Programa de Residência Pedagógica: da revisão de literatura as vivências na escola pública
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510172Palabras clave:
Residência Pedagógica, Formação de professores, Educação Superior, Revisão de LiteraturaResumen
O objetivo deste trabalho é analisar os aspectos favoráveis e desfavoráveis a respeito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), com base na produção científica e na experiência dos autores como residentes do programa em escolas públicas. De natureza qualitativa, a pesquisa caracteriza-se como uma revisão de literatura. Na perspectiva dos aspectos favoráveis, observou-se que o PRP proporcionou a formação e o aperfeiçoamento dos novos professores, bem como o estreitamento dos laços entre universidade e escola pública. Em contraponto, as críticas sugerem que o PRP tem uma visão pragmática da formação de professores; falta-lhe compreensão da formação docente em sua totalidade e maior articulação com as demandas da comunidade. Diante das análises críticas dos estudos, nota-se que as propostas trazidas no PRP são relevantes para uma formação inicial, entretanto, alguns pontos no programa devem ser revistos para possibilitar a formação de professores críticos em sua totalidade.
Descargas
Citas
ALVES, Taynah Nery; CARDOSO, Gutemberg da Silva; SILVA, Ivanderson Pereira da. Projetos com interfaces da Web 2.0 no Programa de Residência Pedagógica de Física da Universidade Federal de Alagoas. Revista EDaPECI, São Cristóvão (SE), v.20. n.2, p.58-67, mai./ago., 2020. DOI: http://doi.org/10.29276/redapeci.2020.20.213680.58-67. DOI: https://doi.org/10.29276/redapeci.2020.20.213680.58-67
ANPED. Manifestação das entidades educacionais sobre a política de formação de professores anunciada pelo MEC. 2017. Disponível em: https://www.anped.org.br/news/manifestacao-das-entidades-educacionais-sobre-politica-de-formacao-de-professores-anunciada. Acesso em: 21/09/2021.
ANPED. Entidades se posicionam contrárias à padronização e controle impostos pelo Programa de Residência Pedagógica! Não à BNCC!. p. 1-2, 2018. Disponível em: https://www.anped.org.br/news/entidades-se-posicionam-contrarias-padronizacao-e-controle-impostos-pelo-programa-de-residencia. Acesso em: 23/09/2021.
ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; MARTINS, Elcimar Simão. Estágio curricular supervisionado como práxis: algumas perguntas e possíveis de respostas. Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 28, n. 1, p. 191-203, jan/abr. 2020. DOI: http://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12902. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12902
ARAÚJO, Osmar Hélio Alves. O estágio como práxis, a pedagogia e a didática: que relação é essa?. Revista Eletrônica de Educação, v. 14, 1-15, e3096048, p. 1-15, jan./dez. 2020. DOI: http://doi.org/10.14244/198271993096. DOI: https://doi.org/10.14244/198271993096
BARBOSA, Marinalva Vieira; FERNANDES, Natália Aparecida Morato. Políticas públicas para formação de professores e seus impactos na Educação Básica. Em Aberto, v. 30, n. 98, p. 15-20, 2017. DOI: http://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.30i98.3394. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.30i98.3195
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais para a formação de professores. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. A Secretaria, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. MEC lança Política Nacional de Formação de Professores com Residência Pedagógica. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/55921-mec-lanca-politica-nacional-de-formacao-de-professores-com-80-mil-vagas-para-residencia-pedagogica-em-2018. Acesso em: 20/09/2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Edital Capes n. 06/2018 - Programa de Residência Pedagógica. Brasília, 2018.
