Alfabetização geográfica na Educação Infantil: ausências na BNCC e suas interferências na aprendizagem da geografia
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10985Palavras-chave:
Alfabetização Geográfica, Educação Infantil, BNCC.Resumo
A Geografia, bem como as demais ciências, devem ser trabalhadas desde a educação infantil, na busca da construção integral dos alunos. Dentro desta perspectiva surge a necessidade de se investigar como acontece o processo de alfabetização geográfica na educação infantil a partir das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no intuito de responder a seguinte questão principal: as ausências na BNCC referente ao processo de alfabetização geográfica interferem no processo de ensino aprendizagem da Geografia no ensino fundamental? E para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com base no estudo da BNCC que demonstrou, preliminarmente, que a mesma não preconiza nenhum processo de alfabetização de forma direta, nem tão pouco a geográfica, e que essa ausência traz consequências no processo de ensino-aprendizagem da Geografia no ensino fundamental.
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