Public Policies for Quilombola Communities

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.6342

Keywords:

Structural Racism, Public Policy, Quilombolas

Abstract

This article is the result of consistent research in a survey of scientific production in the Public Policy area, which has as its main or partial scope the themes of Public Policies for Quilombola Communities and Structural Racism. The methodology used in the research was the "state of the matter", with the objective of identifying the scientific productions available at the base of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPES and Scientific Electronic Library Online - Scielo from that period is justified by the identification of the analyzed theme and the mentioned works. The importance of public policies, as instruments for promoting equality to certain social groups, due to historical factors, is reflected not only by academic production, but also by the logistics adopted to implement these policies.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alinne Nauane Espíndola Braga, Centro de Ensino Superior do Amapá

Mestranda em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará; Especialista em Direito Processual no Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP (2013) e Docência do Ensino Superior no Instituto de Ensino Superior do Amapá-IESAP (2014). Possui graduações na Universidade Federal do Amapá-UNIFAP (2008) em História e no Centro do Ensino Superior do Amapá-CEAP (2009) em Direito. Tem experiência advocacia civilista, com foco em Direito Empresarial e Direito de Família. Atualmente é professora de Direito Processual Civil na Faculdade Brasil Norte-FABRAN e Direito Empresarial e Direito Administrativo no Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP. Atua como Professora Advogada do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Brasil Norte-FABRAN.

Raimunda Conceição Rosa Pedrosa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá

Mestranda em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará-UECE; Técnica em Assuntos Educacionais no IFAP e professora classe D da SEED/AP.

References

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo Estrutural. São Paulo: Pólen, 2019. 264p (Feminismos plurais/ Coordenação de Djalmila Ribeiro). ISBN:978-85-98349-74-9. Disponível em: http://blogs.uninassau.edu.br/sites/blogs.uninassau.edu.br/files/anexo/racismo_estrutural_feminismos_-_silvio_luiz_de_almeida.pdf. Acesso: 24 mar. 2021.

BARROS, Clarissa F. do Rêgo. Universidade e mercado de trabalho: a trajetória social dos alunos cotistas egressos da Faculdade de Serviço Social da Uerj. Revista EM PAUTA, Rio de Janeiro _ 1o Semestre de 2019 _ n. 43, v. 17, p. 172 – 186. Revista da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. DOI: https://doi.org/10.12957/rep.2019.42538. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta/article/view/42538. Acesso: 02 mar. 2021.

BRASIL, Decreto n. 4.887 de 20 de novembro de 2003. Regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos de que trata o art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/d4887.htm Acesso em: 07 mar.2021.

BRASIL, Guia de Políticas Públicas para Comunidades Quilombolas – Programa BRASIL QUILOMBOLA. Brasília, 2013. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/centrais-de-conteudo/igualdade-racial/guia-de-politicas-publicas-para-comunidades-quilombolas Acesso em: 07 mar. 2021.

BRASIL, Programa Brasil Quilombola. Brasília, 2004. Disponível em: file:///C:/Users/Administrador/Downloads/programa-brasil-quilombola-2004.pdf Acesso em: 07 mar. 2021.

CAMPOS, Luiz Augusto. RACISMO EM TRÊS DIMENSÕES – Uma abordagem realista-crítica. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/8YsCLH9MsCZ3dPWC47JLmFd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 02 mar. 2021.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

GOMES, Daiane de Oliveira; MADEIRA, Maria Zelma de Araújo e BRANDÃO, Wanessa Nhayara Maria Pereira. Justiça racial e direitos humanos dos povos e comunidades tradicionais. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/ctkpNmdTkHZthBHwMZL9Hkz/?lang=pt. Acesso: 02 mar. 2021.

HELLEBRANDOVÁ, Klára. El proceso de etno-racionalización y resistencia em la era multicultural: Ser negro em Bogotá. R. universitas humanística, n. 77, p: 145-168, enero-junio de 2014. Disponível em: https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/5934/6445 Acesso em: 02 mar. 2021.

HOBBES, Thomas. Leviatã. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

HOBBES, Thomas. Os Elementos da Lei Natural e Política. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

KIM, Richard Pae e TOMMASIELLO, Flávia Carneiro. A produção acadêmica jurídica sobre as ações afirmativas no Brasil (2013 a 2016) Teses e dissertações sob a ótica dos direitos humanos e fundamentais. Revista de Direito Brasileira, São Paulo, v. 19, n. 8, p. 276 – 297, Jan./Abr.2018. DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2018.v19i8.3336 . Disponível: https://www.indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/3336/3538. Acesso: 02 mar. 2021.

