Os Biomas Brasileiros à luz da Base Nacional Comum Curricular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510167

Palabras clave:

Documentos orientadores, Ecossistemas locais, Ensino de Ciências, Meio ambiente

Resumen

A temática “biomas brasileiros” foi analisada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nesta pesquisa a fim de verificar a presença da palavra Ecossistema no atual documento educacional orientador em vigência, destacando os fragmentos dos textos, a fim de problematizar questões da importância do trabalho de preservação ambiental na educação básica. Observou-se que os assuntos com maior afinidade no componente curricular de Ciências, principalmente para o segundo ciclo do Ensino Fundamental (EF). No Ensino Médio (EM), a temática não é abordada, embora a BNCC traga a necessidade da formação de estudantes com uma visão científica mais aguçada sobre os ecossistemas regionais. A temática está isolada para o Ensino de Ciências e sem projeção para o EM. Considera-se, necessário que as escolas discutam e incrementem seus currículos com esse tópico, trazendo a importância dos ecossistemas locais. Nesse contexto, o apoio das universidades torna-se indispensável, seja na produção de material didático-cientifico, na formação inicial e continuada de professores a fim de contribuir com estratégias educacionais para a expansão do tema e, principalmente, para que os cidadãos tenham conhecimento e sintam-se pertencidos ao meio ambiente em que vivem.

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Biografía del autor/a

Luis Roberval Bortoluzzi Castro, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Ciências Biológicas (2003 - 2006), com atualização em Ciências Biológicas (2009) pela PUCRS. Especializado em Licenciamento Ambiental pela FGF (2010 - 2011), com experiência junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis IBAMA (2007-2011), foi Coordenador Ambiental do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI) junto ao WORLD BANK (BIRD) (2011-2012). Participou de atividades voluntárias nos Conselhos, Binacional de Meio Ambiente (Brasil - Argentina), Conselho Municipal de Meio Ambiente de Uruguaiana (CONSEMMA), Conselho Fiscal do Fundo Municipal de Custeio dos Serviços de Coleta (FUMCRES) e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Uruguaiana (COMPDEC), foi diretor de Meio Ambiente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Uruguaiana/RS (2013-2015). Especialista em Educação Ambiental (2016-2017) e Mestre em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde(2016-2018), pela Universidade Federal de Santa Maria. Atuou como professor voluntário no curso de Ciências da Natureza, Professor convidado junto ao Curso de Especialização em Educação Ambiental e foi professor substituto no curso de Aquicultura na Universidade Federal do Pampa Campus Uruguaiana. Atualmente é doutorando em Educação em Ciências, pesquisador colaborador junto ao Laboratório de Biologia e Diversidade Animal e integrante dos grupos de pesquisa, COMCIÊNCIA: Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências e NUPILABRU: Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai na Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa

Natural do Estado do Rio de Janeiro, reside atualmente na Cidade de Uruguaiana, Rio Grande do Sul. Possui formação em Magistério (Curso Normal) de nível médio pelo Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. No presente, é acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa - Unipampa, Campus Uruguaiana. Em 2020 foi bolsista CAPES através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na EMEF Moacyr Ramos Martins na cidade de Uruguaiana/RS, desenvolvendo atividades que buscam superar o Ensino de Ciências da Natureza, a fim de elucidar o Letramento Científico. Foi premiado com uma bolsa do banco Santander através do edital 235/2020, que selecionou graduandos com excelência em rendimento acadêmico e produção científica. Desenvolveu em 2021 o projeto de extensão intitulado: Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza, em conformidade com o edital n° 40/2021, tecendo um curso de extensão sob orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi. Atuou como estagiário no Projeto Iniciação à Ciência do Instituto Federal Farroupilha - IFFAR, Campus Alegrete, que visou enriquecer o Ensino de Química para a Educação Básica, fomentando a inovação e letramento químico; subsidiando professores da rede pública de ensino. Em 2021 iniciou a participação no grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências - COMCIÊNCIA. Participou do Programa de Apoio social e Pedagógico da Unipampa como bolsita monitor do Núcleo de Desenvolvimento Educacional da Unipampa, Campus Uruguaiana (Edital 219/2021) sob orientação e supervisão da Mestra e Assistente Social Naiane Soares Druzian. Desenvolveu estágios na ACUPAMA e no NUDE da Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Camila Pereira Burchard, Universidade Federal do Pampa

