A pedagogia dos multiletramentos 25 anos depois

Algumas (re)considerações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5555

Palavras-chave:

Pedagogia dos multiletramentos, Designs contingenciais, Redes sociais

Resumo

O objetivo deste breve ensaio é fazer uma releitura de uma resenha crítica que escrevi sobre o manifesto “A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures”, de autoria de um grupo de pesquisadores provenientes da Austrália, da Inglaterra e dos Estados Unidos conhecido como The New London Group, que completa 25 anos em 2021. Ao realizar uma leitura mais atualizada, procuro discutir, em particular, a ideia de designs contingenciais, termo que cunhei em 2016 com base no manifesto, com o fito de situá-lo à luz de dois eventos de letramentos interligados que foram bastante marcantes no cenário político brasileiro em 2018, amplamente divulgados por redes sociais: a greve dos caminhoneiros e as eleições presidenciais.

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Referências

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Publicado

2021-06-25

Como Citar

PINHEIRO, P. A pedagogia dos multiletramentos 25 anos depois: Algumas (re)considerações. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 11–19, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-5555. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5555. Acesso em: 25 dez. 2024.