A pedagogia dos multiletramentos 25 anos depois
Algumas (re)considerações
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5555Palavras-chave:
Pedagogia dos multiletramentos, Designs contingenciais, Redes sociaisResumo
O objetivo deste breve ensaio é fazer uma releitura de uma resenha crítica que escrevi sobre o manifesto “A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures”, de autoria de um grupo de pesquisadores provenientes da Austrália, da Inglaterra e dos Estados Unidos conhecido como The New London Group, que completa 25 anos em 2021. Ao realizar uma leitura mais atualizada, procuro discutir, em particular, a ideia de designs contingenciais, termo que cunhei em 2016 com base no manifesto, com o fito de situá-lo à luz de dois eventos de letramentos interligados que foram bastante marcantes no cenário político brasileiro em 2018, amplamente divulgados por redes sociais: a greve dos caminhoneiros e as eleições presidenciais.
Downloads
Referências
COPE, B.; KALANTZIS, M. Designs for social futures. In B. COPE. B.; KALANTZIS, M. (Eds.). Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, p. 203-234, 2000.
COPE, B.; KALANTZIS, M. “Multiliteracies”: New Literacies, New Learning,
Pedagogies: An International Journal, v. 4, n. 3, p. 164-195, 2009.
HISSA, D. L. A; SOUSA, N. O. A Pedagogia dos Multiletramentos e a BNCC de Língua Portuguesa: diálogos entre textos. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 14, n. 29, p. 565-583, 2020.
KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. 1ª ed., Campinas, Editora Unicamp, 2020. 406 p.
PINHEIRO, P. A. Sobre o Manifesto “a Pedagogy of multiliteracies: designing social futures” – 20 anos depois. Trabalhos de Linguística Aplicada, Campinas, n 55, v. 2: 525-530, mai./ago. 2016.
PINHEIRO, P. A. Web 2.0 e saber-fluxo: novas questões de letramento digital. Revista do Instituto de Língua Portuguesa, n. 37-38, p. 193-214, 2010.
THE NEW LONDON GROUP. Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Petrilson Pinheiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).