A produção acadêmica sobre Representações Sociais do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11499

Palabras clave:

Representações sociais, Educação, Publicações PPGED/UFRN

Resumen

O presente artigo teve como objetivo mapear a produção do conhecimento sobre as Representações Sociais (RS) no âmbito da Educação e do Currículo no Repositório Institucional (RI) e na Revista Educação em Questão (REQ), ambos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN). Como procedimento metodológico, realizou-se uma pesquisa bibliográfica do tipo Estado da Arte, feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas nos dois acervos, pelo método de busca simples por assunto a partir dos descritores “educação” e “representações sociais”. Os dados foram coletados nos meses de novembro e dezembro de 2022. Como resultado, o conjunto da produção indica uma demanda significativa de pesquisas desenvolvidas sobre as RS no Programa, abordando a temática de modo crescente, como é possível constatar nos resultados apresentados no presente texto.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Airton Fernandes Guimarães Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Docente da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Música (PPGMUS/UFRN). Doutorando em Educação (PPGED/UFRN). Bacharel em Música (UFPB).

Rosa Maria de Jesus Brito, Universidade Federal do Piauí

Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. Doutoranda em Educação (PPGED/UFRN). Mestre (PPGE/UFPB). Licenciatura em Pedagogia (UFPB).

Erika do Reis Gusmão Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora Titular do Departamento de Fundamentos e Políticas Educacionais do Centro Educação da UFRN. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, na Linha de Pesquisa: Educação, Práticas Pedagógicas e Currículo.

Citas

ACCIOLY, Denise Cortez. A televisão refletida na escola: a compreensão de mães/educadoras. 2006. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.

ALBINO, Giovana Gomes. Da representação social do ser professor da EJA à descoberta de seu aluno como referente. 2010. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.

ALBUQUERQUE, Lia Matos. Habitus, representações sociais e construção identitária dos professores de Maracanaú. 2005. 142 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.

ANDRADE, Erika dos Reis. O olhar das Representações Sociais sobre a identidade docente em formação. Revista Educação em Questão, Natal, v. 20, n. 06, out./dez. 2004. (p. 94-106).

ANDRADE, Erika dos Reis. O fazer e o saber docente: a representação social do processo de ensino-aprendizagem. Tese (Doutorado em Educação) – Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45488 Acesso em: 10 nov. 2022.

ARRUDA, Angela. Despertando do Pesadelo: a Interpretação: Perspectivas Teórico-Metodológicas em Representações Sociais. João Pessoa: Ed. Universitária UFPB, 2005. p. 117-145.

ARRUDA, A. Dimensões do imaginário. In: JOVICHELOVITCH, Sandra; GUARESCH, Pedrinho (org.). Angela Arruda e as representações sociais: estudos selecionados. Curitiba: Champagnat; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2014. p. 195-208.

BEZERRA, Marcelo dos Santos. As representações sociais da robótica educacional para professores do ensino fundamental da rede pública de ensino da cidade do Natal-RN. 2020. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

BRITO, Suerde Miranda. O concreto e o simbólico no cotidiano da educação em saúde: práticas, representações e processo identitário dos agentes comunitários de saúde de João Pessoa-PB. 2004. 356 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2004.

CARDOSO, Cícera Romana. Obstáculos materiais e simbólicos da desistência de estudantes/PROEJA/IFRN: um estudo à luz da teoria das representações sociais e da praxiologia de Pierre Bourdieu. 2018. 132f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

DURKHEIM, E. Les formes élémentaires de la vie religieuse. Paris: ALcan, 1912.

FARR, Robert M. Representações sociais: a teoria e sua história. In: JOVICHELOVITCH, S. Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 31-59.

FREIRE, Francisca Daise. Processos educacionais no cárcere: um estudo sobre as representações sociais de jovens e adultos nas prisões. 2016. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREITAS, Vera Lúcia Chalegre. Dimensões e universo das representações sociais de educação ambiental por discentes em Garanhuns-PE. 2008. 193 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.

