Formação inicial de professores que ensinam matemática: ampliando o processo formativo para além do “ligue os pontos”
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11102Palabras clave:
Formação de professores, Estágio Supervisionado, Educação Infantil, Ensino da MatemáticaResumen
Neste trabalho, objetiva-se apontar proposições sobre a prática pedagógica a partir de estudos desenvolvidos na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado na educação infantil com conceitos matemáticos, diante do cenário atípico da pandemia de Covid-19, que assolou o mundo. Discute-se o papel atribuído à educação nesse contexto e se reafirma a indispensabilidade da escola e do ensino à apropriação dos conhecimentos elaborados pela humanidade e sua função essencial à constituição das novas gerações. A metodologia consiste em uma intervenção realizada com uma turma com crianças de 3 a 4 anos de um Centro de Educação Infantil, com base no conteúdo de medidas padronizadas e não padronizadas de comprimento, massa e capacidade através de ações de ensino pautadas na Teoria Histórico-Cultural e na Atividade Orientadora de Ensino, as quais objetivam explorar o conteúdo além do “ligue os pontos”.
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