“Disciplinas de expressão” nos programas para as escolas primárias (Distrito Federal, 1929)
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11408Palabras clave:
Reforma da Instrução Pública, Fernando de Azevedo, Escola Nova, História da Educação BrasileiraResumen
Analisar as propostas para as “disciplinas de expressão” presentes nos Programmas para os Jardins de Infância e para as Escolas Primárias é o objetivo deste estudo. O documento publicado em 1929 e assinado pela comissão composta por Fernando de Azevedo e outros seis educadores organizou as temáticas que deveriam ser trabalhadas no ensino público da capital brasileira. Dentre elas, interessa investigar o conteúdo programático do ensino de linguagem, desenho e trabalhos manuais que tinha por finalidade cultivar, nas crianças, meios de expressarem seus pensamentos e sentimentos. Para tanto, a discussão fundamenta-se teórica e metodologicamente na literatura que elege o impresso em questão como fonte de estudo (VIDAL, 1996; CAMARA, 2004; PAULILO, 2015). Destarte, perscrutar esse manuscrito possibilita o aprofundamento das iniciativas implementadas pela Reforma da Instrução Pública do Distrito Federal.
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Citas
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