Linguagem e práticas sociais
compreensões-chave sobre a noção de português como língua de acolhimento (PLAc)
DOI:
https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15193Palavras-chave:
português como língua de acolhimento (plac), migração, migranteResumo
A complexidade do fenômeno migratório na chamada “era das migrações” (CASTLES; HAAS; MILLER, 2014) suscita estudos em campos de pesquisa como sociologia, direito, geografia, antropologia, para citar apenas alguns exemplos. Na esteira dessas investigações, na Linguística Aplicada (LA), a noção de Língua de Acolhimento para imigrantes e refugiados vem pemitindo e provocando um olhar indisciplinar (MOITA LOPES, 2006) sobre a linguagem na constituição do tecido social, desde 2013, quando passou a ser usada no Brasil. Considerando a relevância do assunto, o objetivo deste ensaio é apresentar um panorama das noções, conceitos e ideias que atravessam [ou podem atravessar] o ensino de língua portuguesa em contexto de migração forçada no Brasil, em especial o ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc). Nossa intenção aqui, no entanto, não é traçar um quadro exaustivo de todas as questões entrelaçadas no ensino de PLAc, mas é, em uma visão enunciativa e dialógica da linguagem, trazer parte delas à reflexão e, ao mesmo tempo, apresentar ao outro (BAKHTIN, 2010), leitor deste texto, uma paisagem sobre temática.
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