O Ensino de Arte/Dança na história da educação brasileira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12303

Palabras clave:

História da Educação Brasileira, Ensino de Arte, Dança

Resumen

Este trabalho objetiva compreender o processo constitutivo da Dança enquanto linguagem artística na escola, desde a constituição das ideias pedagógicas do ensino de Dança no Brasil até seu reconhecimento como área de conhecimento. Teoricamente, o trabalho se constitui de um percurso temporal, com marco inicial na institucionalização da educação brasileira pela ação jesuítica, em meados do século XVI, perpassando discussões acerca dos aspectos que influenciaram o ensino de arte/dança na escola, conduzindo-nos ao contexto educacional brasileiro do século XX. A metodologia assenta-se na Pesquisa Bibliográfica como ferramenta de revisão e reflexão crítica da teoria, possibilitando interpretações sobre os objetos de estudo enquanto elementos de pesquisa educacional. Quanto à sobrevivência das artes e suas linguagens na história da educação brasileira, consideram-se os contextos e tendências influenciadores dos parâmetros educacionais, entre eles, os ideais capitalistas que continuam a influenciar a educação através do currículo e das políticas direcionadas a ela.

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Biografía del autor/a

Dorgival Bezerra da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (2014). Especialista em Educação Interdisciplinar pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA (2018). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino – Posensino (UERN/UFERSA/IFRN).

María Margarita Villegas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido –UFERSA

Programa de Pós-graduação em Ensino – POSENSINO, Universidade Federal Rural do Semi-Árido –UFERSA (Brasil), Universidad Pedagógica Experimental Libertador – UPEL (Venezuela). Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO. Possui doutorado em Educação pela Universidad de Carababo, Venezuela (2003).

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Publicado

2024-04-01

Cómo citar

SILVA, D. B. da; VILLEGAS, M. M. O Ensino de Arte/Dança na história da educação brasileira. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e12303, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12303. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12303. Acesso em: 21 may. 2024.