O Ensino de Arte/Dança na história da educação brasileira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e12303

Palabras clave:

História da Educação Brasileira, Ensino de Arte, Dança

Resumen

Este trabalho objetiva compreender o processo constitutivo da Dança enquanto linguagem artística na escola, desde a constituição das ideias pedagógicas do ensino de Dança no Brasil até seu reconhecimento como área de conhecimento. Teoricamente, o trabalho se constitui de um percurso temporal, com marco inicial na institucionalização da educação brasileira pela ação jesuítica, em meados do século XVI, perpassando discussões acerca dos aspectos que influenciaram o ensino de arte/dança na escola, conduzindo-nos ao contexto educacional brasileiro do século XX. A metodologia assenta-se na Pesquisa Bibliográfica como ferramenta de revisão e reflexão crítica da teoria, possibilitando interpretações sobre os objetos de estudo enquanto elementos de pesquisa educacional. Quanto à sobrevivência das artes e suas linguagens na história da educação brasileira, consideram-se os contextos e tendências influenciadores dos parâmetros educacionais, entre eles, os ideais capitalistas que continuam a influenciar a educação através do currículo e das políticas direcionadas a ela.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dorgival Bezerra da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (2014). Especialista em Educação Interdisciplinar pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA (2018). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino – Posensino (UERN/UFERSA/IFRN).

María Margarita Villegas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido –UFERSA

Programa de Pós-graduação em Ensino – POSENSINO, Universidade Federal Rural do Semi-Árido –UFERSA (Brasil), Universidad Pedagógica Experimental Libertador – UPEL (Venezuela). Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO. Possui doutorado em Educação pela Universidad de Carababo, Venezuela (2003).

Citas

ANDERSON, Perry. As origens da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

ARAUJO, Tânia Cristina Buzatto de. A importância da Arte-Educação na Educação Infantil. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Rio Claro, 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/118100/araujo_tcb_tcc_rcla.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 24 ago. 2021.

AVELINO, Wagner Feitosa. Influências da Pós-modernidade no cotidiano escolar. Revista Communitas, v. 2, n. 3, p. 41-58, jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1617. Acesso em: 30 ago. 2021.

BARBOSA, Maria Raquel, MATOS, Paula Mena & COSTA, Maria Emília. Um olhar sobre o corpo: o corpo ontem e hoje. Psicologia & Sociedade, v. 23 n. 1, p. 24-34, jan./abr. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0102-718220110001&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2021.

BEZERRA, Dagmar Dnalva da Silva; RIBEIRO, Luciana Gomes. A história do ensino da Dança no Brasil e a Educação Básica. Incomum Revista - Revista de Arte, Educação, profissionalização e Comunidades, Instituto Federal de Goiás – IFG, v. 1, n.1, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://revistas.ifg.edu.br/incomum/article/view/750. Acesso em: 9 mar. 2021.

BOTO, Carlota. A dimensão iluminista da reforma pombalina dos estudos: das primeiras letras à universidade. Revista Brasileira de Educação, v. 15 n. 44, p. 282-299, maio/ago. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782010000200006. Acesso em: 3 ago. 2021.

BRASIL. Congresso. Câmara dos Deputados. Legislação Informatizada - DECRETO Nº 1.331-A, DE 17 DE FEVEREIRO DE 1854 - Publicação Original. Coleção de Leis do Império do Brasil - 1854, Página 45 Vol. 1 pt I (Publicação Original). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1331-a-17-fevereiro-1854-590146-publicacaooriginal-115292-pe.html. Acesso em: 10 ago. 2021.

BRASIL. Congresso. Câmara dos Deputados. LEI Nº 4.024, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1961 - Publicação Original. Coleção de Leis do Brasil - 1961, Página 51 Vol. 7 (Publicação Original). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 10 ago. 2021.

BRASIL. Congresso. Câmara dos Deputados. LEI Nº 5.692, DE 11 DE AGOSTO DE 1971 - Publicação Original. Coleção de Leis do Brasil - 1961, Página 59 Vol. 5 (Publicação Original). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 14 ago. 2021.

BRUM, Míriam. O Ministério da Cultura e a Funarte. In: Trajetória e Políticas do Ensino das Artes no Brasil: Anais do XV CONFAEB – Rio de Janeiro: FUNARTE: Brasília: FAEB, 2005. p. 85-92. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_volume11_trajetoria_e_politicas_para_o_ensino_das_artes_no_brasil_anais_do_XV_confaeb.pdf. Acesso em: 29 ago. 2021.

CAMPOS, Eduarda Lins de Albuquerque. A representação do corpo na modernidade: especificidades na publicidade. Monografia (Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Brasília, 2007. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1640. Acesso em: 6 fev. 2021.

