Alfabetização geográfica na Educação Infantil: ausências na BNCC e suas interferências na aprendizagem da geografia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10985

Palabras clave:

Alfabetização Geográfica, Educação Infantil, BNCC.

Resumen

A Geografia, bem como as demais ciências, devem ser trabalhadas desde a educação infantil, na busca da construção integral dos alunos. Dentro desta perspectiva surge a necessidade de se investigar como acontece o processo de alfabetização geográfica na educação infantil a partir das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no intuito de responder a seguinte questão principal: as ausências na BNCC referente ao processo de alfabetização geográfica interferem no processo de ensino aprendizagem da Geografia no ensino fundamental? E para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com base no estudo da BNCC que demonstrou, preliminarmente, que a mesma não preconiza nenhum processo de alfabetização de forma direta, nem tão pouco a geográfica, e que essa ausência traz consequências no processo de ensino-aprendizagem da Geografia no ensino fundamental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cláudia Pinheiro Nascimento, Centro Universitário UniProjeção

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005), Graduação em Pedagogia pela Faculdade FIBRA - Brasília (2020), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2009) e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2016). Pós-Doutorado pela Universidade de Brasília.

Francisco Thiago Silva, Universidade de Brasília

Professor Adjunto e atual chefe do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação - UnB na área de Currículo, Didática e Avaliação. Professor credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional (PPGE-MP) na UnB. Pós-Doc (2023) em Educação (PPGE) na linha de Pesquisa "Currículo, Formação de Professores e Saberes Docentes" pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutor e Mestre em Educação e Currículo (2017) pela Universidade de Brasília, UnB. Possui Licenciatura em História e em Pedagogia. Especialista em História Afro-brasileira e Africana. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPQ): "Currículo e Processo Formativo: inovação e interdisciplinaridade". Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Currículo: Concepções Teóricas e Práticas Educativas - CNPQ " . Pesquisador filiado A Associação Brasileira de Currículo - ABdC .Investigador na área de Currículo, Didática e Formação de Professores, Educação das Relações Étnico-Raciais, Direitos Humanos, Currículo Integrado, Interdisciplinariedade, Eixo Estruturante e transversalidade e Ensino de História . Foi professor efetivo da Secretaria de Educação do Distrito Federal entre 2005-2018 e do Centro Universitário Projeção entre 2014 e julho de 2018.

Citas

BECKER, F. O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire: da ação à operação. Petrópolis: Vozes, 2010.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: História, Geografia. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. v. 5

BRASIL. Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender. 1.ed. – Brasília: MEC /SEB, 2016. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/obeducpacto/files/2019/08/Caderno-1-Docencia-na-Educacao-Infantil.pdf. Acesso em 30 de janeiro de 2022

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: HUCITEC, 1996.

CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. (org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2002, p. 183 -103.

CARNEIRO, Maristela. História da Educação. Curitiba: IESDE Brasil, 2017.

CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

CASTELLAR, S.; M.; V. Educação geográfica: A psicogenética e o conhecimento escolar. Caderno Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 209-225, 2005.

CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2019. (Coleção ideias em ação).

FERREIRO, E. Com Todas as Letras. São Paulo: Cortez, 1999. 102p v.2.

FERREIRA. E. Reflexões sobre alfazetização. São Paulo: Cortez, 2011.

FREITAS, L. C. Políticas de responsabilização: entre a falta de evidência e a ética. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 148, p. 348-365, 2013.

MALANCHEN, J.; OLIVEIRA, A. D. de. O trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da pedagogia histórico-crítica? Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 19, p. 86-102, 2022.

OLIVEIRA, Lívia de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. Tese (Livre Docência). Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Rio Claro, 1978.

OLIVEIRA, Lívia de. A construção do espaço, segundo Jean Piaget. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 17, n. 33, p. 105-117, dez. 2005.

OLIVEIRA, Lívia de. Entrevista. Geosul, v.22, n.43, 2007.

OLIVEIRA, Lívia de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2011.

PASSINI, Elza, Yazuko. Aprendizagem significativa de gráficos no ensino de Geografia. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2011.

PASSINI, Elza, Yazuko. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem de Geografia. São Paulo: Cortez, 2012.

PAULA, Alessandra Valéria.; SILVA, Francisco Thiago. O grau de adesão dos currículos subnacionais à BNCC. Revista Interfaces da Educação, v. 12, p. 686-718, 2021.

PIAGET, Jean.; INHELDER, Barbel. A representação no espaço da criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

PIMENTEL, Adriana. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 179-195, novembro, 2001.

SILVA, Daiane Magalhães; CABÓ, Leonardo José Freire. As Contribuições da Geografia na Educação Infantil: Processo de Ensino e Aprendizagem Utilizando o Espaço Geográfico. Anais CINTEDI, v. 1, n. 1, 2014. Disponível em: Acessado em: 28 de fevereiro de 2022.

SILVA, Francisco Thiago. O nacional e o comum no ensino médio: autonomia docente na organização do trabalho pedagógico. Revista Em Aberto, v. 33, p. 155-172, 2020.

SIMIELLI, Maria Elena Ramos. O mapa como meio de comunicação: implicações no ensino da Geografia do 1º grau. 1986. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 1986.

SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Cartografia e ensino: proposta e contraponto de uma obra didática. 1997. Tese (Livre Docência). Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.

SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Cartografia no Ensino Fundamental e Médio. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Organizadora). A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.

SIMIELLI, Maria Elena Ramos. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2011.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.8i1.0013

Publicado

2024-06-28

Cómo citar

NASCIMENTO, C. P.; SILVA, F. T. Alfabetização geográfica na Educação Infantil: ausências na BNCC e suas interferências na aprendizagem da geografia . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e10985, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e10985. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10985. Acesso em: 21 nov. 2024.