Narrativa de si: a escola do campo enquanto lugar de pertencimento e autoformação de uma professora
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11757Palabras clave:
Narrativa de si, Docência, Escola do campo.Resumen
Em consonância com o processo de autoformação da identidade docente, refletimos sobre a trajetória de uma professora em formação, trazendo à tona lembranças e memórias que a permitiram olhar o território do campo como lugar de pertencimento e de construção pessoal, social e profissional. Para tanto, utilizaremos da narrativa de si de uma das autoras para contextualizar acontecimentos que marcaram sua vida desde a infância, a partir das vivências no campo e do seu processo formativo escolar até a chegada na universidade. Nesse processo de revisitação das suas memórias, podemos dizer que seu encontro com a docência, foi se constituindo na relação familiar, alcançando um novo patamar no curso de licenciatura em Pedagogia, na disciplina de Educação do Campo, quando teve a oportunidade de se compreender enquanto sujeito do campo e como tal, pertencente a este território identitário.
Descargas
Citas
ARROYO, Miguel. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. In: ARROYO, Miguel; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Monica (Orgs.). Por uma Educação do Campo. 5. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2017, p. 65-86.
BEM, Geralda Maria; SILVA, Cícero. Nilton Moreira. Um olhar sobre o ensino nas classes multianos. Rev. Bras. Educ. Campo. Tocantinópolis, v. 4, e5242, 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB n..9394/1996).
BRASIL. Política Nacional de Educação infantil. Brasília, DF: Ministério de Educação e Desporto/Secretaria de Educação Fundamental, 1994.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal/ Centro Gráfico, 1988.
BUENO, Belmira Oliveira. Pesquisa em colaboração na formação continuada de professores. In: BUENO, Belmira Oliveira; CATANI, Denice Barbara; SOUSA, Cyntia Pereira de (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. 2. ed. São Paulo: Escrituras, 2000, p. 7-20
CALDART, Roseli Salete. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, Miguel; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Monica (Orgs.). Por uma Educação do Campo. 5. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2017.
DI PIERRO, Maria Clara; JOIA Orlando, RIBEIRO, Vera Masagão. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, p. 58-77, novembro/2001.
GERMANO, Marcelo Gomes. Uma nova Ciência para um novo senso comum. Campina Grande-PB: EDUEP, 2011.
GOODSON, Ivor. A ascensão da narrativa de vida. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu Clementino de (Orgs.). Pesquisa narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria-RS: Ed. UFSM, 2017, p. 25-47.
HAGE, Salomão Mufarrej. Educação do campo, legislação e implicações na gestão e nas condições de trabalho das multisseriadas. In: AZEVEDO, Márcio Adriano de;
SILVA, Lenina Lopes Soares Azevedo; ARRUDA, Eloisa Varela Cardoso de (Orgs.). Educação do campo, educação de jovens e adultos e diversidade: contextos, fundamentos e práticas /organizadores João Pessoa: IFPB, 2019.
HERNÁNDEZ, Rosa María Torres. Olhar a experiência estética na escrita de si. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu Clementino de (Orgs.) Pesquisa narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria-RS: Ed. UFSM, 2017, p. 187-207
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2013, p. 31-61.
JOSSO, Marie-Christine. Histórias de vida e formação: suas funcionalidades em pesquisa, formação e práticas sociais. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 05, n. 13, p. 40-54, jan./abr. 2020.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre, ano XXX, n.3, p. 413-438, set./dez. 2007.
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1998.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Des)arquivar narrativas para construir histórias de vida ouvindo o chão da experiência. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu Clementino de (Orgs). Pesquisa narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria-RS: Ed. UFSM, 2017, p. 143-165.
MOITA, Maria da conceição. Percurso de Formação e de Transformação. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 2013, p.111-139.
NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2013
PASSEGGI, Maria da Conceição; VICENTINE, Paula Perin; SOUZA, Elizeu Clementino de (Orgs). Pesquisa (auto) biográfica: Narrativas de si e formação. Curitiba, PR: CRV, 2013.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Tendências da pesquisa (auto) biográfica. São Paulo; Natal: Paulus; EDUFRN, 2008.
PORTUGAL, Jussara Fraga; SOUZA, Elizeu Clementino de. Geo(bio)grafias: Narrativas de professores de escolas Rurais. In: PASSEGI, Maria da Conceição; VICENTINE, Paula Perin; SOUZA, Elizeu Clementino de (Orgs). Pesquisa (auto) biográfica: Narrativas de si e formação. Curitiba, PR: CRV, 2013.
SANTOS, Simone Cabral Marinho dos. Território e educação: desconstruindo a invisibilidade dos sujeitos do campo. Curitiba-PR: Appris; Mossoró-RN: Edições UERN, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Narla Laurinda Chaves Aquino, Simone Cabral Marinho dos Santos , Iandra Fernandes Caldas (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.