Programa de Residência Pedagógica: da revisão de literatura as vivências na escola pública
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510172Palabras clave:
Residência Pedagógica, Formação de professores, Educação Superior, Revisão de LiteraturaResumen
O objetivo deste trabalho é analisar os aspectos favoráveis e desfavoráveis a respeito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), com base na produção científica e na experiência dos autores como residentes do programa em escolas públicas. De natureza qualitativa, a pesquisa caracteriza-se como uma revisão de literatura. Na perspectiva dos aspectos favoráveis, observou-se que o PRP proporcionou a formação e o aperfeiçoamento dos novos professores, bem como o estreitamento dos laços entre universidade e escola pública. Em contraponto, as críticas sugerem que o PRP tem uma visão pragmática da formação de professores; falta-lhe compreensão da formação docente em sua totalidade e maior articulação com as demandas da comunidade. Diante das análises críticas dos estudos, nota-se que as propostas trazidas no PRP são relevantes para uma formação inicial, entretanto, alguns pontos no programa devem ser revistos para possibilitar a formação de professores críticos em sua totalidade.
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