Narrativa de si: a escola do campo enquanto lugar de pertencimento e autoformação de uma professora

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11757

Palabras clave:

Narrativa de si, Docência, Escola do campo.

Resumen

Em consonância com o processo de autoformação da identidade docente, refletimos sobre a trajetória de uma professora em formação, trazendo à tona lembranças e memórias que a permitiram olhar o território do campo como lugar de pertencimento e de construção pessoal, social e profissional. Para tanto, utilizaremos da narrativa de si de uma das autoras para contextualizar acontecimentos que marcaram sua vida desde a infância, a partir das vivências no campo e do seu processo formativo escolar até a chegada na universidade. Nesse processo de revisitação das suas memórias, podemos dizer que seu encontro com a docência, foi se constituindo na relação familiar, alcançando um novo patamar no curso de licenciatura em Pedagogia, na disciplina de Educação do Campo, quando teve a oportunidade de se compreender enquanto sujeito do campo e como tal, pertencente a este território identitário.

 

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Biografía del autor/a

Narla Laurinda Chaves Aquino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) – Campus Pau dos Ferros. Especialista em Psicopedagogia. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGE), da UERN/CAPF. Professora da Educação Básica.

Simone Cabral Marinho dos Santos , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mestra em Sociologia pela Universidade Federa da Paraíba. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), da UERN/CAPF

Iandra Fernandes Caldas , Universidade do Estado do Rio Grande do Nortes

Doutora em Letras pelo Programa  de  Pós-Graduação  em  Letras -PPGL/UERN. Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação - POSEDUC/UERN. Professora do Departamento de Educação, do Campus Avançado de Pau dos Ferros, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

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Publicado

2024-05-08

Cómo citar

AQUINO, N. L. C.; SANTOS , S. C. M. dos; CALDAS , I. F. Narrativa de si: a escola do campo enquanto lugar de pertencimento e autoformação de uma professora . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e11757, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e11757. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11757. Acesso em: 22 jul. 2024.