CARDOSO, Tereza Fachada Levy. As aulas régias no Brasil. In: STEPHONOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara. Histórias e memórias da educação no Brasil: Vol. I. Séculos XVI – XVIII, 2004, p.179-191.

CONNELL, Raewyn. The men and The boys. Califórnia: Copyright, 2000.

DARIUS, Rebeca Pizza Pancotte; DARIUS, Fábio Augusto. A educação pública no Brasil no século XX: considerações à luz da formação dos grupos escolares e do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Doxa: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 20, n. 1, p. 32-41, jan./jun., 2018. Disponível em: https://doi.org/10.30715/rbpe.v20.n1.2018.11248. Acesso em: 24 ago. 2021.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 23. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2007.

FUSARI, Maria Felisminda de Resende; FERRAZ, Maria Heloisa Corrêa de Toledo. Arte na Educação Escolar. São Paulo: Editora Cortez,1992.

FUSARI, Maria Felisminda de Resende; FERRAZ, Maria Heloisa Corrêa de Toledo. Metodologia do ensino da arte. São Paulo: Editora Cortez, 2. ed., 1999.

GRALIK, Thais Paulina. Arte-educação na Pós-Modernidade e Cultura Visual. In: As artes como ferramenta de inserção social: ensino, prática social, leituras: Anais do V Fórum de Pesquisa Científica em Arte - Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Curitiba, 2007, p. 244-255. Disponível em: http://www.embap.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=33. Acesso em: 12 set. 2021.

KATZ, Helena; GREINER, Christine. A natureza cultural do corpo. Lições de Dança 3. Rio de Janeiro: Universidade Editora, 2001.

LIMA, Maria Glaudete Dantas de. (Re) criando a semana de arte moderna de 1922: proposta pedagógica para o ensino do modernismo brasileiro nas aulas de artes visuais do novo ensino médio. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30683. Acesso em: 27 ago. 2021.

MACIEL, Lizete Shizue Bomura; NETO, Alexandre Shigunov. A educação brasileira no período pombalino: uma análise histórica das reformas pombalinas do ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 465-476, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/7bgbrBdvs3tHHHFg36c6Z9B/?lang=pt. Acesso em: 22 jul. 2021.

MARINHO, Inezil P. Contribuição para a história da educação física no Brasil: Brasil Colônia, Brasil Império, Brasil República. Brasília: Imprensa Nacional, 1943.

MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha Telles. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

MELON, Andrio Rodrigo; CIPOLA, Eva Sandra Monteiro. A importância do ensino de Arte na escola e sua relação com as demais áreas do conhecimento. Revista Científica UNAR, v.18, n.1, jul. 2019. Disponível em: http://revistaunar.com.br/cientifica/volumes-publicados/volume-18-no-1-2019. Acesso em: 27 ago. 2021.

MELO, Victor Andrade de; PERES, Fabio de Faria. Relações entre ginástica e saúde no Rio de Janeiro do século XIX: reflexões a partir do caso do Colégio Abílio, 1872-1888. História, Ciências, Saúde, Manguinhos, n. 23, v. 4, p. 1133-1151, out./dez. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-59702016005000020. Acesso em: 22 ago. 2021.

MIRANDA, Margarida. Humanismo jesuítico e identidade da Europa: uma comunidade pedagógica europeia. Humanitas, Coimbra, v. 53, p. 83-111, 2001. Disponível em: https://digitalis.uc.pt/pt-pt/artigo/humanismo_jesu%C3%ADtico_e_identidade_da_europa_uma_comunidade_pedag%C3%B3gica_europeia. Acesso em: 22 jul. 2021.

MORETTIN, Eduardo Victorio. Produção e formas de circulação do tema do Descobrimento do Brasil: uma análise de seu percurso e do filme Descobrimento do Brasil (1937), de Humberto Mauro. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 20, nº 39, p. 135-165, mar. 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-01882000000100006. Acesso em: 26 jul. 2021.

NETO, Alexandre Shigunov; MACIEL, Lizete Shizue Bomura. O ensino jesuítico no período colonial brasileiro: algumas discussões. Educar em Revista, Curitiba, n. 31, p. 169-189, out. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40602008000100011. Acesso em: 22 jul. 2021.

NETO, Vicente Buonadio; TAGLIAVINI, João Virgílio. Reformas pombalinas da educação: o ecletismo da ilustração portuguesa. Itinerarius Reflectionis, v. 7, n. 2, p. 1-18, ago. 2011. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20433. Acesso em: 3 ago. 2021.

NISKIER, Arnaldo. Educação Brasileira: 500 anos de História. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2001.

