Cinema negro e educação antirracista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10862

Palabras clave:

Cinema negro, Educação antirracista, Cotidiano escolar

Resumen

Este artigo tem como objetivo principal pensar o cinema negro na construção de uma educação antirracista. Para tanto, consideramos necessário realizar uma breve contextualização acerca das relações raciais na sociedade (CARNEIRO; 2005; GONZALEZ, 1983; NASCIMENTO, 1978; SOUZA, 1983) e da educação antirracista numa perspectiva decolonial (MIGNOLO, 2003; OLIVEIRA; CANDAU, 2010; WALSH, 2005). Ademais, produzimos uma síntese da trajetória do cinema no que concerne às questões raciais (CARVALHO, 2022; SOARES, 2009), dando enfoque às discussões referentes ao cinema negro (PRUDENTE, 2018, 2019; SOUZA, 2013, 2020). Posto isso, levantamos reflexões sobre o papel pedagógico do cinema (BENATTI; TERUYA, 2022; FREITAS; COUTINHO, 2013) e as potencialidades do cinema negro na construção de um currículo antirracista no cotidiano escolar. Por fim, como contribuição para se pensar uma história a contrapelo (BENJAMIN, 2012) na escola, apresentamos uma proposta didática para a abordagem de uma epistemologia Afro-Brasileira através do filme “Ewé de Òsányìn: o segredo das folhas”.

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Biografía del autor/a

Emanuele de Souza Pacheco, Faculdade SESI de Educação

Mestre em Educação e graduada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do curso de Linguagens na Faculdade SESI de Educação (FASESP)

Âni Medeiros Alves de Queiroz, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal pelo Damásio Educacional. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco

Luis Antônio da Silva Soares, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local e graduado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Renato Ponzetto Aymberé, Faculdade SESI de Educação

Mestre em Ciências Sociais e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Graduado em História pela Centro Universitário FIEO (UNIFIEO). Docente do curso de Ciências Humanas na Faculdade SESI de Educação (FASESP)

Hugo César Bueno Nunes, Faculdade SESI de Educação

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo - USP, mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu-SP - USJT (2010), Especialização em Língua Portuguesa e Literatura no contexto educacional (2021), MBA em Gestão Empresarial - UNICSUL (2019), Especialização em Lutas e Artes Marciais - UGF (2012), Especialização em Gestão Escolar - UNIG (2006), Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário UNIFIEO (2004). Graduando em Filosofia pela Universidade Sul de Santa Catarina - UNISUL/SC. Coordenador de Curso - Licenciatura em Ciências Humanas - Faculdade SESI de Educação/FASESP. Coordenador da Pós-Graduação da Faculdade SESI-SP de Educação/FASESP. Coordenador do Grupo de Estudos da Diferença na Educação - GEDE/FASESP. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar - GPEF/FEUSP. 

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Publicado

2023-09-25

Cómo citar

PACHECO, E. de S.; QUEIROZ, Âni M. A. de; SOARES, L. A. da S.; AYMBERÉ, R. P.; NUNES, H. C. B. Cinema negro e educação antirracista. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 5, p. e10862, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e10862. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10862. Acesso em: 24 nov. 2024.