Plano decenal de educação: formação do magistério, qualidade e gestão
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e14262Palavras-chave:
Teoria da Qualidade Total, Gestão, Gerencialismo, Formação DocenteResumo
O objetivo deste trabalho é analisar as relações entre os acordos internacionais e o Plano Decenal de Educação, publicado no Brasil em 1993, no que se refere a forma como os documentos abordam a relação entre formação docente, qualidade e gestão. A metodologia aplicada foi a análise documental, tendo como principais fontes a Declaração Mundial de Educação para Todos e o Plano Decenal de Educação para Todos. A pesquisa conclui que o plano educacional do governo brasileiro se alinhava às tendências internacionais, focando na capacitação em serviço de professores e na implementação de estratégias de gerenciamento de resultados, com participação limitada dos funcionários para atingir metas padronizadas estabelecidas pela administração pública.
Downloads
Referências
BARÃO, G. de. O. D. Conferência Mundial de Educação para Todos - um novo consenso para a universalização da Educação Básica. 253 f. Dissertação. Mestrado em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.
BRASIL. Plano decenal de educação para todos. Brasília: MEC, 1993. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001523.pdf Acesso em 02 out. 2023.
CARVALHO, J M G V G V de. O Modelo Pedagógico Das Competências: gênese e apropriação na reforma da década de 1990'. 119 f. Dissertação. Mestrado em Ciências Sociais na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2014.
CORAGGIO, J. L. Propostas do Banco Mundial para a educação: sentido oculto ou problemas de concepção? In TOMMASI, L. de; WARDE, M. J; HADDAS, S. (orgs.) O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez Editora, 1996.
NETO, A C. A Construção histórica do paradigma da qualidade total para o campo educacional. Contexto e Educação - editora Unijaí - ano 16 - nº 62 - abr./jun. 2001 - p.7-30.
RABELO, J., SEGUNDO, M. das D. M., & JIMENEZ, S. (2009). EDUCAÇÃO PARA TODOS E REPRODUÇÃO DO CAPITAL. Revista Trabalho Necessário, 7(9). Disponível em: https://doi.org/10.22409/tn.7i9.p6097 Acesso em 10 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.22409/tn.7i9.p6097
SAVIANI. D. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Autores Associados: Campinas, 2013.
SHIROMA, E. O. Política educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
TORRES, R. M. Melhorar a qualidade da educação básica? As estratégias do Banco Mundial. In.: TOMMASI, L. de; WARDE, M. J; HADDAS, S. (orgs.) O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: CORTEZ EDITORA, 1996
UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem, Jomtien, Tailândia: UNESCO, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thiago David da Silva, Leandro Sartori, Gilcilene de Oliveira Damasceno Bar (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.