Sequência didática sobre mutações: proposta para o estudo de genética no Ensino Médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510425

Palabras clave:

Mutação, Genética, Sequencia didática

Resumen

A genética é um dos temas centrais da Biologia e a compreensão dos seus conceitos são essenciais para a análise crítica de situações do cotidiano. Dentro dessa grande área de conhecimento, o entendimento sobre o que são mutações, é de significativa importância, quando, se aborda esse conteúdo no Ensino Médio. Compreender como as mutações ocorrem, bem como as implicações destas é fundamental para a compreensão dos processos evolutivos. Neste sentido, o presente estudo objetivou trabalhar o conteúdo de mutações através de sequências didáticas com a participação ativa dos alunos da primeira série do Ensino Médio. A sequência didática foi desenvolvida em cinco aulas de cinquenta minutos com a participação de 38 alunos. Observou-se que as estratégias utilizadas facilitaram à compreensão dos conceitos do tema abordado, bem como estimulou a participação e o engajamento dos alunos nas atividades propostas.

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Biografía del autor/a

Francisca Érica da Silva Maia, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Discente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia –PROFBIO, na Universidade do Estado Rio Grande do Norte – UERN.

Andreza Gama de Menezes Cardoso, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Discente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia –PROFBIO, na Universidade do Estado Rio Grande do Norte – UERN.

 

Maria da Conceição Vieira de Almeida Menezes, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e professora do Curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN.

 

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Publicado

2023-05-27

Cómo citar

MAIA, F. Érica da S.; CARDOSO, A. G. de M.; MENEZES, M. da C. V. de A. Sequência didática sobre mutações: proposta para o estudo de genética no Ensino Médio. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 5, p. e510425, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510425. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10425. Acesso em: 22 jul. 2024.