Estágio curricular obrigatório

vivências musicais na educação de crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3501

Palavras-chave:

Estágio, Crianças, Música

Resumo

O artigo relata o processo do estágio curricular obrigatório de aluna do curso de 2ª Licenciatura em Pedagogia, ocorrido em turma de 1º ano do Ensino Fundamental. O processo de estágio se constituiu de estudos, reflexões, observação participativa e execução de plano de aula. Como atividade letiva, a estagiária propôs um plano de aula com a temática música, e para tal foram necessários estudos e pesquisas sobre este ensino para crianças. Foram desenvolvidas seis atividades envolvendo percepção auditiva, reconhecimento de timbres, leitura, escrita, noções de seriação e numeração. A música traz consigo o caráter da ludicidade, da expressividade, e tornou-se uma aliada no processo de alfabetização da turma. As crianças se apresentam ávidas por descobertas, por vivências, constituindo um campo aberto e abrangente para o professo explorar. O estágio permitiu a aproximação com o contexto escolar, de forma a sustentar uma concepção mais sólida sobre a área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Dallazem, Universidade do Planalto Catarinense

Licenciada em Música, Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Publicidade e Propaganda. Especialista em Fundamentos Estéticos e Metodológico do Ensino de Arte, Especialista em Musicoterapia. Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense. Atualmente é professora da Uniplac, bem como Coordenadora de Desenvolvimento Profissional no Sest Senat, em Lages (SC). Atuou como coordenadora de Área do Projeto PIBID Música UNIPLAC/CAPES e como Coordenadora Pedagógica do Programa de Aprendizagem da Fundação Carlos Joffre do Amaral. Experiência em Projetos e Assessoria Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão em educação, educação musical, assessoria pedagógica e musicoterapia clínica. Atuou como Membro do Conselho Municipal de Educação de Lages (SC) e do Núcleo Intersetorial de Suporte ao Apoia (NISA) Lages (SC). 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

MOURA, Soringer Branco de. Cantigas de Roda, Porto Alegre, ed Magister, 1996.

SILVA, Haíla Ivanilda; GASPA, Mônica. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 99, n. 251, p. 205-221, jan./abr. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v99n251/2176-6681-rbeped-99-251-205.pdf Acesso em: 08 abr. 2020.

Publicado

2020-04-30

Como Citar

DALLAZEM, A. Estágio curricular obrigatório: vivências musicais na educação de crianças. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–10, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i1.3501. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3501. Acesso em: 29 mar. 2024.