Inovação curricular e multiletramentos na formação em letras: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14969

Palavras-chave:

Inovação, Inovação. Políticas Curriculares. Letras. Multiletramentos., Letras, Multiletramentos.

Resumo

Na sociedade contemporânea marcada pela revolução tecnológica, emergem novas formas de linguagem e organização do conhecimento impulsionadas pela multimodalidade e pela cultura digital em rede. Essa mudança se manifesta na reconfiguração e hibridização das linguagens, na miscigenação dos textos por vários signos e na construção de uma nova gramática textual resultando em múltiplas formas de produção de sentido e interação com o mundo. A política de currículo para a formação inicial do licenciado em Letras está intrinsecamente ligada a essas novas perspectivas de compreensão e uso da linguagem. Assim, esta revisão de literatura busca analisar a produção científica — incluindo teses, dissertações e artigos — relacionada aos temas inovação curricular, multiletramentos e formação em Letras, em suas interfaces, no período de 2004 a 2023. Os resultados destacam a necessidade urgente de aprofundar esse debate, considerando a importância de repensar as práticas de ensino por meio de uma abordagem multifacetada, multiletrada e multissemiótica na formação do professor de Letras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greice Mére Ceserino Botelho, Universidade do Vale do Itajaí

Mestranda em Educação pela Universidade do vale do Itajaí - UNIVALI, Pós-graduada em Docência para a Eduação Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC,2022), Pós-graduada em Fundamentos e Organização Currícular pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI, 2020), Licenciada em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI, 2019) e Bacharel em Propaganda e Marketing pela Universidade Paulista (UNIP, 2000). É idealizadora da empresa GARAMOND Marketing de Conteúdo. Atua como Analista de Decisão no Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade do Vale do Itajaí - UNIINOVA, e como Coordenadora de Design Educacional no IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina no Campus Itajaí. Atuou como professora de Língua Portuguesa para o EMITI - Programa de Educação Integral em Tempo Integral pela Secretária de Educação do Estado de Santa Catarina. Experiência com projetos de Inovação para a Educação, projetos de Extensão como PROLER - Univali e Práticas Formativas para a Escola e a Comunidade. Na Educação, tem experiência com práticas práticas de leitura, mediação de leitura, literatura brasileira, práticas inovadoras para o ensino de língua portuguesa e respectivas literaturas e suas tecnologias. Vivência nos programas PIBID Letras, PIBID Interdisciplinar, PROESDE Licenciaturas - Desenvolvimento Regional. Foi integrante da Comissão de Autoavaliação do Curso de Letras - ( CAC Letras UNIVALI, 2017-2018). Integrante do Colegiado do Curso de Letras, do Núcleo das Licenciaturas UNIVALI (2016 a 2018) e Suplente do Colegiado da Escola de Educação da Univali (2018).

Regina Célia Linhares Hostins, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Ciências da Educação pela UFSC, Pós-doutorado pelo Institute of Education, University of London, Inglaterra. Pesquisadora Produtividade - PQ-2 CNPq. Coordenadora do grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Educacionais e professora no PPGE UNIVALI. 

Referências

ALMEIDA, G. S. de; ALVES, P. T. de A.; VALENTE, N. P. de L.; SILVA, S. A. da; SILVEIRA JUCÁ, S. C. Contextos formativos nos cursos de ensino de ciências: mapeamento de teses de 2014 a 2022. Rev. Pemo, [S. l.], v. 5, p. e10577, 2023. DOI: 10.47149/pemo.v5.e10577. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10577 . Acesso em: 4 dez. 2024.

BERNARDO, Julio Cesar Oliveira. Leitura em dispositivos móveis digitais na formação inicial de professores. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, 2015. 139p. Disponível em: https://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/464 Acesso em 10 de out. 2023.

BDTD. Biblioteca digital brasileira de teses e dissertações. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 10 out. de 2023.

ECHALAR, J. D.; LIMA, D. DA C. B. P.; OLIVEIRA, J. F. DE. Plano Nacional de Educação (2014—2024) — O uso da inovação como subsídio estratégico para a Educação Superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 28, n. 109, p. 863—884, out. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/9jYLqw4pbrgzjLZDf7YYygB/abstract/?lang=pt Acesso em: 20 de out. 2023.

COSTA, M. A. M. Reflexos das políticas itinerantes nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de letras. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 14, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/RdYr79sh3pdYpV6hN4SfDzc/?lang=pt Acesso em: 13 de mar. 2023.

DORNELLES, Clara Zeni Camargo. A gente não quer ser tradicional, mas... como e que faz, dai?: a inovação curricular e o debate popularizado sobre língua portuguesa e ensino. 2008. 169p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/424358. Acesso em 13 mar. 2023.

