Brazilian Biomes in the light of the Common National Curricular Base

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510167

Keywords:

Educational guidance documents, Local ecosystems, Science Teaching, Environment

Abstract

The theme “Brazilian biomes” was analyzed in the National Common Curricular Base (BNCC) in this research in order to verify the presence of the word Ecosystem in the current guiding educational document in force, highlighting the fragments of the texts, in order to problematize issues of the importance of the work of environmental preservation in basic education. It was observed that the subjects with greater affinity in the curricular component of Science, mainly for the second cycle of Elementary Education (EF). In High School (EM) the theme is not addressed, although the BNCC brings the need to train students with a keener scientific view of regional ecosystems. The theme is isolated for Science Teaching and without projection for EM. It is considered necessary for schools to discuss and increase their curricula with this topic, bringing the importance of local ecosystems. In this context, the support of universities becomes indispensable, whether in the production of didactic-scientific material, in the initial and continued training of teachers in order to contribute with educational strategies for the expansion of the theme and, mainly, for citizens to have knowledge and feel themselves belong to the environment in which they live.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luis Roberval Bortoluzzi Castro, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Ciências Biológicas (2003 - 2006), com atualização em Ciências Biológicas (2009) pela PUCRS. Especializado em Licenciamento Ambiental pela FGF (2010 - 2011), com experiência junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis IBAMA (2007-2011), foi Coordenador Ambiental do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI) junto ao WORLD BANK (BIRD) (2011-2012). Participou de atividades voluntárias nos Conselhos, Binacional de Meio Ambiente (Brasil - Argentina), Conselho Municipal de Meio Ambiente de Uruguaiana (CONSEMMA), Conselho Fiscal do Fundo Municipal de Custeio dos Serviços de Coleta (FUMCRES) e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Uruguaiana (COMPDEC), foi diretor de Meio Ambiente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Uruguaiana/RS (2013-2015). Especialista em Educação Ambiental (2016-2017) e Mestre em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde(2016-2018), pela Universidade Federal de Santa Maria. Atuou como professor voluntário no curso de Ciências da Natureza, Professor convidado junto ao Curso de Especialização em Educação Ambiental e foi professor substituto no curso de Aquicultura na Universidade Federal do Pampa Campus Uruguaiana. Atualmente é doutorando em Educação em Ciências, pesquisador colaborador junto ao Laboratório de Biologia e Diversidade Animal e integrante dos grupos de pesquisa, COMCIÊNCIA: Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências e NUPILABRU: Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai na Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa

Natural do Estado do Rio de Janeiro, reside atualmente na Cidade de Uruguaiana, Rio Grande do Sul. Possui formação em Magistério (Curso Normal) de nível médio pelo Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. No presente, é acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa - Unipampa, Campus Uruguaiana. Em 2020 foi bolsista CAPES através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na EMEF Moacyr Ramos Martins na cidade de Uruguaiana/RS, desenvolvendo atividades que buscam superar o Ensino de Ciências da Natureza, a fim de elucidar o Letramento Científico. Foi premiado com uma bolsa do banco Santander através do edital 235/2020, que selecionou graduandos com excelência em rendimento acadêmico e produção científica. Desenvolveu em 2021 o projeto de extensão intitulado: Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza, em conformidade com o edital n° 40/2021, tecendo um curso de extensão sob orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi. Atuou como estagiário no Projeto Iniciação à Ciência do Instituto Federal Farroupilha - IFFAR, Campus Alegrete, que visou enriquecer o Ensino de Química para a Educação Básica, fomentando a inovação e letramento químico; subsidiando professores da rede pública de ensino. Em 2021 iniciou a participação no grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências - COMCIÊNCIA. Participou do Programa de Apoio social e Pedagógico da Unipampa como bolsita monitor do Núcleo de Desenvolvimento Educacional da Unipampa, Campus Uruguaiana (Edital 219/2021) sob orientação e supervisão da Mestra e Assistente Social Naiane Soares Druzian. Desenvolveu estágios na ACUPAMA e no NUDE da Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Camila Pereira Burchard, Universidade Federal do Pampa

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa - Campus Uruguaiana. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa (2012) e mestrado em Educação em Ciências: Quimica da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa (2019) Especialista em Orientação Educacional (2013) e em Ensino de Ciências (2022) pela Ciência é Dez - CAPES/FURG. Atualmente é pesquisadora no grupo de pesquisa GENSQ da Universidade Federal do Pampa - Uruguaiana. Foi professora regente de biologia e ciências (2012-2020); Vice-diretora e Orientadora Educacional (2020-2021) na 32ªCRE - São Luiz Gonzaga. Atua no momento como Assessora Pedagógica das Escolas Estaduais Técnicas e de Curso Normal de abrangência da 1ª Coordenadoria Regional de Educação e assessora do Programa Saúde na Escola. Atua como pesquisadora principalmente nos seguintes temas: sexualidade, educação sexual e saúde na escola. Mãe do Gabriel de dois ano.

