Capoeira e terreiros: desmistificando relações entre culturas afro-brasileiras na escola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11413

Palabras clave:

Capoeira, Terreiros, Cultura Afro-brasileira, Escola

Resumen

O objetivo do presente estudo é identificar os aspectos e relações entre capoeira e terreiros que colaboram para uma educação antirracista na escola. A pergunta central do artigo é: Como as africanidades podem ser trabalhadas na escola? Como resultados iniciais é possível perceber as relações entre as manifestações culturais afro-brasileiras tendo em vista que são produções culturais afro-diaspóricas, atravessadas por africanidades e que disseminam os valores civilizatórios. Por fim, é apresentada uma proposta questionadora da realidade que trabalha a relação entre capoeira e terreiros na escola. Como conclusão, é notório que a escola pode e deve albergar a cultura afro-brasileira, pois a capoeira, terreiros e outros patrimônios culturais fomentam uma formação emancipatória e uma educação antirracista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Olímpio Ferreira Neto, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Mestre de Capoeira. Professor de Ciências da Natureza. Advogado. Mestre em Ensino e Formação Docente. Especialista em História e Cultura Africana e Afro-Brasileira.

Citas

ABIB, Pedro Rodolpho Jungers. Capoeira Angola: cultura popular e o jogo dos saberes na roda. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 171–176, 2006. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645622. Acesso em: 22 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.20396/resgate.v12i13.8645622

BRASIL. Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. Disponível em:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12288.htm. Acesso em: 13 jul. 2023.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 13 jul. 2023.

BRASIL. Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989. Define os crimes resultante de preconceito de raça ou de cor. Disponível em:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L7716.htm. Acesso em: 13 jul. 2023.

CAMPOS, Hélio. Metodologia científica: a arte de pesquisar capoeira. Salvador: EDUFBA, 2022.

CAMPOS, Hélio. Capoeira na Universidade: uma trajetória de resistência. Salvador: EDUFBA, 2001.

CANDAU, Vera Maria Ferrão; RUSSO, Kelly. Educação intercultural na América Latina: Uma construção plural, original e complexa. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 29, p. 151-169, jan./abr. 2010. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v10i29.3076

http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v10n29/v10n29a09.pdf. Acesso em: 22 jul. 2023.

CUNHA JUNIOR, Henrique Antunes. História dos afrodescendentes: disciplina do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online), Maringá, v. 21, n. 232, p. 99-113, jan./fev. 2022. Disponível em:

https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/57807. Acesso em: 1 jul. 2023.

CUNHA JUNIOR, H. Bairros negros: ruptura epistêmica do pan-africanismo no Brasil. EXTRAMUROS – Revista de Extensão da UNIVASF, Petrolina, v. suplementar, 2021. Disponível em:

http://www.periodicos2.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/viewArticle/1460. Acesso em: 13 jul. 2023.

CUNHA JUNIOR, Henrique Antunes. Africanidade, Afrodescendência e Educação. Educação em Debate, Fortaleza, ano 23, v. 2, n. 42, p. 5-15, 2001. Disponível em:

https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/14604/3/2001_art_hcunhajr.pdf. Acesso em: 13 jul. 2023.

FERREIRA NETO, José Olímpio; CORREIA, Marley. A patrimonialização dos terreiros de religiões afro-brasileiras. Estadão, São Paulo, 23 de abril de 2023a. Seção Blog do Fausto Macedo. Disponível em: https://www.estadao.com.br/politica/blog-do-fausto-macedo/a-patrimonializacao-dos-terreiros-de-religioes-afro-brasileiras/.Acesso em: 06 de jul. 2023.

FERREIRA NETO, José Olímpio; CORREIA, Marley. Capoeira e Terreiros: dismistificando africanidades (plano de trabalho). 2023b.

FERREIRA NETO, José Olímpio. O projeto A Capoeira na Escola: diálogo possíveis. Revista Educação Física, Saúde e Esporte (REFISE), Juazeiro do Norte, v. 3, n. 1, Edição Especial, p. 190-203, 2020. Disponível em: https://refise.ifce.edu.br/refise/article/view/82. Acesso em: 24 jul. 2023.

FERREIRA NETO, José Olímpio. O Princípio Jurídico-Político da Participação Popular no Reconhecimento da Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil e da Humanidade. 2018. 69f. Monografia (Graduação em Direito) – Centro de Ciências Jurídicas, Universidade de Fortaleza. Fortaleza, 2018a.

FERREIRA NETO, José Olímpio. A Capoeira na Escola: uma experiência registrada em documentário. 40 f. Monografia (Graduação em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esportes, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2018b.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL - IPHAN. Dossiê Inventário para Registro e Salvaguarda da Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil. Brasília - 2007. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Dossi%C3%AA_capoeira.pdf. Acesso em: 9 jul. 2023.

KILOMBA, Grada. Memórias de Plantação: episódios de racismo cotidiano. Episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Editora de Livros Cobogó, 2019. p. 33-46.

LIMA, Alessandra Rodrigues. Patrimônio Cultural Afro-brasileiro e o Registro de Bens Imateriais: alcances e limitações. Cadernos Naui: Núcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 39-58, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/219592/2.Patrim%C3%B4nio%20Cultural%20Afro-Brasileiro%20e%20o%20Registro%20de%20Bens%20Imateriais_%20Alcances%20e%20Limita%C3%A7%C3%B5es%20-%20Alessandra%20Lima.pdf?sequence=1. Acesso em: 24 jul. 2023.

MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania de exceção, política de morte. São Paulo: N-1 Edições, 2018.

QUEIROZ, Hermano Fabrício Oliveira Guanais e. O Patrimônio Cultural Imaterial e a força normativa da Convenção para (da) Humanidade. Cadernos Naui: Núcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 14-37, 2020. Semestral. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219591. Acesso em: 9 jul. 2023.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de Fala. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

SILVA, Robson Carlos da. Educação, Cultura e Escola: A escola de capoeira e as interlocuções possíveis entre o formal e o não formal. In: SILVA, Robson Carlos da; MIRANDA, José da Cruz Bispo de (org.). Cultura, Sociedade e Educação Brasileira: teceduras e interfaces possíveis. Fortaleza: EdUECE, 2015.

SILVA, Robson Carlos da; FERREIRA NETO, José Oímpio. O protagonismo do Grupo Senzala na capoeira de Fortaleza e Teresina (1980-1990). Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1–14, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4551. Acesso em: 21 jul. 2023.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. SILVA, Tomás Tadeu (org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2014. (p. 73-102)

SOARES, Carmem Lúcia; TAFFAREL, Celi; VARJAL, Elisabeth; CASTELLANI FILHO, Lino; ESCOBAR, Michele Ortega.; BRACHT, Valter. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

SPIVAK, Gayatri. Pode o Subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

Publicado

2023-10-11

Cómo citar

FERREIRA NETO, J. O. Capoeira e terreiros: desmistificando relações entre culturas afro-brasileiras na escola. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 5, p. e11413, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e11413. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11413. Acesso em: 24 nov. 2024.