A reflection on the devaluation of the discipline of physical education in the brazilian school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3580

Keywords:

Physical education, Devaluation, School

Abstract

This production aims to reflect on the possible devaluation of Physical Education in the Brazilian school, identifying the factors and / or subjects that contribute to this situation. For this, a literature review was carried out, focusing primarily on books, scientific articles, which presented important definitions and considerations regarding the theme. Physical education is a curricular component that is often misunderstood by some teachers, students and managers as an extracurricular subject, which does not influence one of the main objectives of the school today, which is the preparation of students for the realization of large-scale external evaluations and approval in entrance exams for the future insertion of students in the labor market.

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Author Biographies

Francisco Eraldo da Silva Maia, Universidade Norte do Paraná – UNOPAR

Especialista em Didática e Práticas do Ensino (UNIQ); Licenciado em Educação Física (IFCE); Tutor dos cursos de Educação Física da Unopar.

Joselita da Silva Santiago, Professora de Educação Física da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Turma da Mônica

Licenciada em Educação Física (IFCE); Professora de Educação Física da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Turma da Mônica

João Marcos Saturnino Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Ceará

Pós-graduando em Educação Física Escolar e Psicomotricidade pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduado em licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte. Estudou no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em Portugal, através do programa de bolsas IFCE Internacional. Membro do Grupo de Estudos em Comportamento Motor, Performance e Saúde (GECOMPS) do (IFCE). Atuou como bolsista do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID), no período de 2016 a 2017, e do Programa Residência Pedagógica (PRP), no período de 2018 a 2020, ambos pertencentes à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atua e pesquisa principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, com ênfase nas abordagens pedagógicas; Políticas Educacionais voltadas para a Educação Básica; Estágio supervisionado na formação de professores. 

Virgílio da Silva Estácio, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Ceará

Pós-graduando em Fisiologia do Exercício e Biomecânica na Faculdade Vidal de Limoeiro - FAVILI. Graduado em Licenciatura em Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, campus Limoeiro do Norte - IFCE - (conceito MEC 4). Possui curso técnico em Informática, pela EEEP. Professor Walquer Cavalcante Maia, concluído em 2012.

Ramon Wescley Girão Lima, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Ceará

Graduação em Licenciatura em Educação Física, graduado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE (2018). Professor da modalidade de Handebol na Secretaria de esporte e juventude de Morada Nova-CE (SEJUV).Professor das moadlidades de treinamento funcional, muay thai e jiu-jitsu, no Centro de Treinamento Red Belt, localizado em Morada Nova-CE. Linha de pesquisa voltada para educação e valorização do docente. 

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Published

2019-12-27

How to Cite

MAIA, F. E. da S.; SANTIAGO, J. da S.; PEREIRA, J. M. S.; ESTÁCIO, V. da S.; LIMA, R. W. G. A reflection on the devaluation of the discipline of physical education in the brazilian school. Educational Practices, Memories and Oralities, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–12, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i3.3580. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3580. Acesso em: 4 jul. 2024.