Representações sociais de docentes da educação profissional

estado de conhecimento na pós-graduação brasileira em educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10618

Palabras clave:

Representações sociais, Educação profissional, Docência, Professores

Resumen

O presente artigo é fruto de uma investigação de estado de conhecimento que teve como escopo mapear pesquisas de mestrado e de doutorado, no campo da educação, acerca de representações sociais de professores da modalidade de educação profissional. Para tanto, nos amparamos no percurso metodológico do estado do conhecimento (MOROSINI; FERNANDES, 2014; MOROSINI, 2015). A pesquisa elegeu como base de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e tomou como corpus de análise teses e dissertações, de programas pós-graduação em educação no Brasil. Após aplicação de critérios de inclusão e de exclusão, foram selecionados cinco trabalhos para serem analisados com maior profundidade. Os resultados revelam que há poucos trabalhos de teses e dissertações na área de estudos da educação profissional que adotam como aporte teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais (TRS) proposta por Serge Moscovici (1961), sobretudo no que se refere à docência na modalidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciane Soares Almeida, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Avançado Natal Zona Leste. Licenciada em Pedagogia (UFPA). Mestra em Educação (PPGED/UFRN). Especialista em Educação Profissional (IFRN). Doutoranda em Educação (PPGED/UFRN).

Erika dos Reis Gusmão Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular do Departamento de Fundamentos e Políticas Educacionais do Centro de Educação. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, na Linha de Pesquisa Educação, Práticas Pedagógicas e Currículo.

Citas

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Revista Múltiplas Leituras, v. 1, n. 1, p. 18-43, 2008. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/ML/article/download/1169/1181>. Acesso em: 10 jan. 2022.

ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão. Palestra - Teoria das Representações Sociais. YouTube, 26 out. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dSucZXDTuWk&t=594s>. Acesso em: 15 jan. 2022.

BDTD. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Disponível em: <https://bdtd.ibict.br/vufind/>. Acesso em: 10 jan. 2023.

FREIRE, Madele Maria Barros de Oliveira. Representações sociais de professores do Ensino Técnico Integrado ao Médio do IFPB sobre formação docente. 2019. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27141>. Acesso em: 10 jan. 2023.

GILLY, Michel. As representações sociais no campo da educação. In: JODELET, Denise (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

JARDIM, Anna Carolina Salgado. Representações sociais de professores e gestores sobre “ser professor” no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 2018. 279 f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: <https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21351>. Acesso em: 10 jan. 2023.

JODELET, Denise. Representações Sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: Eduerj, 2001. p. 17-44.

MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 154–164, 2014. DOI: 10.15448/2179-8435.2014.2.18875. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/18875>. Acesso em: 5 dez. 2022.

MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, [S. l.], v. 40, n. 1, p. 101–116, 2014. DOI: 10.5902/1984644415822. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822>. Acesso em: 5 dez. 2022.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

PEREIRA, Andréa Ferreira Garcia. Representações sociais de professores da educação profissional sobre a identidade docente. 2012. 244 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012. Disponível em: <https://tede.unisantos.br/handle/tede/201>. Acesso em: 10 jan. 2023.

SOUZA, Anna Katyanne Arruda Silva e. Representações sociais de professores da educação profissional em saúde sobre o ser professor. 2018. 255f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25679>. Acesso em: 10 jan. 2023.

SOUZA, Anna Katyanne Arruda Silva e. Representações sociais e a constituição identitária docente na educação profissional em saúde. 2022. 266f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47218>. Acesso em: 10 jan. 2023.

Publicado

2023-11-17

Cómo citar

ALMEIDA, L. S.; ANDRADE, E. dos R. G. Representações sociais de docentes da educação profissional: estado de conhecimento na pós-graduação brasileira em educação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 5, p. e10618, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e10618. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10618. Acesso em: 23 nov. 2024.