Procrastinação acadêmica: a compreensão de graduandos de pedagogia acerca do adiamento de suas atividades

Academic procrastination: the understanding of pedagogy undergraduates about postponing their activities

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11650

Palabras clave:

Procrastinação acadêmica, Estudantes universitários, Materialismo histórico-dialético.

Resumen

Procrastinação acadêmica é um fenômeno comum entre os alunos universitários, que se refere ao atraso ou adiamento voluntário de atividades, mesmo que tal atitude cause dificuldades maiores a longo prazo. O presente estudo objetiva investigar como os estudantes de Pedagogia compreendem o conceito de procrastinação acadêmica, considerando o processo deste fenômeno sob a perspectiva do materialismo histórico e dialético. Trata-se de um estudo qualitativo, envolvendo quatro alunos do curso de Pedagogia de uma universidade pública da capital paraibana. Os resultados mostram que os alunos investigados compreendem a procrastinação acadêmica como um adiamento proposital da gestão de tempo de suas atividades, com as consequências negativas que ação proporciona. Concluiu-se que a pesquisa sobre a temática ainda é incipiente na perspectiva do materialismo histórico-dialético no contexto brasileiro necessitando de maior exploração por parte dos pesquisadores, com possíveis impactos para a compreensão do fenômeno e desenvolvimento de intervenções com estudantes do ensino superior.

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Biografía del autor/a

Giovanna Barroca de Moura, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Cooperación al Desarrollo pela Universidade de Valência-Espanha (2010), com reconhecimento em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2013). Doutoranda em educação pela Universidade Federal da Paraíba. Bolsista Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ).

Maria das Graças de Almeida Baptista, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Professora de Pós-graduação em Educação (PPGE). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Filosofia e Psicologia da Educação (ÁGORA).

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Publicado

2024-06-03

Cómo citar

MOURA, G. B. de; BAPTISTA, M. das G. de A. Procrastinação acadêmica: a compreensão de graduandos de pedagogia acerca do adiamento de suas atividades: Academic procrastination: the understanding of pedagogy undergraduates about postponing their activities . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e11650, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e11650. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11650. Acesso em: 21 nov. 2024.