Relação entre cultura digital e prática docente: uma revisão das produções científicas
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14669Palabras clave:
Cultura Digital, Prática Pedagógica, Professor, Anos Iniciais, Base Nacional Comum CurricularResumen
Neste artigo, é apresentado um estudo de revisão da literatura sobre a relação entre a cultura digital e a prática docente. O conceito de cultura digital é fundamentado na teoria de Lévy. Adotou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa e análise bibliográfica, utilizando o Sistema Integrado de Biblioteca da Universidade do Vale do Itajaí [Univali] (SIBIUN) como campo de busca, por meio de combinações de descritores que permitiram a obtenção de resultados alinhados à temática, considerando um recorte temporal de 2018 a 2024. As análises evidenciam a necessidade de integrar práticas pedagógicas voltadas à cultura digital nos cursos de licenciatura e na formação continuada de professores(as) em atuação. Além disso, destaca-se a insegurança e o despreparo desses profissionais para abordar a temática em suas atividades, reforçando a importância de fomentar discussões e novas pesquisas sobre o tema nos espaços educacionais.
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