A educação politécnica no Brasil expressa na Educação Profissional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510428

Palabras clave:

Educação Profissional, Duplo aspecto do trabalho, Politecnia, Formação omnilateral

Resumen

O artigo analisa a Educação Politécnica, na perspectiva marxiana aplicada na revolução da União Soviética, em seus pontos positivos e negativos, em paralelo à realidade do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional brasileira. É uma pesquisa de natureza bibliográfica, com o método dialético e tem como aporte teórico o pensamento de Marx, Pistrak, e outros autores que se apoiam na teoria marxiana. Constatamos que o duplo aspecto do trabalho no capitalismo leva aos duplos aspectos da educação e do conceito de politecnia. No seu aspecto negativo, essa educação perpetua a divisão de classes quando ocorre para atender aos interesses do capital. No seu aspecto positivo, propõe a superação da formação unilateral nos moldes do capital. Concluimos que o que tem se pulverizado na Educação Profissional no Brasil é a polivalência - o sujeito deve ser capaz de aplicar novas tecnologias para atender à qualidade da produção e realizar tarefas diferentes.

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Biografía del autor/a

Ana Paula Lima Azevedo, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará, bolsista FUNCAP. 

Fátima Maria Nobre Lopes, Universidade Federal do Ceará

Professora e Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará.

Adauto Lopes da Silva Filho, Universidade Federal do Ceará

Professor e Membro Permanente Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará.

Citas

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

AZEVEDO, A. P. L.; LOPES, F. M. N.; SILVA FILHO, A. L. da. A educação politécnica no Brasil expressa na Educação Profissional. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 5, p. e510428, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510428. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10428. Acesso em: 21 nov. 2024.