“Disciplinas de expressão” nos programas para as escolas primárias (Distrito Federal, 1929)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11408

Palabras clave:

Reforma da Instrução Pública, Fernando de Azevedo, Escola Nova, História da Educação Brasileira

Resumen

Analisar as propostas para as “disciplinas de expressão” presentes nos Programmas para os Jardins de Infância e para as Escolas Primárias é o objetivo deste estudo. O documento publicado em 1929 e assinado pela comissão composta por Fernando de Azevedo e outros seis educadores organizou as temáticas que deveriam ser trabalhadas no ensino público da capital brasileira. Dentre elas, interessa investigar o conteúdo programático do ensino de linguagem, desenho e trabalhos manuais que tinha por finalidade cultivar, nas crianças, meios de expressarem seus pensamentos e sentimentos. Para tanto, a discussão fundamenta-se teórica e metodologicamente na literatura que elege o impresso em questão como fonte de estudo (VIDAL, 1996; CAMARA, 2004; PAULILO, 2015). Destarte, perscrutar esse manuscrito possibilita o aprofundamento das iniciativas implementadas pela Reforma da Instrução Pública do Distrito Federal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raquel Lopes Pires , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ). Professora substituta na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ).

Citas

AZEVEDO, Fernando de. Introducção. In: DISTRICTO FEDERAL. Programmas para os Jardins de Infancia e para as Escolas Primarias. Rio de Janeiro: Off Graphicos do “Jornal do Brasil”, 1929, p. 3-17.

BALDAN, Merilin. Notas sobre o debate entre a modernidade e a tradição nas ideias pedagógicas nas décadas de 1920 e 1930: o esboço de um conflito. Tese (Doutorado em Educação) ─ Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2373/6798.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 20 de ago. 2023.

BARROS, José D’Assunção. Revolução digital, sociedade digital e pesquisa histórica. In: BARROS, José D’Assunção (Org.). História digital: a historiografia diante dos recursos e demandas de um novo tempo. Petrópolis: Vozes, 2022, p. 11-100.

BRASIL, Eric; NASCIMENTO, Leonardo Fernandes. História Digital: reflexões a partir da Hemeroteca Digital Brasileira e o uso de CAQDAS na reelaboração da pesquisa histórica. Estudos históricos, v. 33, n. 69, p. 196-219, 2020. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/79933/77428 . Acesso em 29 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s2178-14942020000100011

CAMARA, Sônia. A constituição dos saberes escolares e as representações de infância na Reforma Fernando de Azevedo de 1927-1930. Revista Brasileira de História da Educação, n. 8, p. 159-180, 2004. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38684/20213. Acesso em: 20 ago. 2023

CAMARA, Sônia. “Lições para o professorado”: o curso Educação Sanitária (Higiene e Medicina Preventiva) e a formação da professora na cidade do Rio de Janeiro, 1929-1930. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 28, n. 3, p. 775-794, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/WMvjpqdBPNMd9ZKYh8c83mD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 ago. 2023 DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-59702021000300009

CARLI, Deneide Teresinha de. O documento histórico como fonte de preservação da memória. Ágora, v. 23, n. 47, p. 183-197, 2013. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2015/12/pdf_cc074e0e2e_0000015067.pdf. Acesso em 30 ago. 2023.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, v. 2, p. 177-229, 1990. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3986904/mod_folder/content/0/Chervel.pdf. Acesso em 31 ago. 2023.

DE CERTEAU, Michel. A escrita da história. 1. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982. 345p.

DISTRICTO FEDERAL. Decreto n. 2.940, de 22 de novembro de 1928. Regulamenta a lei n. 3.281, de 23 de janeiro de 1928, que organizou o ensino no Districto Federal. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=663816&pesq=%222.940,%20de%2022%20de%20novembro%22&pagfis=10950. Acesso em 23 ago. 2023.

DISTRICTO FEDERAL (Org.). Programmas para os Jardins de Infancia e para as Escolas Primarias. 1. ed. Rio de Janeiro: Off. Graphicos do “Jornal do Brasil”, 1929. 80p.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. 2. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990. 553p.

OLIVEIRA, Lúcia Helena Moreira de Medeiros; GATTI JÚNIOR, Décio. História das instituições educativas: um novo olhar historiográfico. Cadernos de História da Educação, v. 1, n. 1, p. 73-76, 2022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/310/302. Acesso em 31 ago. 2023.

PAULILO, André Luiz. Reforma educacional e sistema público de ensino no Distrito Federal na década de 1920: tensões, cesuras e conflitos em torno da educação popular. Dissertação (Mestrado em Educação) ─ Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

PAULILO, André Luiz. O programa social da Reforma do Ensino de Fernando de Azevedo (Distrito Federal – 1927-1930). Revista eletrônica Documento/Monumento, v. 15, n. 1, p. 235-256, 2015. Disponível em: https://www.ufmt.br/ndihr/revista/revistas-anteriores/revista-dm-15.pdf. Acesso em: 20 ago. 2023

PAULILO, André Luiz; SILVA, José Cláudio Sooma. Urbanismo e educação na cidade do Rio de Janeiro dos anos 1920: aproximações. Revista Educação Pública, v. 21, n. 45, p. 127-143, 2012. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/336/304. Acesso em: 20 ago. 2023.

PIRES, Raquel Lopes. Escritas itinerantes: a Reforma da Instrução Pública do Distrito Federal na revista Pour l’Ère Nouvelle e no Boletim de Educação Pública (1927-1931). Dissertação (Mestrado em Educação) ─ Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/dissertacoes2021/dRaquel%20Lopes%20Pires.pdf. Acesso em 20 de ago. 2023.

SILVA, José Cláudio Sooma. Teatros da Modernidade: representações de cidade e escola primária no Rio de Janeiro e em Buenos Aires nos anos 1920. Tese (Doutorado em Educação) ─ Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://www.proped.pro.br/teses/teses_pdf/2006_1-196-DO.pdf. Acesso em 23 de ago. 2023

SILVA, José Cláudio Sooma; MELO, Victor Andrade de. A Federação Escolar de Escoteiros e a Federação Escolar de Bandeirantes: notas para pensar a educação primária na cidade do Rio de Janeiro em finais dos anos 1920. Cadernos de História da Educação, v. 21, p. 1-18, 2022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/65145/33594. Acesso em: 20 ago. 2023 DOI: https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-80

VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. Pesquisa em História da Educação: acervos, arquivos e a utilização de fontes. Fronteiras: Journal of social, Technological and Environmental Science, v. 3, n. 3, p. 33-47, 2014. Disponível em: http://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/905/816. Acesso em 29 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.21664/2238-8869.2014v3i3.p33-47

VIDAL, Diana Gonçalves. “Educação doméstica” e Reforma da Instrução Pública do Distrito Federal. Cadernos de Pesquisa, n. 99, p. 30-35, 1996. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/783/795. Acesso em: 20 ago. 2023.

VIÑAO, Antonio. A história das disciplinas escolares. Revista Brasileira de História da Educação, v. 8, n. 3, p. 173-215, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5761/576161065001.pdf. Acesso em 30 ago. 2023.

XAVIER, Libânia Nassif. Fernando de Azevedo e o legado de uma geração. In: GARCIA, Walter Esteves (Org.). Educadores brasileiros do século XX. Brasília: Plano Editora, 2002, p. 117-140.

Publicado

2023-10-11

Cómo citar

PIRES , R. L. “Disciplinas de expressão” nos programas para as escolas primárias (Distrito Federal, 1929). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 5, p. e11408, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e11408. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11408. Acesso em: 21 nov. 2024.