Educação de um povo: ruralismo e novas possibilidades de educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11764

Palabras clave:

Ruralismo pedagógico, Professor, Currículo.

Resumen

Busca-se compreender a trajetória do ruralismo pedagógico no Brasil, entender como ocorreu o desenvolvimento histórico e social do ruralismo pedagógico, contribuir para preservação da história do ruralismo pedagógico no Brasil e analisar a importância de uma escola primária no meio rural, já que as condições de vida no campo exigem uma educação diferenciada. O trabalho se fundamenta no método de pesquisa documental. Referindo-se ao ruralismo pedagógico, este desenvolveu e estabeleceu uma proposta de formação do trabalhador rural a partir da ideia de reassentar o homem do campo por meio da pedagogia. Assim, as propostas apoiadas pelo movimento rural giravam em torno de três componentes fundamentais de diferentes formações: professores, métodos de ensino e currículo. A ideia de criar, no meio rural, uma escola primária diferente da escola urbana significava delimitar os conteúdos que até então eram disponibilizados a todas as crianças brasileiras.

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Biografía del autor/a

Teresa Maria Siqueira Nascimento Arrais, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Mossoró

Es licenciado en Letras - Licenciatura en Portugués y licenciado en Derecho por la Universidad Regional de Cariri. Tiene experiencia en el área de Educación y Formación Docente. Consultor UNESCO 2010: Estado de Piauí. Fue docente del Centro Universitario de Juazeiro do Norte (UNIJUAZEIRO). Actual presidente de la Fundación Memorial Padre Cícero.

Diogo Pereira Bezerra, IFRN

Licenciado en Química por la Universidad Estadual de Ceará (UECE), Magíster y Doctor en Ingeniería Química por la Universidad Federal de Ceará (UFC). Actualmente profesor del Instituto Federal de Rio Grande do Norte (IFRN), coordinando el Programa de Postgrado en Educación Profesional y Tecnológica (PROFEPT - Maestría Profesional en Red Nacional) y profesor permanente del Programa de Postgrado en Docencia en la Red Nordeste de Docencia (RENOEN - Doctorado Académico en Red).

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Publicado

2024-06-16

Cómo citar

ARRAIS, T. M. S. N.; BEZERRA, D. P. Educação de um povo: ruralismo e novas possibilidades de educação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e11764, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e11764. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11764. Acesso em: 3 dic. 2024.