Inovação curricular e multiletramentos na formação em letras: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14969Palavras-chave:
Inovação, Inovação. Políticas Curriculares. Letras. Multiletramentos., Letras, Multiletramentos.Resumo
Na sociedade contemporânea marcada pela revolução tecnológica, emergem novas formas de linguagem e organização do conhecimento impulsionadas pela multimodalidade e pela cultura digital em rede. Essa mudança se manifesta na reconfiguração e hibridização das linguagens, na miscigenação dos textos por vários signos e na construção de uma nova gramática textual resultando em múltiplas formas de produção de sentido e interação com o mundo. A política de currículo para a formação inicial do licenciado em Letras está intrinsecamente ligada a essas novas perspectivas de compreensão e uso da linguagem. Assim, esta revisão de literatura busca analisar a produção científica — incluindo teses, dissertações e artigos — relacionada aos temas inovação curricular, multiletramentos e formação em Letras, em suas interfaces, no período de 2004 a 2023. Os resultados destacam a necessidade urgente de aprofundar esse debate, considerando a importância de repensar as práticas de ensino por meio de uma abordagem multifacetada, multiletrada e multissemiótica na formação do professor de Letras.
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