Letramentos a distância na (e na pós) pandemia
DOI :
https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-3603Mots-clés :
Letramento a distância, Ensino remoto, Educação Básica, PandemiaRésumé
Neste ensaio, discuto a questão dos letramentos no contexto atual de pandemia de Covid-19, a fim de repensar a educação, em particular a educação básica, através de uma reflexão que envolve revisitar o passado, analisar criticamente o presente para, então, imaginar o futuro. Faço um exercício crítico dialético, em que as ideias se desenvolvem a partir de teses, antíteses e sínteses, de uma forma ambivalente, procurando ver tensões, contradições e diálogos comuns, sem endeusar ou demonizar possibilidades. Concluo que é preciso estabelecer diretrizes aos professores que sejam factíveis e flexíveis, sobretudo em relação à infraestrutura tecnológica mínima e às condições de trabalho dos docentes, respeitando a realidade de cada contexto e as propostas pedagógicas de cada escola. Neste momento, é fundamental também que as escolas e os professores considerem a diversidade de estudantes atendidos, buscando verificar que recursos os alunos efetivamente têm para propiciar oportunidades de aprendizagem a todos.
Téléchargements
Références
BOYM, Svetlana. The Future of Nostalgia. New York: Basic Books, 2001.
CERVETTI, Gina, PARDALES, Michael J.; DAMICO, James S. A tale of differences: comparing the traditions, perspectives and educational goals of critical reading and critical literacy. Reading Online, v. 4, n. 9, Apr. 2001.
FREIRE, Paulo Reglus Neves. Education as the practice of freedom. Tradução de M. B. Ramos. In: Education for critical consciousness. New York: The Continuum Publishing, 1982. p. 1-84.
______. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
GEE, James Paul. Social linguistics and literacies: ideology in discourses. 2. ed. London: Taylor & Francis, 1996.
KNOBEL, Michelle; LANKSHEAR, Collin. A new literacies sampler. New York: Peter Lang, 2007.
LUKE, Allan. Foreword [Prefácio]. In: McLAUGHLIN, Maureen; DEVOOGD, Glenn. Critical literacy: enhancing students’ comprehension of text. New York: Scholastic, 2004.
PINHEIRO, Petrilson. Pesquisa em contextos de ensino e aprendizagem por meio do uso da internet: uma ecologia de saberes, Educação e Pesquisa (Online),Vol. 44, pp.69-84, 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Petrilson Pinheiro 2020
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).