Anistia Internacional no Brasil e Portugal: educação em Direitos humanos, engajamento e corporeidade na internet

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12447

Palabras clave:

Educação em Direitos Humanos, Anistia Internacional, Corpo, Engajamento, Internet

Resumen

Este artigo objetiva contribuir com o avanço no diálogo acerca da Educação em Direitos Humanos (EDH) no Brasil e em Portugal, dois países falantes da língua portuguesa, especialmente nos âmbitos não-formais e informais, através do estudo de caso da Anistia Internacional. O engajamento e a corporeidade nos sites da Anistia Internacional ganham destaques na discussão do presente trabalho a partir de três previsões feitas para a Internet em interlocução com os sites da Anistia Internacional Brasil e Portugal. O trabalho utiliza uma abordagem qualitativa com análise dos dados obtidos a partir da pesquisa bibliográfica, da observação direta nos sites da Anistia Internacional Brasil e Portugal e das entrevistas semiestruturadas com profissional e ativistas da Anistia Internacional.  Considera-se que a representação imagética, que passa de “corpo-vítima” para “corpo-emancipado”, educa de forma direta, e em conformidade com os pressupostos da EDH, para as pessoas que visitam os sites da Anistia, promovendo maior possibilidade de engajamento nas ações da organização e nos seus processos educativos.

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Biografía del autor/a

Israel Marques Campos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Educação - Universidade Federal da Bahia. Mestre no Programa Interdisciplinar e Profissional de Desenvolvimento e Gestão Social-Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gestão e Estratégias em Indústrias e Culturas Criativas- Universidade de Lisboa. Formação complementar em Direitos Humanos pela Network of Strategic and International Studies (NSIS) e Amnistia Internacional Portugal. Bacharel Interdisciplinar em Humanidades pela Universidade Federal da Bahia. Aprovado em seleção pública como docente substituto do componente "Laboratório de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos", função que ocupa atualmente. Integrante da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, do grupo de pesquisa HCEL - História da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade/UFBA/CNPQ e do grupo interinstitucional LTI Digital - Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital/UFBA/CNPQ. Atuou e atua nas áreas de ensino, pesquisa, consultoria, assessoria e gestão de projetos nas seguintes: temáticas: educação, direitos humanos, corpo, inclusão sociodigital, pedagogia de Exú, pedagogia de Paulo Freire, Epistemologias do Sul, juventude, desenvolvimento social e economia criativa. Para mais informações: https://www.israelcamposedh.com/

Maria Cecilia de Paula Silva, Universidade Federal da Bahia

Professora titular da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora da Université de Strasbourg, França, Laboratoire Dynamiques Européennes. Pós-doutora em Sociologia e Antropologia pela Université de Strasbourg, Fr. 2016 (bolsa CAPES). Pós-Doutora em Sociologia e Educação, Cooperação Internacional CAPES/COFECUB, Université de Strasbourg, Fr, 2012 (bolsa CAPES). Missão de Pesquisa na Université de Strasbourg e Universidade de Coimbra, 2019 (pesquisadora CAPES Print UFBA). Missão de Pesquisa na Université de Satrasbourg, Fr, 2022. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA (mestrado e doutorado) de 2017 a 2021 e vice-coordenadora de 2009 a 2011. Editora Associada da Rev. Entreideias: educação, cultura e sociedade (2005-2010 e 2017-2022). (HCEL/UFBA/CNPq). Pesquisadora Líder do Grupo de Pesquisa História da cultura corporal, educação, esporte, lazer, meio-ambiente e sociedade (HCEL/UFBA/CNPq). Associada à ANPEd, ABPN, CBCE e CORPS Internacional e Laboratoire Dynamiques Européennes (Dynames). Áreas de Humanidades, tecnologias e inovação, Ciências da Saúde com os temas Sociologia e antropologia do corpo, política ambiental, arte, lazer, processo civilizatório, direitos humanos, educação decolonial e intercultural. Atua no ensino, pesquisa, extensão e gestão. Membro Comitê de Ética (FACED/UFBA). Doutora (CNPq) e Mestre (CAPES) pela Univ. Gama Filho, RJ. produção histórica brasileira. Iniciou os estudos de graduação em História e Comunicação (UFJF-MG) e Educação Física (UFV-MG), lugar em que se especializou. Escritora e poeta. 

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Publicado

2024-06-28

Cómo citar

CAMPOS, I. M.; SILVA, M. C. de P. Anistia Internacional no Brasil e Portugal: educação em Direitos humanos, engajamento e corporeidade na internet. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e12447, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12447. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12447. Acesso em: 22 jul. 2024.