Apropriação do conhecimento científico do aluno surdo no ensino superior durante a pandemia da covid-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10814

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Surdo, Ensino Superior

Resumen

A presente pesquisa é um recorte de um trabalho de mestrado desenvolvido na Universidade Regional do Cariri, que se propôs a investigar o processo de inclusão e apropriação de conhecimentos por um aluno surdo na IES. Entrevistamos professores, tradutores-intérpretes de Libras e um aluno surdo. Como objetivo geral, buscamos compreender o processo de apropriação do conhecimento científico de um aluno surdo durante a pandemia. A pesquisa se caracterizou um estudo de caso, no qual foi possível conhecer a rotina vivenciada na pandemia e como ocorreram as aulas, especificamente para o aluno surdo e seu processo de apropriação dos conhecimentos científicos. Como resultados, verificamos que as aulas, por terem acontecido de forma remota, causaram determinados bloqueios no processo de ensino e aprendizagem, e o não domínio da Libras pelos docentes e alunos ouvintes mostrou-se como um impedimento na comunicação. Portanto, o processo de apropriação dos conhecimentos científicos pelo aluno surdo apresentou fragilidades.

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Biografía del autor/a

Elisiane Alves Dias, Universidade Regional do Cariri

Graduada em Pedagogia (URCA), Mestra em Educação pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Especialista em Língua Brasileira de Sinais (FIP), e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Ensino Superior (GEPEIES).

George Pimentel Fernandes, Universidade Regional do Cariri

Licenciatura em Pedagogia (UECE), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do Mestrado profissional em Educação (MPEDU) e do Mestrado Profissional Ensino de Física (SBF/URCA).

Arlane Markely dos Santos Freire, Secretaria Municipal de Educação SME/Crato-CE

Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG). Professora da rede pública do município de Crato/CE, e Membro do Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional do Laboratório de Pesquisa em Política Educacional (LEPPE).

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Publicado

2024-05-02

Cómo citar

DIAS, E. A.; FERNANDES, G. P.; FREIRE, A. M. dos S. Apropriação do conhecimento científico do aluno surdo no ensino superior durante a pandemia da covid-19. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 6, p. e10814, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e10814. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10814. Acesso em: 3 dic. 2024.