A reflection on the devaluation of the discipline of physical education in the brazilian school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3580

Keywords:

Physical education, Devaluation, School

Abstract

This production aims to reflect on the possible devaluation of Physical Education in the Brazilian school, identifying the factors and / or subjects that contribute to this situation. For this, a literature review was carried out, focusing primarily on books, scientific articles, which presented important definitions and considerations regarding the theme. Physical education is a curricular component that is often misunderstood by some teachers, students and managers as an extracurricular subject, which does not influence one of the main objectives of the school today, which is the preparation of students for the realization of large-scale external evaluations and approval in entrance exams for the future insertion of students in the labor market.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francisco Eraldo da Silva Maia, Universidade Norte do Paraná – UNOPAR

Especialista em Didática e Práticas do Ensino (UNIQ); Licenciado em Educação Física (IFCE); Tutor dos cursos de Educação Física da Unopar.

Joselita da Silva Santiago, Professora de Educação Física da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Turma da Mônica

Licenciada em Educação Física (IFCE); Professora de Educação Física da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Turma da Mônica

João Marcos Saturnino Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Ceará

Pós-graduando em Educação Física Escolar e Psicomotricidade pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduado em licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte. Estudou no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em Portugal, através do programa de bolsas IFCE Internacional. Membro do Grupo de Estudos em Comportamento Motor, Performance e Saúde (GECOMPS) do (IFCE). Atuou como bolsista do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID), no período de 2016 a 2017, e do Programa Residência Pedagógica (PRP), no período de 2018 a 2020, ambos pertencentes à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atua e pesquisa principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, com ênfase nas abordagens pedagógicas; Políticas Educacionais voltadas para a Educação Básica; Estágio supervisionado na formação de professores. 

Virgílio da Silva Estácio, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Ceará

Pós-graduando em Fisiologia do Exercício e Biomecânica na Faculdade Vidal de Limoeiro - FAVILI. Graduado em Licenciatura em Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, campus Limoeiro do Norte - IFCE - (conceito MEC 4). Possui curso técnico em Informática, pela EEEP. Professor Walquer Cavalcante Maia, concluído em 2012.

Ramon Wescley Girão Lima, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Ceará

Graduação em Licenciatura em Educação Física, graduado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE (2018). Professor da modalidade de Handebol na Secretaria de esporte e juventude de Morada Nova-CE (SEJUV).Professor das moadlidades de treinamento funcional, muay thai e jiu-jitsu, no Centro de Treinamento Red Belt, localizado em Morada Nova-CE. Linha de pesquisa voltada para educação e valorização do docente. 

References

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 2018. Disponível em:

http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/544283/lei_de_diretrizes_e_bases_2ed.pdf. Acesso em: 1 abr. 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consulta Pública. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 1 mai. 2019.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-saude-daescola/ 195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12598-publicacoes-sp-265002211. Acesso em: 13 mai. 2019.

BARTHOLO, Tiago Lisboa; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves; SALGADO, Simone da Silva. Educação Física: dilemas da disciplina no espaço escolar. Currículo sem fronteiras. v. 11, n.2, p. 204-220, jul/ dez. 2011. O material coletado na Internet deve ser baseado nos modelos anteriores e constar no final: Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol11iss2articles/bartholo-soares-salgado.pdf. Acesso em: 08 mai. 2019.

BETTI, Irene Conceição Rangel. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Motriz, v. 1, n. 1, p. 25–31. Jun. 1999. O material coletado na Internet deve ser baseado nos modelos anteriores e constar no final: Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/01n1/4_Irene_form.pdf . Acesso em: 08 mai. 2019.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. 1 ed. São Paulo: Cortez, 1992. 84 p.

DARIDO, Suraya Cristina; GALVÃO, Zenaide; FERREIRA, Lilian Aparecida; FIORIN, Giovanna. Educação física no ensino médio: reflexões e ações. Motriz. v.5, n.2, dez. 1999. O material coletado na Internet deve ser baseado nos modelos anteriores e constar no final: Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/05n2/5n202Darido.pdf . Acesso em: 08 mai. 2016.

DARIDO, Suraya Cristina; GALVÃO, Zenaide; FERREIRA, Lilian Aparecida; FIORIN, Giovanna. Educação Física No Ensino Médio: Reflexões E Ações. Motriz. v.5, n.2, 1999, p.138-145. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8728 . Acesso em: 08 mai. 2019.

GARCIA, Fabiane Maia; YASUDA, Bruna Chizuka; BENE, Leonel Elias. Observações preliminares acerca das pesquisas em educação do Amazonas. Educação & Formação, Fortaleza, v.5, n. 5, p.36-53. 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1706. Acesso em: jun. 2020.

MACEDO, Roberta Lélis de; ANTUNES, Rita de Cássia Franco de Souza. Valoração da Educação Física: da produção acadêmica ao reconhecimento individual e social. Pensar a Prática, v.2, p. 65-83, Jun./Jun. 1998/1999. O material coletado na Internet deve ser baseado nos modelos anteriores e constar no final: Disponível em: https://revistas.ufg.emnuvens.com.br/fef/article/view/150/134 . Acesso em: 08 mai. 2019.

SILVA, Jéssica Luciana; JÚNIOR, Roosevelt Leão. Infraestrutura para educação física na rede escolar estadual de Goiatuba- GO: uma descrição sobre a realidade escolar. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11, n.20, p. 457-469, Jan. 2015. O material coletado na Internet deve ser baseado nos modelos anteriores e constar no final: Disponível em: http://www.conhecer.org.br/enciclop/2015a/infraestrutura.pdf . Acesso em: 08 mai. 2019.

SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Avaliação educacional ou política de resultados? Educação & Formação, Fortaleza, v.5, n.3, p. 1-24, set./dez. 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2951 Acesso em: mai. 2020.

Published

2019-12-27

How to Cite

MAIA, F. E. da S.; SANTIAGO, J. da S.; PEREIRA, J. M. S.; ESTÁCIO, V. da S.; LIMA, R. W. G. A reflection on the devaluation of the discipline of physical education in the brazilian school. Educational Practices, Memories and Oralities, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–12, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i3.3580. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3580. Acesso em: 21 nov. 2024.