Capoeira e terreiros: desmistificando relações entre culturas afro-brasileiras na escola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11413

Palabras clave:

Capoeira, Terreiros, Cultura Afro-brasileira, Escola

Resumen

O objetivo do presente estudo é identificar os aspectos e relações entre capoeira e terreiros que colaboram para uma educação antirracista na escola. A pergunta central do artigo é: Como as africanidades podem ser trabalhadas na escola? Como resultados iniciais é possível perceber as relações entre as manifestações culturais afro-brasileiras tendo em vista que são produções culturais afro-diaspóricas, atravessadas por africanidades e que disseminam os valores civilizatórios. Por fim, é apresentada uma proposta questionadora da realidade que trabalha a relação entre capoeira e terreiros na escola. Como conclusão, é notório que a escola pode e deve albergar a cultura afro-brasileira, pois a capoeira, terreiros e outros patrimônios culturais fomentam uma formação emancipatória e uma educação antirracista.

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Biografía del autor/a

José Olímpio Ferreira Neto, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Mestre de Capoeira. Professor de Ciências da Natureza. Advogado. Mestre em Ensino e Formação Docente. Especialista em História e Cultura Africana e Afro-Brasileira.

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Publicado

2023-10-11

Cómo citar

FERREIRA NETO, J. O. Capoeira e terreiros: desmistificando relações entre culturas afro-brasileiras na escola. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 5, p. e11413, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e11413. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11413. Acesso em: 22 jul. 2024.