Trajetórias de coordenadoras pedagógicas em face da formação continuada de professores na escola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e11236

Palabras clave:

Trajetória de atuação., CCoordenador pedagógico., Formação continuada.

Resumen

Este artigo apresenta reflexões acerca da formação continuada de professores a partir da narrativa da trajetória de atuação de coordenadoras pedagógicas cearenses. A análise objetiva discutir como a trajetória formativa de duas coordenadoras pedagógicas reverberou nas suas atuações na formação continuada de professores na escola. Sustenta-se teoricamente nos estudos de Placco e Souza (2017), García (2013), Imbernón (2010), Alarcão (2011) e Vieira (2011); e, do ponto de vista metodológico, encontra suporte na abordagem qualitativa de pesquisa na perspectiva postulada por Lüdke e André (1986), na observância dos aspectos dialéticos e das subjetividades dos sujeitos tal como proposto por Ghedin e Franco (2011), bem como na entrevista narrativa com duas coordenadoras cearenses que vivenciaram a função em períodos distintos, referenciadas em Passeggi (2011), Delory-Momberger (2012) e Falcão e Farias (2020). A partir da análise das narrativas conclui-se que as coordenadoras pedagógicas desempenham importante papel na formação dos seus pares no contexto escolar, ainda que esta seja uma atuação perpassada por inúmeras dificuldades. A práxis dessas coordenadoras, conforme evidenciam as narrativas examinadas, tem tecido caminhos de enfrentamento dos desafios encontrados para dar conta dos seus fazeres pedagógicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Aparecida Alves da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Integrante do Grupo de Estudos Práticas Educativas Memórias e Oralidades. 

Francinalda Machado Stascxak, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Integrante do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO/UECE). Professora efetiva da Rede Municipal de Fortaleza.

Iris Martins de Souza Castro, Secretaria Estadual de Educação do Ceará

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Graduada em Letras pela mesma instituição. Professora efetiva da Rede Estadual de ensino (Ceará), atuando no ensino médio.

Citas

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção questões da nossa época; v. 8).

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Professores do PED criam Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores. Psicologia da Educação. São Paulo, 35, 2012. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/8459 Acesso em: dez. 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: dez. 2020.

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: dez. 2020.

CHRISTOV, L. H. da S.; LARA, R. de S. B. Especialização em coordenação pedagógica: uma experiência de formação de coordenadores. In: ALMEIDA, L. R. de; PLACCO, V. M. N. de S. (Orgs.). O coordenador pedagógico e a legitimidade de sua atuação. São Paulo: Edições Loyola, 2017.

DELORY-MOMBERGER, C. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782012000300002 & script= sci_arttext & tlng=pt. Acesso em: dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000300002

FALCÃO, G. M. B.; FARIAS, I. M. S. de. Identidade e formação docente: metamorfose de uma guerreira. Revista FAEEBA - Ed. e Contemp., Salvador, v. 29, n. 57, p. 175-189, jan./mar. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8278. Acesso em: dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p175-189

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GARCÍA, C. M. Formação de professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2011.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Artmed editora, 2010.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

PASSOS, L. F.; ANDRÉ, M. E. D. A. de. O trabalho colaborativo, um campo de estudo. In: ALMEIDA, L. R. de; PLACCO, V. M. N. de S. (Orgs.). O coordenador pedagógico e o trabalho colaborativo na escola. São Paulo: Edições Loyola, 2016.

PASSEGGI, M. da C. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, v. 41, n. 1, 2016. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267. Acesso em: dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9267

PASSEGGI, M. da C.; SOUZA, E. C. de; VICENTINI, P. P. Entre a vida e a formação: Pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, v. 27, n. 01, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000100017. Acesso em: dez. de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000100017

PIERINI, A. S.; ARAGÃO, A. M. F. de. In: ALMEIDA, L. R. de; PLACCO, V. M. N. de S. (Orgs.). O coordenador pedagógico no espaço escolar: articulador, formador e transformador. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

PLACCO, V. M. N. de S.; SOUZA, V. L. T. de. A constituição identitária de professores em contexto. In: ALMEIDA, L. R. de; PLACCO, V. M. N. de S. (Orgs.). O coordenador pedagógico e o trabalho colaborativo na escola. São Paulo: Edições Loyola, 2016.

PLACCO, V. M. N. de S.; SOUZA, V. L. T. de. Um, nenhum e cem mil: a identidade do coordenador pedagógico e as relações de poder na escola. In: ALMEIDA, L. R. de; PLACCO, V. M. N. de S. (Orgs.). O coordenador pedagógico e a legitimidade de sua atuação. São Paulo: Edições Loyola, 2017.

PLACCO, V. M. N. de S.; ALMEIDA, L. R. de. SOUZA, V. L. T. de. O coordenador pedagógico e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. Relatório de pesquisa desenvolvido pela Fundação Carlos Chagas por encomenda da Fundação Victor Civita. São Paulo: FVC, 2011. Disponível em:

http://www.cefaprocuiaba.com.br/up/Pesquisa_FVC.pdf. Acesso em: nov. 2020.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. - Campinas, SP: Autores Associados, 2013 - (Coleção memória da educação).

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010

VIEIRA, A. P. G. F. Formação dos gestores escolares no contexto das políticas de avaliação da aprendizagem. 2011. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2011.

VIEIRA, H. P.; THERRIEN, J.; CASTRO, F. M. F. M. Saberes da docência universitária na percepção de professores da educação básica. Revista Educação em perspectiva, v. 8, n. 2, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6966. Acesso em: dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.881

Publicado

2023-09-20

Cómo citar

COSTA, M. A. A. da; STASCXAK, F. M.; CASTRO, I. M. de S. Trajetórias de coordenadoras pedagógicas em face da formação continuada de professores na escola. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 5, p. e11236, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e11236. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11236. Acesso em: 21 nov. 2024.