Reforma do Estado e da Educação Profissional nos anos 1990: alinhamento do CEFET-RN às imposições neoliberais
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11075Palabras clave:
Educação profissional, Neoliberalismo, CurrículoResumen
Na década de 1990, o aprofundamento do ideário neoliberal no Brasil trouxe, como efeito, a Reforma do Estado e da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Neste artigo, analisamos a aderência do currículo do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET-RN) às orientações do projeto neoliberal imposto pelos organizamos internacionais. A metodologia constou de pesquisa documental tendo como fontes a legislação produzida à época e o Projeto de Reestruturação Curricular do CEFET-RN, criado em 1999. Conclui-se que a instituição seguiu as determinações das diretrizes criadas pelo Ministério da Educação e pelos organismos financiadores da Reforma, a exemplo do Programa de Reforma da Educação Profissional.
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