Alfabetização geográfica na Educação Infantil: ausências na BNCC e suas interferências na aprendizagem da geografia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10985

Palabras clave:

Alfabetização Geográfica, Educação Infantil, BNCC.

Resumen

A Geografia, bem como as demais ciências, devem ser trabalhadas desde a educação infantil, na busca da construção integral dos alunos. Dentro desta perspectiva surge a necessidade de se investigar como acontece o processo de alfabetização geográfica na educação infantil a partir das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no intuito de responder a seguinte questão principal: as ausências na BNCC referente ao processo de alfabetização geográfica interferem no processo de ensino aprendizagem da Geografia no ensino fundamental? E para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com base no estudo da BNCC que demonstrou, preliminarmente, que a mesma não preconiza nenhum processo de alfabetização de forma direta, nem tão pouco a geográfica, e que essa ausência traz consequências no processo de ensino-aprendizagem da Geografia no ensino fundamental.

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Biografía del autor/a

Cláudia Pinheiro Nascimento, Centro Universitário UniProjeção

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005), Graduação em Pedagogia pela Faculdade FIBRA - Brasília (2020), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2009) e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2016). Pós-Doutorado pela Universidade de Brasília.

Francisco Thiago Silva, Universidade de Brasília

Professor Adjunto e atual chefe do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação - UnB na área de Currículo, Didática e Avaliação. Professor credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional (PPGE-MP) na UnB. Pós-Doc (2023) em Educação (PPGE) na linha de Pesquisa "Currículo, Formação de Professores e Saberes Docentes" pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutor e Mestre em Educação e Currículo (2017) pela Universidade de Brasília, UnB. Possui Licenciatura em História e em Pedagogia. Especialista em História Afro-brasileira e Africana. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPQ): "Currículo e Processo Formativo: inovação e interdisciplinaridade". Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Currículo: Concepções Teóricas e Práticas Educativas - CNPQ " . Pesquisador filiado A Associação Brasileira de Currículo - ABdC .Investigador na área de Currículo, Didática e Formação de Professores, Educação das Relações Étnico-Raciais, Direitos Humanos, Currículo Integrado, Interdisciplinariedade, Eixo Estruturante e transversalidade e Ensino de História . Foi professor efetivo da Secretaria de Educação do Distrito Federal entre 2005-2018 e do Centro Universitário Projeção entre 2014 e julho de 2018.

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Publicado

2024-06-28

Cómo citar

NASCIMENTO, C. P.; SILVA, F. T. Alfabetização geográfica na Educação Infantil: ausências na BNCC e suas interferências na aprendizagem da geografia . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e10985, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e10985. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10985. Acesso em: 22 jul. 2024.