A literatura nas aulas de Língua Portuguesa

análise de uma proposta para a formação do leitor literário no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v17i1.13769

Palavras-chave:

letramento, letramento literário, escolarização da literatura

Resumo

O espaço destinado ao ensino da literatura é assegurado nos documentos oficiais norteadores, dentre eles o Documento Curricular Referencial do Ceará, DCRC (2019). Esse espaço, porém, não garante um ensino adequado para a formação do leitor literário no contexto escolar. O presente trabalho apresenta um recorte da dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará – POSLA/UECE – em que nos propusemos a analisar como atividades de leitura literária do gênero textual diário (inspiradas na sequência básica de Cosson) poderiam contribuir no processo de letramento literário e para a inserção em uma comunidade de leitores de alunos de 8° ano de uma escola pública do município de Fortaleza. Acerca da fundamentação teórica, refletimos sobre o conceito do letramento ideológico proposto por Street (2014) e do letramento literário de Cosson (2019, 2020a; 2020b) e suas implicações para o ensino da leitura literária no contexto escolar. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos adotados em nosso trabalho, classificamos nossa pesquisa como inspirada na pesquisa-ação. Com a sistematização das atividades de leitura literária propostas na pesquisa, possibilitou-se o fortalecimento do letramento literário do grupo, resultando, assim, em uma comunidade de leitores mais engajada nas interações de leitura em grupo dentro e fora da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayne Kelly Rodrigues Soares Almeida, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (2004). Especialização em Linguística e ensino do Português pela mesma universidade. Mestra em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Ceará (POSLA/UECE) com pesquisa concluída em março de 2024. Integrante do Grupo de Pesquisa Literatura: estudo, ensino e (re)leitura do mundo - GPLEER com pesquisas desenvolvidas na formação do leitor literário no contexto escolar. Professora pertencente ao quadro efetivo dos professores da rede pública municipal de Fortaleza - Ceará com diversas pesquisas e projetos desenvolvidos na rede municipal. Professora-formadora de professores. Integrante de programas de intercâmbio na Universidade de Santiago de Compostela em 2019 e Universidade de Salamanca em 2024.

Cleudene de Oliveira Aragão, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Fez sua graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1994) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1998). Doutora em Filología Hispánica pela Universitat de Barcelona, onde defendeu em 2006 sua tese sobre Ensino da Literatura na Universidade. É professora de língua e literatura espanholas no Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará, atuando em projetos sobre Letramento Literário. Líder do Grupo de Pesquisa Literatura: Estudo, Ensino e (Re) leitura do mundo (GPLEER). Membro da Câmara de Arte e Cultura da UECE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas (espanhol e literatura), atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, ensino da literatura, formação de leitores, fomento à leitura, ensino de língua espanhola, uso do texto literário no ensino de línguas e letramento literário. Realizou Estágio Pós-doutoral na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, junto ao Grupo de Pesquisa do Letramento Literário -GPELL/ do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE (UFMG). Atualmente é Diretora da Editora da UECE - EdUECE e é diretora de Projetos da Associação Brasileira de Editoras Universitárias - ABEU e Coordenadora da Comissão de Comunicação da EULAC.

Referências

CEARÁ. Secretaria do Estado do Ceará. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2019.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2020a.

COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020b.

CRESWELL, Jonh W. Research design: qualitative, quantitative and mixed methods appoaches. 3 ed. California: Sage, 2009.

FRANK, Anne. O diário de Anne Frank. 6 ed. Jandira, SP: Principis, 2019.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 1 ed. São Paulo: Ática, 2020.

KINNEY, Jeff. Diário de um banana. Tradução Antônio de Macedo Soares. 2 ed. São Paulo: Vergara & Riba Editoras, 2012.

KLEIMAN, Ângela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. DOI https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.242. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242#:~:text=Este%20trabalho%20discute%20a%20relev%C3%A2ncia%20do. Acesso em: 02 jan. 2024.

LISBOA, Márcia Ferreira. O diário de leitura no ensino fundamental: um incentivo ao letramento literário. 2016. 129 f. Dissertação. (Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Universidade Federal da Paraíba -UFPB, 2016. Disponível em: https://www.academia.edu/91390942/O_Di%C3%A1rio_de_Leituras_no_Ensino_Fundamental_um_incentivo_ao_Letramento_Liter%C3%A1rio. Acesso em: 15 abril 2025.

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes (org.). A função da literatura na escola: resistência, mediação e formação leitora. São Paulo: Parábola, 2021.

NOVAIS, Carlos Augusto. Mediação da leitura na perspectiva do letramento literário. In: BELMIRO, Célia Abicail; MARTINS, Aracy Alves. Mediações de leitura literária. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2023. p. 47-68.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; ROSING, Tânia M. K. (orgs). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global Editora, 2009. p. 61-79.

REZENDE, Neide Luzia de. O ensino de literatura e a leitura literária. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita. (orgs). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013. p. 99-112.

SILVA, Flávia Lins e. Diário de Pilar em Machu Picchu. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Pequena Zahar, 2022.

STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.

VERSIANI, Daniela B.; YUNES, Eliana; & CARVALHO, Gilda. Manual de reflexões sobre boas práticas de leitura. São Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: Cátedra Unesco de Leitura PUC-RIO, 2012.

Downloads

Publicado

2025-09-30

Como Citar

ALMEIDA, D. K. R. S.; ARAGÃO, C. de O. A literatura nas aulas de Língua Portuguesa: análise de uma proposta para a formação do leitor literário no contexto escolar. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 17, n. 1, p. 4–20, 2025. DOI: 10.46230/lef.v17i1.13769. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/13769. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos