Intervenção pedagógica antirracista à Educação Escolar Quilombola: uma proposta teórica para o ensino de Geometria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11013

Palabras clave:

Intervenção Pedagógica Antirracista, Pedagogia Engajada, Etnomatemática, Geometria

Resumen

Este trabalho teve por objetivo construir uma proposta teórica de intervenção pedagógica antirracista para comunidades de escolas com currículo voltado para Educação Escolar Quilombola. Baseando-se na Pedagogia Engajada de Bell Hooks e na Etnomatemática de Ubiraran D’Ambrosio como referencial teórico, a proposta ficou organizada em dois ciclos. No primeiro, a reflexão foi sobre as implicações das comunidades quilombolas na formação do povo brasileiro, bem como no reconhecimento e no respeito das pessoas quilombolas como sujeitos históricos e culturais que devem ser valorizados. No segundo ciclo, apresentamos uma proposta de formação continuada para professores que ensinam Matemática com foco no combate ao racismo. Entre os resultados, destaca-se a proposição de cinco tarefas matemáticas que articulam Geometria e Antirracismo. Conclui-se que esta proposta promoverá entre a comunidade escolar uma redução das atitudes e comportamentos racistas na escola, em que a diversidade é um elemento de constituição do povo brasileiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Pereira da Costa, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades pela UFOB. Licenciado em Ciências - Matemática pela UFCG, Licenciado em Pedagogia pela UNINASSAU; Tecnólogo em Automação Industrial pelo IFPB. Mestre e Doutor em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE. Professor na Universidade Federal do Oeste da Bahia.

Citas

ALMEIDA, S. L. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019. 264p.

AKOTIRENE, C. Interseccionalidade: feminismos plurais/ Carla Akotirene. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. 152p.

BISPO, A. Colonização, quilombos: modos e significações. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa – INCTI: Brasília, 2015. 150p.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira”, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 01 de dezembro de 2022.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 7.716 de 05 de Janeiro de 1989. Lei que estabelece o código penal sobre crime de racismo. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7716.htm. Acesso em: 01 de dezembro de 2022.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 01 de dezembro de 2022.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 8, de 20 de novembro de 2012. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN82012.pdf?query=ensino%20m%C3%A9dio. Acesso em: 01 de dezembro de 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 01 de dezembro de 2022.

CORRÊA, R. A. O racismo que se perpetua entre os muros das escolas do Brasil. Carta Campinas, Campinas, 03 de maio de 2018. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/o-racismo-que-se-perpetua-entre-os-muros-das-escolas-do-brasil/?gclid=EAIaIQobChMI58OD7K3e6gIVlYWRCh3xjgu9EAAYAiAAEgKLz_D_BwE> Acesso em: 21 de julho de 2022.

D’AMBROSIO, U. O programa Etnomatemático: Uma síntese. Acta Scientía, v.10, n.1, p.6-17, 2008. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/74/66. Acesso em: 25 jun. 2023.

FARIAS, L. S.; PEREIRA, P. H. S. Racismo e Identidade Negra em Escolas Quilombolas do Município de Arapiraca. VI Congresso Sergipano de História, Aracaju, 2018. Anais [...] Aracaju, 2018. p. 1-11. Disponível em: http://www.encontro2018.se.anpuh.org/resources/anais/8/1541038096_ARQUIVO_1AtigoANPUHSE.pdf. Acesso em: 06 de jan. 2023.

FILME/SÉRIE: Quilombos da Bahia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gfGLly-P6HQ&t=1s

GOMES, N. L. Cultura negra e educação. Revista Brasileira de Educação. ANPED, n. 23, 2003, p. 77-89.

GONZALEZ, L. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, Nº. 92/93 (jan./jun.). 1988, p. 69-82. Disponível em: https://institutoodara.org.br/wp-content/uploads/2019/09/a-categoria-polc3adtico-cultural-de-amefricanidade-lelia-gonzales1.pdf. Acesso em: 02 jun. 2022.

HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013. 283p.

LEITE, A. O. F. Princípios da gestão escolar democrática. 2012. Disponível em: <http://www.redentor.inf.br/arquivos/pos/publicacoes/04122012Acenilia%20de%20oliveira%20Felix%20Leite%20-%20TCC.pdf > Acesso em: 22 de julho de 2020.

MIRANDA, A. M. R. O racismo no ambiente escolar: Como enfrentar esse desafio? Porto das Letras, v. 02, p. 88-99, 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/2477/892. Acesso em: 02 jun. 2022.

MOMBAÇA, J. Rumo à uma redistribuição desobediente de gênero e anticolonial da violência. São Paulo: Fundação Bienal (32a. Bienal de São Paulo – Incerteza Viva) e OIP – oficina imaginação política, p.1-20, 2017. Disponível em: http://imgs.fbsp.org.br/files/62cc76f73d2d77003436339c56954187.pdf. Acesso em: 02 jun. 2022.

FARIAS, L. S.; PEREIRA, P. H. S. Racismo e Identidade Negra em Escolas Quilombolas do Município de Arapiraca. VI Congresso Sergipano de História, Aracaju, 2018. Anais [...] Aracaju, 2018. p. 1-11. Disponível em: http://www.encontro2018.se.anpuh.org/resources/anais/8/1541038096_ARQUIVO_1AtigoANPUHSE.pdf. Acesso em: 06 de jan. 2023.

MOURA, N. M. P.; ROCHA, K. L. S.; ROCHA, J. M. O combate ao preconceito: relato de uma atividade interdisciplinar nas séries iniciais. VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, Santa Cruz do Sul, 2016. Anais [...] Santa Cruz do Sul, 2016. p. 1-2. Disponível em: https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/sepedu/article/view/14805/3147. Acesso em: 22 de julho de 2022.

O TRIUNFO. Direção: Randa Haines. Produção de Murray Ord, Howard Burkons, Jordy Randall. Estados Unidos: TNT, 2006. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9CEF0hYuVaA> Acesso em: 25 jun. 2023.

OYĚWÙMÍ, O. A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero / Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí; tradução Wanderson Flor do Nascimento. 1. ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021. 324p.

PLATAFORMA PCTV. Interseccionalidade LGBT+ "Na diversidade, construir Quilombos!" com Fah Moraes. [2021]. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=T_dQOT8kVBM&t=467s. Acesso em: 10 de dezembro de 2022.

PORFÍRIO, F. Racismo. Brasil Escola, 2020. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/racismo.htm. Acesso em: 21 de julho de 2020.

SANTOS, R. E.; CORRÊA, G. S.; SANTOS, R. C. Oficinas “racismo e educação”: experiências de atuação de uma pesquisa-ação na aplicação da lei 10.639/031. e-Mosaicos – Revista Multidisplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (Cap-UERJ), v.7, n.16, 2018, p. 125-140. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/viewFile/29424/28176. Acesso em: 02 jun. 2022.

Publicado

2024-04-01

Cómo citar

COSTA, A. P. da. Intervenção pedagógica antirracista à Educação Escolar Quilombola: uma proposta teórica para o ensino de Geometria. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e11013, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e11013. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11013. Acesso em: 21 nov. 2024.