GONÇALVES, Josiane Peres.; EGGERT, Edla. Estruturas x desestruturas: percepções de família entre profissionais da educação. Revista Educação em Questão, Natal, v. 57, n. 54, out./dez. 2019. (p. 1-25).

JODELET, Denise; ULUP, Lilian. As representações sociais. Organização de Denise Jodelet e tradução de Lilian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

LIMA, Maria Aldecy Rodrigues. Formação e vivências: a representação social do ser professor em comunidades ribeirinhas do Vale do Juruá Acre. 2012. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

LOPES, Maria Emilia. Praxiologia, representação social de menopausa e práticas educativas de enfermeiras na estratégia saúde da família. 2010. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.

LUSTOSA, Fernanda Lourdes. Representações sociais de professor partilhadas por licenciados a partir de imagens de professor. 2008. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.

MELO, E. S. DO N.; SOBRINHO, M. D. A formação docente no contexto atual e a representação social dos professores tecida no campo educacional. Revista Educação em Questão, Natal, v. 24, n. 10, set./dez. 2005. (p. 110-136).

MORAIS, Erivânia Melo. Representação social e docência: um estudo sobre a formação de licenciandos da UFRN (Campus Central) a partir do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID). 2017. 220f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

MOROSINI, Marilia Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015.

NASCIMENTO JÚNIOR, Reinaldo Tamandaré. Avaliação institucional via SINAES: um estudo sobre representações sociais dos Técnicos em Assuntos Educacionais da UFRN. 2020. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

NÓBREGA, Danielle Oliveira. Representações sociais de psicólogo: imagens em movimento na formação profissional. 2017. 441f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

OLIVEIRA, Maria Francinete. Representações sociais, relações de gênero e programas de assistência e educação à saúde da mulher no climatério em Natal/RN. 2002. 222 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2002.

OLIVEIRA, F. O. de; WERBA, G. C. Representações Sociais. In: STREY, M. N. Psicologia social contemporânea. 4. Ed. Petrópolis: Vozes, 2000. (p. 104-117).

QUEIROZ, Nilza Maria Cury. Praxiologia e representação social sobre formação de professores nas licenciaturas da UFPI. 2011. 393 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.

RODRIGUES, Fillipe Azevedo. Formação de docentes da magistratura formadores de um juiz de novo tipo e suas representações. 2021. 189f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p. 37-50, set./dez. 2006.

SÁ, Celso Pereira. A identificação dos fenômenos de representação social. In: ______. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998. p. 110.

SANTOS, T. A. A Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica e o Estado do Conhecimento sobre o uso da Educação Comparada como metodologia de pesquisa. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 22, p. 1-12, maio 2022.

SANTOS, Veridiano Maia. O "engodo" e a rede de sentidos: representações sociais de professores sobre o currículo da EJA. 2018. 461f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

SILVA, Cleania de Sales. Construtivismo de marco teórico-pedagógico a grife: um estudo a partir das mensagens veiculadas na internet. 2012. 250 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

SILVA, Jéssica Lira. Alfabetização de jovens e adultos: representações sociais de professores da EJA. 2020. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

SOUZA, Anna Katyanne. Representações sociais de professores da educação profissional em saúde sobre o ser professor. 2018. 255f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

SOUZA, Evaldo Roberto. A representação social de educação tecnológica de docentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: CEFETs do Rio Grande do Norte. 2011. 156 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.

SANTOS, V. L. da C.; XAVIER, M. das D. D.; ANDRADE, E. dos R. G. Formação docente à luz da Teoria da Representações Sociais: análises dos trabalhos apresentações na VII JIRS. Organização de Erika dos Reis Gusmão Andrade e Elda Silva do Nascimento Melo. Curitiba: CRV, 2016.

XAVIER, Maria das Dores. Representações sociais de licenciandos do curso de Pedagogia da UFRN acerca da prática educativa. 2016. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

Publicado

2024-02-26

Cómo citar

GUIMARÃES FILHO, A. F.; BRITO, R. M. de J.; ANDRADE, E. do R. G. A produção acadêmica sobre Representações Sociais do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e11499, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e11499. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11499. Acesso em: 21 nov. 2024.