Projeto de vida, novo ensino médio e(m) discurso no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49148Palavras-chave:
Novo Ensino Médio, Projeto de Vida, Discurso, NeoliberalismoResumo
O artigo analisa posicionamentos discursivos sobre o projeto de vida no âmbito da Reforma do Novo Ensino Médio em postagens publicadas no Twitter. O aparato teórico que conduz o estudo repousa principalmente em Foucault (1995; 2009; 2010) acerca do discurso, do poder e da resistência. Sobre a metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. As análises sinalizam que os discursos das postagens examinadas fazem circular estratégias de resistência que se contrapõem ao efeito de consenso do discurso oficial sobre as reformas curriculares efetuadas no esteio do ensino médio, principalmente no que toca aos interesses neoliberais subjacentes à efetivação de tais reformas.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 05 fev. 2020.
CASTIEL, Luis David. Ensaios fora do tubo: a saúde e seus paradoxos. Rio de Janeiro: Editora da Fiocruz; São Paulo: Hucitec, 2021. DOI: https://doi.org/10.7476/9786557081556
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa, Teoria & Educação, [s. l.], v. 2, p. 177-229, 1990.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DEYFRUS, H. L.; RABINOW, Paul. Foucault: uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Trad. Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-250.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 19. ed. Ed. M. J. Marcionilo. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
QUADROS, Sérgio Feldemann de; KRAWCZYK, Nora. O ensino médio brasileiro ao gosto do empresariado. Políticas Educativas, Montevideo, v. 12, n. 2, p. 36-47, 2019.
RECUERO, Raquel. Introdução à análise de redes sociais. Salvador: EDUFBA, 2017.
STANDING, Guy. O precariado: a nova classe perigosa. Trad. Cristina Antunes. Autêntica: Belo Horizonte, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Francisco Vieira da Silva, Patrícia Diógenes de Melo Brunet, Thâmara Soares de Moura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.