Representações sociais de docentes da educação profissional
estado de conhecimento na pós-graduação brasileira em educação
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e10618Palabras clave:
Representações sociais, Educação profissional, Docência, ProfessoresResumen
O presente artigo é fruto de uma investigação de estado de conhecimento que teve como escopo mapear pesquisas de mestrado e de doutorado, no campo da educação, acerca de representações sociais de professores da modalidade de educação profissional. Para tanto, nos amparamos no percurso metodológico do estado do conhecimento (MOROSINI; FERNANDES, 2014; MOROSINI, 2015). A pesquisa elegeu como base de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e tomou como corpus de análise teses e dissertações, de programas pós-graduação em educação no Brasil. Após aplicação de critérios de inclusão e de exclusão, foram selecionados cinco trabalhos para serem analisados com maior profundidade. Os resultados revelam que há poucos trabalhos de teses e dissertações na área de estudos da educação profissional que adotam como aporte teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais (TRS) proposta por Serge Moscovici (1961), sobretudo no que se refere à docência na modalidade.
Descargas
Citas
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Revista Múltiplas Leituras, v. 1, n. 1, p. 18-43, 2008. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/ML/article/download/1169/1181>. Acesso em: 10 jan. 2022.
ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão. Palestra - Teoria das Representações Sociais. YouTube, 26 out. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dSucZXDTuWk&t=594s>. Acesso em: 15 jan. 2022.
BDTD. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Disponível em: <https://bdtd.ibict.br/vufind/>. Acesso em: 10 jan. 2023.
FREIRE, Madele Maria Barros de Oliveira. Representações sociais de professores do Ensino Técnico Integrado ao Médio do IFPB sobre formação docente. 2019. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27141>. Acesso em: 10 jan. 2023.
GILLY, Michel. As representações sociais no campo da educação. In: JODELET, Denise (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.
JARDIM, Anna Carolina Salgado. Representações sociais de professores e gestores sobre “ser professor” no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 2018. 279 f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: <https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21351>. Acesso em: 10 jan. 2023.
JODELET, Denise. Representações Sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: Eduerj, 2001. p. 17-44.
MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 154–164, 2014. DOI: 10.15448/2179-8435.2014.2.18875. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/18875>. Acesso em: 5 dez. 2022.
MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, [S. l.], v. 40, n. 1, p. 101–116, 2014. DOI: 10.5902/1984644415822. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822>. Acesso em: 5 dez. 2022.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
PEREIRA, Andréa Ferreira Garcia. Representações sociais de professores da educação profissional sobre a identidade docente. 2012. 244 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012. Disponível em: <https://tede.unisantos.br/handle/tede/201>. Acesso em: 10 jan. 2023.
SOUZA, Anna Katyanne Arruda Silva e. Representações sociais de professores da educação profissional em saúde sobre o ser professor. 2018. 255f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25679>. Acesso em: 10 jan. 2023.
SOUZA, Anna Katyanne Arruda Silva e. Representações sociais e a constituição identitária docente na educação profissional em saúde. 2022. 266f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47218>. Acesso em: 10 jan. 2023.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Luciane Soares Almeida, Erika dos Reis Gusmão Andrade (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.