Educação em Tempo Integral na perspectiva Profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.6190

Palavras-chave:

Tempo Integral, Profissional, Ensino Médio

Resumo

O propósito é compreender as discussões dos autores do estado da questão sobre a temática pesquisada. Metodologicamente, usou-se abordagem qualitativa. A pesquisa é do tipo Revisão de Literatura onde a pesquisa é do Estado da Questão - (EQ). As bases de dados usadas: SCIELO, BDTD e CAPES. As discussões apontaram que a educação ofertada para o ensino médio caminha em duas vertentes, uma para o ensino básico e outra para o ensino técnico. O ensino técnico alavancou no país a partir de 2014 com a implantação do PRONATEC. Isso confirma que o Ensino Médio é dual porque o aluno pode cursar o ensino médio, ou pode cursar concomitante o ensino médio e técnico. Assim, as categorias discutidas estão a serviço da clientela de jovens em formação que necessitam concluir estudos e prover-se de conhecimentos para o mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Cidinéia Maria Marques Tavares, Secretaria Municipal de Educação de Tartarugalzinho

Pedagoga graduada pela Universidade Federal do Amapá. Psicopedagoga pela UNIMETA. Funcionária do Governo do Estado do Amapá cargo de Pedagoga. Funcionária da Prefeitura Municipal de Tartarugalzinho-AP cargo professora. Membro do Sindicado dos Servidores Públicos em Educação Amapá/SINSEPEAP. Mestranda em Planejamento em Políticas Públicas/UECE.

Marlene de Souza da Cunha, Secretaria do Estado da Educação do Amapá

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Amapá – Unifap – Brasil, 2005. Mestranda em Planejamento e Políticas Públicas – UECE – CE. Professora do Ensino Fundamental da Secretaria do Estado da Educação – SEED - Amapá.

Maria Rosete Ferreira do Amaral, Secretaria do Estado da Educação do Amapá

Graduada em Pedagogia pela UFPA -1990 -Brasil. Especialista em Educação Professora Integrada a Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos-IFAP, Brasil, 2014. Mestranda na UECE-CE Brasil 2020-  em PPPP. Atua como Professora do Ensino Básico, na modalidade da Educação Profissional.

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

TAVARES, C. M. M.; CUNHA, M. de S. da .; AMARAL, M. R. F. do . Educação em Tempo Integral na perspectiva Profissional. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e316190, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.6190. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/6190. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Perspectivas e compromissos com a sustentabilidade: olhares diversos sobre o desenvolvimento rural sustentável