Relação entre cultura digital e prática docente: uma revisão das produções científicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14669

Palabras clave:

Cultura Digital, Prática Pedagógica, Professor, Anos Iniciais, Base Nacional Comum Curricular

Resumen

Neste artigo, é apresentado um estudo de revisão da literatura sobre a relação entre a cultura digital e a prática docente. O conceito de cultura digital é fundamentado na teoria de Lévy. Adotou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa e análise bibliográfica, utilizando o Sistema Integrado de Biblioteca da Universidade do Vale do Itajaí [Univali] (SIBIUN) como campo de busca, por meio de combinações de descritores que permitiram a obtenção de resultados alinhados à temática, considerando um recorte temporal de 2018 a 2024. As análises evidenciam a necessidade de integrar práticas pedagógicas voltadas à cultura digital nos cursos de licenciatura e na formação continuada de professores(as) em atuação. Além disso, destaca-se a insegurança e o despreparo desses profissionais para abordar a temática em suas atividades, reforçando a importância de fomentar discussões e novas pesquisas sobre o tema nos espaços educacionais.

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Biografía del autor/a

Adriana Gomes Alves, Universidade do Vale do Itajai - Univali

Doutora em Educação, Mestre em Engenharia e Bacharel em Ciência da Computação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Mestrado Profissional em Psicologia e do curso de Ciência da Computação da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.

Vânia Evalda José do Valle, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Licenciada em Pedagogia pela UNIVALI, Pós-Graduada Lato Sensu em Nível de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Citas

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Publicado

2025-04-02

Cómo citar

ALVES, A. G.; VALLE, V. E. J. do. Relação entre cultura digital e prática docente: uma revisão das produções científicas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e14669, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14669. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14669. Acesso em: 24 abr. 2025.