PEVSNER, Nikolaus. Academias de arte: passado e presente. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

PIMENTA, Rodrigo Mello M.; MERLO, Patrícia M. S. Reformas pombalinas nas primeiras letras: inovações e continuidades. In: XXVII Simpósio Nacional de História: Conhecimento histórico e diálogo social, n. 4, 2013, Natal RN. Anais eletrônicos, Natal, UFRN. Disponível em: http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364599699_ARQUIVO_Reformaspombalinasnasprimeirasletras_inovacoesecontinuidades-Anpuh2013.pdf . Acesso em: 5 ago. 2021.

PINTOR, Dyemison Phabulo Cavalcante de; BERTOLETTI, Estela Natalina Mantovani. A disciplina Educação Artística no contexto educacional sul - mato-grossense: uma análise por meio de relatórios de estágio do curso de Educação Artística da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Unidade de Campo Grande - MS (1991 a 1997). In: Anais online do XI Seminário em Educação e VI Colóquio de Pesquisa, Paranaíba MS, 2017, v. 2, v. 11, p. 7-16. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/semiedu/article/view/4555/4570. Acesso em: 14 ago. 2021.

RIBEIRO, Luciana Gomes. O corpo da história e a história do corpo. In.: Anais do II Ciclo Nacional de Estudos do Discurso: os dispositivos de poder e os saberes em Michel Foucault. Goiânia, 2013, p. 22. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/25/o/II_ciclo_estudos_discurso.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.

RIBEIRO, Márden De Pádua. Pós-modernidade na educação: o que é isso? Iniciando as discussões. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 2, p. 386-411, mai./ago, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.7504. Acesso em: 30 ago. 2021.

ROSÁRIO, Nísia Martins do. Corpo em tempos de pós-modernidade: semiose ilimitada. In: DORNELLES, Beatriz (org.). Mídia, imprensa e as novas tecnologias. Porto Alegre: Edipucrs, 2002, p. 293-309.

ROSA, Teresa; GOMES, Patrícia. Os estudos menores e as reformas pombalinas. Interacções, v. 10, n. 28, p. 40-54, maio 2014. Disponível em: https://doi.org/10.25755/int.3911. Acesso em: 4 ago. 2021.

SÁ, Denise Maria Quelha de. A Dança-Educação: Nos passos da memória. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Programa de Pós-Graduação em Memória Social. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/12279. Acesso em: 4 ago. 2021.

SANTOS, Shaiane Beatriz dos. Dança na Ditadura Militar: reflexões a partir da trajetória de Eva Schul. Monografia (Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pelotas, Centro de Artes, Pelotas, 2019. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/bcs/2020/11/03/tccs-do-curso-de-danca-inseridos-no-acervo-digital-da-biblioteca/. Acesso em: 30 ago. 2021.

SAVIANI, Dermeval. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Campinas: Histedbr, 2006.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, Dermeval. Um barão brasileiro no congresso internacional de Buenos Aires: as idéias pedagógicas de Abílio César Borges, barão de Macahubas. História da Educação, v. 4, n. 7, p. 41-58, jan./jun. 2000. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/30094. Acesso em: 22 ago. 2021.

SILVA, Shirley Macielle da et al. A educação jesuíta no brasil colônia e sua herança contemporânea. Anais III CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/19784. Acesso em: 22 jul. 2021.

SILVA, Everson Melquiades Araújo; ARAÚJO, Clarissa Martins de. Tendências e concepções do ensino de arte na educação escolar brasileira: um estudo a partir da trajetória histórica e sócio-epistemológica da Arte-Educação. 30ª Reunião Anual da ANPED – GE 01, 2007. Disponível em: http://30reuniao.anped.org.br/grupo_estudos/GE01-3073--Int.pdf. Acesso em: 27 ago. 2021.

SOENGAS, Stella Elvira; ZAMORANO, Silvia. El Cuerpo en la Posmodernidad. Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología XVI Jornadas de Investigación Quinto Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR. Facultad de Psicología – Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 2009.

SOUZA, Álvaro César Pereira. Sobre as luzes das reformas pombalinas da instrução pública: a produção dicionarística luso-brasileira (1757-1827). Dissertação (Mestrado em Educação) - Núcleo de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2011. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4721. Acesso em: 26 jul. 2021.

TAVARES, Isis Moura. Educação, corpo e arte. Curitiba: IESDE, 2005.

VIEIRA, Marcílio de Souza. História das ideias do ensino da Dança na educação brasileira. Curitiba: Appris, 2019.

Publicado

2024-04-01

Cómo citar

SILVA, D. B. da; VILLEGAS, M. M. O Ensino de Arte/Dança na história da educação brasileira. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e12303, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e12303. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12303. Acesso em: 23 nov. 2024.