Reflexões sobre a empatia e a escuta ativa no contexto escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11420

Palabras clave:

Empatia, Escuta, Adodescência, Contexto Escolar

Resumen

Este estudo objetivou refletir sobre a necessidade da empatia e da escuta ativa no contexto escolar à luz de pressupostos e considerações da Disciplina Positiva (DP) e da Comunicação Não Violenta(CNV). Fundamentando essa reflexão teoricamente, foram consideradas contribuições de Rogers (1980) sobre a escuta ativa, Nelsen (2016), com reflexões sobre a Disciplina Positiva, Rosemberg (2006), acerca da Comunicação Não Violenta, entre outros, bem como de aportes da BNCC (2018). Este trabalho se pauta em pesquisa qualitativa, de modo que o enfoque privilegiou a interpretação do objeto, dada a relevância deste para a compreensão do trabalho. Optou-se metodologicamente por uma revisão bibliográfica, a saber, uma revisão narrativa não sistemática com viés exploratório em busca de tecer considerações. Por fim, percebeu-se que a empatia e a escuta ativa podem contribuir para a construção de uma cultura de acolhimento para superação dos sofrimentos a que estão submetidos os adolescentes da escola pública.

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Biografía del autor/a

Camila Maria Ferreira dos Santos Monteiro, Governo do Estado do Ceará

Professora da rede pública do Governo do Estado do Ceará, coordenadora escolar, mestranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS UECE), psicopedagoga pela Universidade Estadual do Ceará, graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará.

Luciana Martins Quixadá, Universidade Estadual do Ceará

Psicóloga, Pós-Doutora em Psicologia pela UFPE, Doutora em Educação pela UFC. Professora do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde/UECE e do Curso de Psicologia/UECE.

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Publicado

2023-10-11

Cómo citar

MONTEIRO, C. M. F. dos S.; QUIXADÁ, L. M. Reflexões sobre a empatia e a escuta ativa no contexto escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 5, p. e11420, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e11420. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11420. Acesso em: 22 jul. 2024.