DUBOC, A. P. M. Redesenhando currículos de língua inglesa em tempos globais. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 11, n. 3, p. 727—746, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/6Z4Zd885tGhvdSqh9VJN6nR/?lang=pt Acesso em: 02 de dez. 2024.

FARIA, A. L. DE.; PESSANHA, M. Cultura Didática: olhar teórico para compreender a (não) inovação no ensino. Educação & Realidade, v. 47, p. e117420, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/NYjRJ7Kx9GTnPmWvSZWpWHQ/ Acesso em: 15 de abr. 2023

FRITZEN, M. P. Reflexões sobre práticas de letramento em contexto escolar de língua minoritária. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 27, n. 1, p. 63—76, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/Lb7Gq6WnhxFJPGQJHmGGp3P/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 02 de dez. 2024.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Hodder Arnold, 2001.

MARINHO, Marildes. Currículos da escola brasileira: elementos para uma análise discursiva. Rev. Port. de Educação, Braga, v.20, n.1, p.163 -189, jan. 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/26496327_Curriculos_da_escola_brasileira_elementos_para_uma_analise_discursiva Acesso em: 02 de dez. 2024.

MESQUITA, Diana; FLORES, Maria-Assunção; LIMA, Rui M.. Desenvolvimento do currículo no ensino superior: desafios para a docência universitária. Rev. iberoam. educ. super, Ciudad de México , v. 9, n. 25, p. 42-61, 2018 . Disponível em:

https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-28722018000200042 Acesso em: 02 de dez. 2024.

MESSINA, G. Mudança e Inovação Educacional: notas para reflexão. Temas em Debate. Cadernos de Pesquisa, n. 114, nov. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/pvQTSjNjyR4nkqGjkLTv9DJ/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 24 de out. 2023.

NUNES, J. A. O discurso da (in)flexibilidade curricular em análise dialógica. Linguagem em (Dis)curso, v. 19, n. 1, p. 87—105, jan. 2019.

PEDROZA, F. René. La universidad 4.0 con currículo inteligente 1.0 en la cuarta revolución industrial. RIDE. Rev. Iberoam. Investig. Desarro. Educ, Guadalajara, v. 9, n. 17, p. 168-194, dic. 2018. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-74672018000200168 Acesso em: 02 de dez. 2024.

PEREIRA, E. M. A.; CARNEIRO, A. M.; GONÇALVES, M. L. Inovação e avaliação na cultura do ensino superior brasileiro: formação geral interdisciplinar. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 20, n. 3, p. 717—739, nov. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/ByGTpXRW5hK5NnNVT8NZ9zk/abstract/?lang=pt Acesso em : 02 de dez. 2024.

RAUPP, E. S.; PEREIRA, R. A. A prática de análise linguística nos cursos de licenciatura em letras: um olhar para a formação inicial. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 22, n. 4, p. 843—870, out. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/85WqnVd3FkPC7psC5rWjN8j/ Acesso em: 02 de dez. 2024.

SANTOS, Iane da Silva. A análise da BNCC de língua inglesa: multiletramentos. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Sergipe — São Cristovão, SE, 2020. 115p. Disponível em: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15177 Acesso em 02 de dez. 2024.

SILVA, Rosa Maria. Educação semipresencial no currículo de física: análise de uma proposta educacional na disciplina “Introdução à Ciência”. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós¬-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, 2016. 96p. Disponível em: https://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/972 Acesso em 02 de dez. 2024.

SILVA, W. R. et al. Como formadores e alunos da licenciatura em Letras compreendem a linguística aplicada? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 17, n. 1, p. 31—60, jan. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/VGjKytF7Ndt9xkDVggqSg6t/?lang=pt Acesso em 02 de dez. 2024.

THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of Multiliteracies: designing social futures. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. Nova York: Routledge, 2000.

UNESCO. Glossário de Terminologia Curricular. Tradução de Rita Brossard; revisão técnica de Guiomar Namo de Mello. Brasília: Unidade de Comunicação, Informação Pública e Publicações da Representação da UNESCO no Brasil, 2016. 115p. Tradução de: Glossary of curriculum terminology. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002230/223059por.pdf . Acesso em: 20 de out. 2023.

VERGNA, M. A. Concepções de letramento para o ensino da língua portuguesa em tempos de uso de artefatos digitais. Linguística e Tecnologia. Texto Livre, v. 14, n. 1, p. e24366, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tl/a/3bs8tXtFs6xvt9cVqzDVP3J/abstract/?lang=pt Acesso em: 10 de ago. 2024.

Publicado

30-05-2025

Como Citar

BOTELHO, G. M. C.; HOSTINS, R. C. L. Inovação curricular e multiletramentos na formação em letras: uma revisão de literatura . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e14969, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14969. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14969. Acesso em: 18 jun. 2025.