CABRAL, Leonardo Santos Amâncio; POSTALLI, Lidia Maria Marson; ORLANDO, Rosimeire Maria; GONÇALVES, Adriana Garcia. Formação de professores e ensino colaborativo: proposta de aproximação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 2, p. 390–401, 2014. DOI: http://doi.org/10.21723/riaee.v9i2.7043. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v9i2.7043
COSTA, Carolina Caporal Dantas; GONÇALVES, Suzane da Rocha Vieira. A residência pedagógica e o pragmatismo na formação docente. Revista de estudios y experiencias en educación, v. 19, n. 41, p. 307-321, 2020. DOI: https://doi.org/10.21703/rexe.20201941caporal17. DOI: https://doi.org/10.21703/rexe.20201941caporal17
FARIA, Juliana Batista; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Residência pedagógica: afinal, o que é isso?. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 68, p. 333-356, 2019. DOI: https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8393. DOI: https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8393
FIGUEIREDO, Josiane Aparecida Gomes; GAGNO, Roberta Ravaglio. Reflexão das práticas e vivências contextualizada entre a Universidade e Escola a partir do Programa de Residência Pedagógica. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 18, nº13, 2020. p. 6-30, jan./abr., 2020. DOI: https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.1.6-30. DOI: https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.1.6-30
FREITAS, Helena Costa Lopes de. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1203-1230, out. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300026. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300026
GATTI, Bernardete Angelina. Formação de Professores no Brasil: políticas e programas. Revista Paradigma, Vol. XLII, Nro. Extra2: Políticas, Programas e Práticas, maio de 2021/01-17. DOI: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p01-17.id1044. DOI: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p01-17.id1044
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GOMES, Geovane Ferreira; SANTOS, Clemilton Pereira dos. A experiência de implantação do Programa Residência Pedagógica em universidade multicampi. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 26, e214931, p. 1-16, 2021. DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a4931. DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a4931
LEITE, Jamilly Ellen Rodrigues; ALMEIDA, Danusa Mendes. Programa Residência Pedagógica como experiência de estágio no curso de pedagogia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e335581, 2021. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5581. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5581
MACIEL, Alessandra de Oliveira; NUNES, Ana Ignez Belém Lima; PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas. Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica: possibilidades para formação docente crítica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp. 3, p. 2223-2239, nov. 2020. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14428. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14428
MONTEIRO, Jorge Henrique de Lima; QUEIROZ, Leonardo Cordeiro de; ANVERSA, Ana Luíza Barbosa; SOUZA, Vânia de Fátima Matias de. O Programa Residência Pedagógica: dialética entre a teoria e a prática. HOLOS, Natal, Ano 36, v.3, p.1-12, e9545, 2020. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2020.9545. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2020.9545
MOREIRA, Ana Paula; PASSOS, Marinez Meneghello. Para licenciandos em Matemática participantes do Programa Residência Pedagógica: o que é formação de professores?. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, e023813, p. 1-16, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.23813. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.23813
OLIVEIRA NETO, Benjamim Machado de; PEREIRA, Anny Gabrielle Gomes; PINHEIRO, Alexsandra Alves de Souza. A contribuição do Programa de Residência Pedagógica para o aperfeiçoamento profissional e a formação docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–12, 2020. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3669. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3669
OLIVEIRA, Hosana Larissa Guimarães; LEIRO, Augusto César Rios. Políticas de formação de professores no Brasil: referenciais legais em foco. Pro-Posições | Campinas, SP | V. 30 | e20170086, p. 1-26 | 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0086. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0086
OLIVEIRA, Silmara Sartoreto de; BASTOS, Fernando. Formação continuada de professores da educação básica e o ensino das ciências naturais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 1, n. 2, p. 217–230, 2007. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v1i2.448. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v1i2.448
RODRIGUES, Ieda Ribeiro; SILVA, Graciete do Socorro do Nascimento da; SILVA, Clemerson Santos da; SOUSA, Ronaldo Lopes de; SANTOS, Marcio Antônio Raiol dos. O Programa Residência Pedagógica e suas contribuições para a formação docente de estudantes do curso de Educação do Campo, Abaetetuba, Pará. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 6, p. 1-23, 2021. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8292. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8292
SÁ, Eliane Ferreira de; QUADROS, Ana Luiza de; MORTIMER, Eduardo Fleury; SILVA, Penha Souza; TALIM, Sérgio Luiz. As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes. Revista Brasileira de Educação, v. 22 n. 70, p. 625-650, jul.-set. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227032. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782017227032
SANTANA, Flávia Cristina de Mâcedo; BARBOSA, Jonei Cerqueira. O dispositivo formativo da residência pedagógica: ataques, lutas e resistências. Revista Brasileira de Educação, vol. 25, e250065, p. 1-21, 2020. DOI: http://doi.org/10.1590/S1413-24782020250065. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250065
SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. Políticas de formação de professores: construindo resistências. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 12, n. 23, p. 307-320, jul./out. 2018. DOI: http://doi.org/10.22420/rde.v12i23.857. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v12i23.857
SOUSA, Daiane Araújo de; BARROSO, Mateus Lemos. A formação inicial docente em Educação Física a partir do Programa Residência Pedagógica: um relato de experiência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–15, 2019. DOI: http://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3570. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3570
SOUZA, B. M.; GOMES, K. P. Programa de residência pedagógica: vivências e percepções dos residentes. Motrivivência, (Florianópolis), v. 33, n. 64, p. 01-15, 2021. Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 2175-8042. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81112. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e81112
VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Bruno Macedo Souza, Kalinca Pena Gomes, Anderson Gonçalves Costa (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.