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa - Campus Uruguaiana. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa (2012) e mestrado em Educação em Ciências: Quimica da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa (2019) Especialista em Orientação Educacional (2013) e em Ensino de Ciências (2022) pela Ciência é Dez - CAPES/FURG. Atualmente é pesquisadora no grupo de pesquisa GENSQ da Universidade Federal do Pampa - Uruguaiana. Foi professora regente de biologia e ciências (2012-2020); Vice-diretora e Orientadora Educacional (2020-2021) na 32ªCRE - São Luiz Gonzaga. Atua no momento como Assessora Pedagógica das Escolas Estaduais Técnicas e de Curso Normal de abrangência da 1ª Coordenadoria Regional de Educação e assessora do Programa Saúde na Escola. Atua como pesquisadora principalmente nos seguintes temas: sexualidade, educação sexual e saúde na escola. Mãe do Gabriel de dois ano.

Andrielli Vilanova de Carvalho, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, (PUCRS) em 2009 (Licenciatura e Bacharelado). Possui Especialização em Licenciamento, Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) em 2012 e especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Desenvolveu trabalhos sobre a Avaliação de Qualidade da água em Arroios através dos Macroinvertebrados Bentônicos como Bioindicadores. Participou do GENSQ ( Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida) 2016 a 2018 na Universidade Federal do Pampa -UNIPAMPA Uruguaiana. Atualmente participa do Grupo Consciência: Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação Ciênciometria e Ensino de Ciências na Unipampa Uruguaiana. Mestra em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (2017-2019). Doutoranda em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa, com pesquisas voltadas para o Tema Contextualizador Integrador no Ensino de Ciências, Ensino de Ciências nos anos iniciais, Bioma Pampa. Atua na rede Municipal de Ensino como Professora de Ciências, Pesquisadora junto ao Laboratório de Biologia e Diversidade Animal da Unipampa -Campus Uruguaiana, desenvolve atividades Eco- Educacionais, Palestras, Oficinas pedagógicas e Consultoria Ambiental. É professora preceptora no Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal do Pampa - Núcleo Ciências da Natureza (2020-2022).

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana-RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019-2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.

Edward Frederico Castro Pessano, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Ciências Biológicas pela PUCRS em 2003, Especialista em Educação Ambiental pela FACISA em 2005, Mestre e Doutor em Educação em Ciências pela UFSM, em 2015. Atualmente é Professor na Fundação Universidade Federal do Pampa. Tem formação na área da Educação, Ensino de Ciências, Biologia, Ecologia e Zoologia. Atua principalmente em estudos na área do Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Biologia, Zoologia e Ecologia. Na Unipampa é responsável pelo Laboratório de Biologia e Diversidade Animal - LBDA, atuando como líder do Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Cienciometria e Ensino de Ciências - ComCiência, e vice-líder no Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (NUPILABRU). É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde da UNIPAMPA e está como Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Pampa. Pai da Eduarda, da Alice e do Francisco. Já integrou a banda Palometas do Sucesso e Acústico Regressivo. É produtor de cerveja artesanal (Cervejaria Xisme). Site do Laboratório de Biologia e Diversidade Animal: http://porteiras.s.unipampa.edu.br/lbda/

Citas

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Publicado

2023-06-20

Cómo citar

CASTRO, L. R. B.; CUNHA, F. I. J.; BURCHARD, C. P.; CARVALHO, A. V. de; DINARDI, A. J.; PESSANO, E. F. C. Os Biomas Brasileiros à luz da Base Nacional Comum Curricular. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 5, p. e510167, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510167. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10167. Acesso em: 31 oct. 2024.