIBIC/UNIUBE - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade de Uberaba.

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Publicado

2024-05-27

Cómo citar

VIEIRA, G. M.; VIEIRA, V. M. de O. Avaliação educacional: ressignificação e reconstrução da prática. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e12529, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12529. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12529. Acesso em: 22 jul. 2024.