Andrielli Vilanova de Carvalho, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, (PUCRS) em 2009 (Licenciatura e Bacharelado). Possui Especialização em Licenciamento, Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) em 2012 e especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Desenvolveu trabalhos sobre a Avaliação de Qualidade da água em Arroios através dos Macroinvertebrados Bentônicos como Bioindicadores. Participou do GENSQ ( Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida) 2016 a 2018 na Universidade Federal do Pampa -UNIPAMPA Uruguaiana. Atualmente participa do Grupo Consciência: Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação Ciênciometria e Ensino de Ciências na Unipampa Uruguaiana. Mestra em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (2017-2019). Doutoranda em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa, com pesquisas voltadas para o Tema Contextualizador Integrador no Ensino de Ciências, Ensino de Ciências nos anos iniciais, Bioma Pampa. Atua na rede Municipal de Ensino como Professora de Ciências, Pesquisadora junto ao Laboratório de Biologia e Diversidade Animal da Unipampa -Campus Uruguaiana, desenvolve atividades Eco- Educacionais, Palestras, Oficinas pedagógicas e Consultoria Ambiental. É professora preceptora no Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal do Pampa - Núcleo Ciências da Natureza (2020-2022).

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana-RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019-2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.

Edward Frederico Castro Pessano, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Ciências Biológicas pela PUCRS em 2003, Especialista em Educação Ambiental pela FACISA em 2005, Mestre e Doutor em Educação em Ciências pela UFSM, em 2015. Atualmente é Professor na Fundação Universidade Federal do Pampa. Tem formação na área da Educação, Ensino de Ciências, Biologia, Ecologia e Zoologia. Atua principalmente em estudos na área do Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Biologia, Zoologia e Ecologia. Na Unipampa é responsável pelo Laboratório de Biologia e Diversidade Animal - LBDA, atuando como líder do Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Cienciometria e Ensino de Ciências - ComCiência, e vice-líder no Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (NUPILABRU). É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde da UNIPAMPA e está como Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Pampa. Pai da Eduarda, da Alice e do Francisco. Já integrou a banda Palometas do Sucesso e Acústico Regressivo. É produtor de cerveja artesanal (Cervejaria Xisme). Site do Laboratório de Biologia e Diversidade Animal: http://porteiras.s.unipampa.edu.br/lbda/

References

ABÍLIO, F. J. P. Educação ambiental e ensino de ciências. João Pessoa: Ed. Universitária da UFPB, 2010.

ACADEMIA DE CIÊNCIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Glossário de ecologia. 2. ed. São Paulo: Aciesp; CNPq; Finep; Fapesp, 1997.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Ed. 70, 2011.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 8. ed. Brasília: Câmera dos Deputados, 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual - primeiro e segundo ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998a.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: tema transversal ética. Brasília: MEC/SEF, 1998b.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. I Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 28 abr. 1999a.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMT, 1999b.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: ensino médio. Brasília: MEC/SEB, 2017.

BURCHARD, C. P. et al. Analysis of the health theme in the base nacional comum curricular. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. 1-14, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4457

CANDIOTTO, L. Z. P. A perspectiva dialética no uso dos recursos naturais e a abordagem territorial como elemento de interpretação de dinâmicas socioambientais. Terra Livre, São Paulo, v. 2, n. 41, p. 133-168, 2013.

CANDIOTTO, L. Z. P. Ecossistemas brasileiros: degradação e potencialidades. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 13, n. 32, p. 603-630, set./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2016.v13.1008

CASTRO, L. R. B.; CARVALHO, A. V.; PESSANO, E. F. C. Percepções de alunos do ensino fundamental sobre o bioma pampa, no oeste do Rio Grande Do Sul, Brasil. Revista Exitus, Santarém, v. 9, n. 4, p. 290-318, out./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1016

COUTINHO, L. M. O conceito de bioma. Acta Botânica Brasílica, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 13-23, jun. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-33062006000100002

CURY, C. R. J.; REIS, M.; ZANARDI, T. A. C. Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2018.