LOANGO, Anny Ocoró. Ciência e ancestralidade na Colômbia: Racismo epistêmico sob o disfarce de cientificismo. Revista EM PAUTA, Rio de Janeiro _ 2o Semestre de 2020 - n. 46, v. 18, p. 162 – 179. DOI: https://doi.org/10.12957/rep.2020.52012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/revistaempauta/article/view/52012. Acesso: 02 mar. 2021.

MADEIRA, Maria Zelma de Araújo. Política de igualdade racial na realidade cearense. Revista EM PAUTA, Rio de Janeiro _ 1o Semestre de 2020 - n. 45, v. 18, p. 148 – 164. DOI: https://doi.org/10.12957/rep.2020.47221. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta/article/view/47221 Acesso: 02 mar. 2021.

MALMEBURY, Thomas Hobbes de. Leviatã ou Matéria, Forma e Poder de um Estado Eclesiástico e Civil. Tradução de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/hdh_thomas_hobbes_leviatan.pdf.

Acesso: 01 mar. 2021.

MOCELIN, Cassia Engres e GROSSI, Patrícia Krieger. Protagonismo negro, educação antirracismo e os quilombolas urbanos como “outros sujeitos”: uma problematização necessária. Revista EM PAUTA, Rio de Janeiro - n. 46, v. 18, p. 226 – 241. DOI: https://doi.org/10.12957/rep.2020.52058. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta/article/view/52058 . Acesso: 02 mar. 2021.

MONAGREDA, Johanna Katiuska. A raça na construção de uma identidade política: alguns conceitos preliminares. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/bd6f1f73f66909dce9310fa661287262/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2031972. Acesso: 02 mar. 2021.

NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria e THERRIEN, Jacques. Trabalhos Científicos e o Estado da Questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional, v. 15, n. 6 30, jul./dez. 2004. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br//index.php/eae/article/view/2148. Acesso em: 15 mar. 2021.

REITER, Bernd. Education reform, race, and politics in Bahia, Brazil. Disponível: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/SY9GYM7dbYTxB3YHDdZH5kv/?lang=en. Acesso: 02 mar. 2021.

SIMONARD, Pedro et al. Um estudo sobre a implementação do Programa Brasil Quilombola nos Povoados Ribeira e Tabacaria, Alagoas. Ara – Amazônia: revista de Antropologia. vol. 12, n. 1, julho 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica/issue/view/436 Acesso em: 06 mar. 2021.

SOARES, Maria Raimunda Penha. Lutas e resistências quilombolas no Brasil: um debate fundamental para o Serviço Social. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta/article/view/52007. Acesso:02 mar. 2021.

SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, ano 8, n. 16, jul-dez 2006, p. 20-45. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/6YsWyBWZSdFgfSqDVQhc4jm/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 07 mar. 2021.

SCHMITT, Alessandra; TURATTI, Maria Cecília Manzoli e CARVALHO, Maria Celina Pereira de. A atualização do conceito de Quilombo: Identidades e territórios nas definições teóricas. Ambiente & Sociedade. Ano V, n. 10, 1º semestre de 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/3zsW4C3r6CFYcnx8sPSDrdk/?lang=pt Acesso em 06 mar. 2021.

SILVA, André Ricardo Fonsêca da. Políticas Públicas para comunidade Quilombolas: uma luta em construção. Revista de Ciências Sociais. n. 48, p. 115-128, janeiro/junho de 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/27650 Acesso em: 05 mar. 2021.

SANSONE, Lívio e ARAÚJO, Osmundo (org.). Raça: novas perspectivas antropológicas. 2ª ed. rev. Salvador: Associação Brasileira de Antropologia- EDUFBA, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/8749/1/_RAC%CC%A7A_2ed_RI.pdf_.pdf Acesso em: 05 mar. 2021.

Published

2021-04-30

How to Cite

BRAGA, A. N. E.; PEDROSA, R. C. R. Public Policies for Quilombola Communities. Educational Practices, Memories and Oralities, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e316342, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.6342. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/6342. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê - Perspectivas e compromissos com a sustentabilidade: olhares diversos sobre o desenvolvimento rural sustentável