Perspectiva didática para auxiliar no fortalecimento da identidade indígena do povo Mendonça Potiguara

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510464

Palabras clave:

Marco temporal de terras indígenas, Questão sociocientífica, Relações Étnico-raciais, Fábula indígena

Resumen

Objetivou-se relatar as contribuições de uma sequência de ensino, que discutiu as implicações do marco temporal de terras indígenas, que contribuiu na elaboração de fábulas indígenas, de modo, a descrever como essa literatura pode auxiliar no fortalecimento da identidade étnica do povo Mendonça Potiguara. A sequência de ensino foi desenvolvida em 2021 com, aproximadamente, 150 estudantes da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Professor Francisco Silva do Nascimento. Adotou-se à abordagem metodológica de Questões Sociocientíficas para o tratamento das implicações do marco temporal de terras indígenas, sob a perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos. Os alunos foram divididos em cinco grupos e tiveram que planejar e constituir uma fábula indígena, cada um. As fábulas produzidas foram escritas em duas versões, uma na língua portuguesa e outra versão traduzida para a língua materna (Tupi Antigo).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aleson da Silva Fonseca, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutorando em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFRN) – 2021. Especializações em Gestão Ambiental / Educação Ambiental e Geografia do Semiárido, ambas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (2018-2021, respectivamente). Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – 2017.

Paulo Brilhante da Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Especialista em Ensino de Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – 2018, Especialista em Literatura e Ensino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – 2019. Graduado em Letras Língua Espanhola e Literaturas Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – 2015.

Citas

ANJOS, A. et al. Justiça e o marco temporal de 1988: as teses jurídicas em disputa no STF sobre terras indígenas. 2021. Disponível em: https://terradedireitos.org.br/uploads/arquivos/Justica-e-o-marco-Temporal-de-1988-(final).pdf. Acesso em: 22 nov. 2021.

BRANDILEONE, A. P. F.N.; VALENTE, T. A. Literatura indígena para crianças: o desafio da interculturalidade. Estudos de literatura brasileira contemporânea, v. 1, n. 53, p. 199-217, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/2316-4018538 DOI: https://doi.org/10.1590/2316-4018538

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 5, de 22 de junho de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena. Diário Oficial da União, Brasília, 2012. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/Downloads/ccs/concurso_2013/PDFs/resol_federal_05_12.pdf. Acesso em: 26 nov. 2021.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União, Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 26 nov. 2021.

CHAGAS, K. K. N. Por uma educação ambiental corporalizada: a emoção em trilhas interpretativas. Natal: Editora IFRN, 2011.

FONSECA, A. S.; COSTA, I. A. Instrumento de Planificación y Evaluación Didáctica de Cuestiones Sociocientíficos (IPADQSC) como material didáctico de apoyo al profesor. Paradigma, v. 43, n. 2, 2022. Disponível em: 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p154-192.id1183. Acesso em: 26 nov. 2021.

GUERRA, J. G. A. Identidade indígena no Rio Grande do Norte: caminhos e descaminhos dos Mendonça do Amarelão. Fortaleza: Editora IMEPH, 2011.

HENRIQUES, R.; GESTEIRA, K.; GRILLO, S.; CHAMUSCA, A. Educação Escolar Indígena: diversidade sociocultural indígena ressignificando a escola. Brasília: Ministério da Educação, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoindigena.pdf. Acesso em: 26 nov. 2021.

MARTÍNEZ-PÉREZ, L. F. Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2012. Disponível em: https://books.scielo.org/id/bd67t. Acesso em: 26 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.7476/9788539303540

MORALES, A. G. et al. Educação ambiental e multiculturalismo. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2012.

RATCLIFFE, M.; GRACE, M. Science education for citizenship: teaching socio-scientific issues. Maidenhead: Open University Press, 2003.

RIO GRANDE DO NORTE. Documento curricular do Estado do Rio Grande do Norte: Ensino Fundamental. Secretaria da Educação e da Cultura. Natal: Offset, 2018. Disponível em: http://www.adcon.rn.gov.br/ACERVO/seec/DOC/DOC000000000192020.PDF. Acesso em: 26 nov. 2021.

VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Publicado

2023-05-10

Cómo citar

FONSECA, A. da S.; SILVA, P. B. da. Perspectiva didática para auxiliar no fortalecimento da identidade indígena do povo Mendonça Potiguara. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 5, p. e510464, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510464. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10464. Acesso em: 21 nov. 2024.