FERNANDES, R. S. et al. Uso da percepção ambiental como instrumento de gestão em aplicações ligadas às áreas educacional, social e ambiental. Piracicaba: Rede CEAS, 2004.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Vocabulário básico de recursos naturais e meio ambiente. 2. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2004.

KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 85-93, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000100010

LANDIM, M. F.; DINIZ, R.; SANTANA, S. E. C. Análise dos conteudos de biologia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). In: COLÓQUIO INTERNACIONAL “EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE”, 11., 2017, São Cristóvão. Anais [...]. São Cristóvão: EDUCON, 2017.

LEITE, R. F.; RITTER, O. M. S. Algumas representações de ciência na BNCC – Base Nacional Comum Curricular: área de ciências da natureza. Temas & Matizes, Cascavel, v. 11, n. 20, p. 1-7, jan./jun. 2017.

MACHADO, M. G.; ABÍLIO, F. J. P. Educação ambiental no bioma caatinga: percepção ambiental dos professores da educação de jovens e adultos em uma escola pública do cariri paraibano. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO, 1., 2016, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: CEMEP, 2016.

MARIANI JÚNIOR, R. O estudo da ecologia no ensino médio: uma proposta metodológica alternativa. 2008. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

PARIS, A. M. V. et al. O que os jovens gaúchos que residem na Mata Atlântica pensam sobre o Pampa?. Perspectiva, Erechim, v. 40, n. 152, p. 111-123, dez. 2016.

PESSANO, E. F. C. et al. O Rio Uruguai como tema para a educação ambiental no ensino fundamental. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 30, n. 96, p. 29-63, maio/ago. 2015.

PINTO, L. F. et al. Percepções de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o Bioma Pampa. Ensino, Saúde e Ambiente, Niterói, v. 13, n. 1, p. 31-56, abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i1.a27546

RIBEIRO, Renata Rosa Russo Pinheiro Costa.Formação e desenvolvimento profissional: constituição de saberes docentes no ensino superior.Rev. Pemo, Fortaleza, v. 4, e. 49165, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.9165 DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49165

SANTOS, J. M.; LAHM, R. A.; BORGES, R. M. R. Avaliação de um estudo de biomas brasileiros mediante sensoriamento remoto: contribuições à formação de professores de ciências. Alexandria, Florianópolis, v. 2, n. 3, p. 83-105, nov. 2009.

SANTOS, J. O. et al. Análise da percepção ambiental acerca do bioma Caatinga por parte dos docentes de uma escola pública do município de Patos, Paraíba. Revista de Geociências do Nordeste, Caícó, v. 2, p. 753-769, out. 2016. DOI: https://doi.org/10.21680/2447-3359.2016v2n0ID10524

SABÓIA, V. S. M.; BARBOSA, R. P. Base Nacional Comum Curricular: competências, habilidades e o planejamento escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 2, n. 1, p. 1–13, 2020. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3663

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez. 2016.

SOUZA, L. S.; SILVA, E. Percepção ambiental do bioma caatinga no contexto escolar. Revista Ibero-americana de Educação, Madri, v. 73, n. 1, p. 67-86, jan. 2017. DOI: https://doi.org/10.35362/rie731126

SOUZA, D. V.; DINARDI, A. J.; PEREIRA, K. B. Bioma Pampa: compreensões prévias de alunos do ensino fundamental de duas escolas com diferente perfil socioambiental de Alegrete-RS. Revista Educação, Cultura e Sociedade, Cáceres, v. 10, n. 3, p. 440-455, 2020.

TEIXEIRA, C. et al. (2016). Percepção ambiental como instrumento da educação ambiental formal. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., 2016, Natal. Anais [...]. Natal: CEMEP, 2016.

Published

2023-06-20

How to Cite

CASTRO, L. R. B.; CUNHA, F. I. J.; BURCHARD, C. P.; CARVALHO, A. V. de; DINARDI, A. J.; PESSANO, E. F. C. Brazilian Biomes in the light of the Common National Curricular Base. Educational Practices, Memories and Oralities, [S. l.], v. 5, p. e510167, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e510167. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10167. Acesso em: 21 nov. 2024.