Educação Profissional Inclusiva: Proposta de Formação para Estudantes Bolsistas do Campus Apodi do IFRN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10959

Palabras clave:

Educação Profissional, Educação Inclusiva, Acessibilidade, Formação Integral, Produto Educacional

Resumen

Este estudo objetivou avaliar as contribuições pedagógicas de um curso de formação para estudantes bolsistas vinculados a programas institucionais do Campus Apodi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), com vistas à melhoria do processo inclusivo de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). O referido curso, descrito por Lira e Amaral (2023), enquadra-se na categoria de produto educacional. A abordagem metodológica configurou-se como qualitativa, de natureza aplicada, adotando a intervenção pedagógica como método, fundamentado em Damiani et al (2013). Verificamos que o curso contribuiu com a disseminação de conhecimentos atitudinais a partir do fortalecimento de valores que promoveram uma reflexão crítica acerca das normas que regem as relações sociais. Concluímos que a educação profissional, na sua concepção de formação integral, cumpre com duplo papel de preparar os indivíduos com e sem NEE para a inserção na vida produtiva e para construção de uma sociedade inclusiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jordana Tavares de Lira, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Ciências Biológicas e em Pedagogia (UFRN), Especialista em Educação Inclusiva (IFRN) e em Neuropsicopedagogia (UFRN). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT (IFRN), atua como Técnica em Assuntos Educacionais no IFRN.

José Araújo Amaral, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutor e Mestre em Biotecnologia (ICB-USP/Instituto Butantan). Biólogo pelo IB/USP. Professor do IFRN, campus Mossoró. Professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Profissional ProfEPT/IFRN-polo Mossoró e Especialização em Educação e Contemporaneidade (IFRN/Mossoró).

Fábio Alexandre Araújo dos Santos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutor e Mestre em Educação. Pedagogo. Professor do IFRN. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional ProfEPT/IFRN.

Citas

BRASIL. Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 25 mai. 2023.

CARVALHO, Rosita Edler. Escola Inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva: com os pintos nos “is”. 9. ed. Porto Alegre: Mediação, 2018.

CARVALHO, Rosita Edler. Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva. 11. ed. Porto Alegre: Mediação, 2019.

DAMIANI, Magda Floriana et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 45, p. 57-67, 2013, 11. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/3822. Acesso em: 26 dez. 2023.

FREIRE, Paulo. Política e educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Conselho Superior. Resolução Nº 14/2017-CONSUP, de 23 de março de 2017. Aprova as normas regulamentadoras do Programa de Tutoria e Aprendizagem de Laboratório – TAL no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal: Conselho Superior, 2017.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Conselho Superior. Resolução Nº 34/2017-CONSUP, de 31 de julho de 2017. Aprova o Regulamento do Programa de Apoio à Formação Estudantil no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal: Conselho Superior, 2017.

LIRA, Jordana Tavares de; AMARAL, José Araújo. Curso de formação para estudantes bolsistas: um produto educacional voltado à diminuição das barreiras atitudinais na educação profissional. In: AMARAL, José Araújo; DANTAS, Aleksandre Saraiva; ALVES, Sandra Maria Campos. Produtos Educacionais: Socializando a Diversidade e os Processos de Elaboração no ProfEPT. 1. ed. Natal: Editora IFRN, 2023. p. 124-156. ISBN 978-85-8333-296-1. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2417. Acesso em: 30 jun. 2023.

LISBOA, Rodrigues dos Santos. MENDES, Vera Lúcia Peixoto Santos. LIMA, Wandillson Alisson Silva. Implementação da Política de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas nos Institutos Federais Brasileiros. Revista de Políticas Públicas, São Luís v. 23, n. 2, p. 566-585, 2019. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/13074/7195. Acesso em: 12 dez. 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio da Pesquisa Social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org). Pesquisa Social. 23.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

PACHECO, Eliezer. Desvendando os Institutos Federais: Identidade e Objetivos. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n° 1, p. 4 – 22. 2020. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/575/437. Acesso em: 2 mai. 2020.

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.

RAMOS, Marise, Possibilidades e desafio na organização do currículo integrado. IN.: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (orgs). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 8. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2010.

Publicado

2024-02-22

Cómo citar

LIRA, J. T. de; AMARAL, J. A.; SANTOS, F. A. A. dos. Educação Profissional Inclusiva: Proposta de Formação para Estudantes Bolsistas do Campus Apodi do IFRN. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e10959, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e10959. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10959. Acesso em: 23 nov. 2024.