Integração curricular da extensão no ensino superior: dinâmica pedagógica curricularizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e10784

Palavras-chave:

Currículo, Educação, Extensão, Ensino Superior, Pedagógica

Resumo

O Princípio da Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, expresso na Constituição Federal, é uma diretriz para o funcionamento das Instituições de Ensino Superior (IES). Entretanto, a Extensão ainda precisa avançar administrativa e academicamente nas instituições de educação, seja por dificuldades na conquista de espaço em suas estruturas administrativas ou pelo lugar frágil que encontram nas diversas trajetórias acadêmicas. No contexto desse debate acerca da necessidade de valorização da Extensão nas IES, bem como da necessária conexão das Instituições com a sociedade, foi previsto no Plano Nacional de Educação (PNE) a obrigatoriedade da integração de ações extensionistas no currículo dos cursos de graduação. Posto isto, este estudo pretende apresentar uma dinâmica pedagógica da curricularização da extensão no ensino superior que possibilite desenvolver a interatividade, a conectividade, a interdependência existente entre todos os fenômenos da cultura, sendo compreendido e apresentado como diálogo permanente com o mundo do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisa Daniella Oliveira Garcia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Servidora técnica administrativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Especialização em Gestão da Qualidade pela Faculdade Grande Fortaleza. Atualmente cursa o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN.

Sonia Cristina Ferreira Maia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora Titular do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN. Professora do Centro Universitário do Rio Grande do Norte – UNI/RN. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e Pós Doutora em Ciências da Educação – UMinho/Braga/Portugal.

Referências

ARAUJO, Edilene Rodrigues.; JUCÁ, Silveira; DA SILVA, Sandro Cesar, ALMEIDA, Solonildo. Extensão na Educação Profissional: caracterização das ações de um Instituto Federal de Educação. Research, Society and Development, v. 8, n. 10, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=560662201017. Acesso em: 23 jun. 2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15 maio 2022.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em 13 maio 2022;

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em 13 maio 2022.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 de dezembro de 2008, Seção 1.

BRASIL. Resolução CNE/CES nº 1, de 29 de dezembro de 2020. Dispõe sobre prazo de implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) durante a calamidade pública provocada pela pandemia da COVID-19. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/ces-n-1-de-29-de-dezembro-de-2020-296893578. Acesso em 13 maio 2022.

BRASIL. Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na meta 12.7 da Lei nº. 13.005/2014 que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808. Acesso em: 13 maio 2022.

CONIF. Diretrizes para a Curricularização da Extensão na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 2020.

CUNICO, Letícia.; SPESSATTO, Marizete Bortolanza. A curricularização da extensão: análise de uma experiência no curso superior de tecnologia em Design de Moda. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, [s.l.], v. 9, n. 19, p. 282-300, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14671 . Acesso em 17/06/2022.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. 93 p.

GADOTTI, Moacir. Extensão Universitária: Para quê?. Instituto Paulo Freire, 2017. Disponível em: https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf. Acesso em: 13 maio 2022.

GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 1229-1256, set, 2015.

OLIVEIRA, Carla Viviane Novais Cabral; TOSTA, Marielce de Cássia Ribeiro; FREITAS, Rodrigo Randow de. Curricularização da extensão universitária: uma análise bibliométrica. Brazilian journal of production engineering, [s.l.], v. 6, n. 2, p. 114–127, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/30835. Acesso em: 17 maio 2022.

PAULA, João Antônio de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces - Revista de Extensão, Belo Horizonte,v. 1, n. 1, p. 05-23, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18930. Acesso em: 23 jun. 2022.

RIBEIRO, Mayra Rodrigues Fernandes; MENDES, Fabiano Francisco de Freitas; SILVA, Etevaldo Almeida Curricularização da extensão em prol de uma universidade socialmente referenciada. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 14, n. 3, p. 334-342, 2018.

SILVA, Katia Curado; KOCHHANN, Andréa. Tessituras entre concepções, curricularização e avaliação da extensão universitária na formação do estudante. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 25, n. 3, p. 703-725, 30 ago. 2018.

Publicado

2024-05-15

Como Citar

GARCIA, M. D. O.; MAIA, S. C. F. Integração curricular da extensão no ensino superior: dinâmica pedagógica curricularizada. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e10784, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e10784. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/10784. Acesso em: 21 nov. 2024.